Resenhas

Resenha: Cidade dos Ossos, Cassandra Clare

Livro: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais- livro 1.
Nome Original: City Of Bones- The Mortal Instruments.
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera
ISBN: 9788501087140
Páginas:  462
Avaliação: 3/5
Onde Comprar: Compare Preços
Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
Estou até agora, encontrando palavras para começar escrever algo sobre este livro. Primeiro, tudo o que for dito aqui, é meu ponto de vista sobre o enredo. Segundo, todas às análises, procurei  ser mais crítico. Espero que os fãs não crucifiquem essa resenha.

Cidade dos Ossos, é narrado em terceira pessoa, primeiro fato positivo que encontrei por ser um livro de fantasia, e os detalhes são essênciais para o seguimento da história. Porém, mesmo sendo em terceira pessoa, o enredo é concentrado na parsonagem central, a Clary.

O livro é completamente cheio de ação, lutas, não sendo parado. Um fator negativo foi o início do enredo, ser meio cansativo, apresentando muita enrolação. Até a segunda parte, não evoluía na leitura. Por apresentar muitos detalhes, nós que estamos acostumados, em leituras que não envolve um excesso de seres sobrenaturais, podemos nos perder. A protagonista no início parece forçar com os acontecimentos, tornando a leitura cansativa. Resolvi continuar, visto que muitos elogiavam o livro. Fui surpreendido mesmo com os acontecimentos, a evolução que a autora joga nos personagens é muito visível ao decorrer.

O livro conta a história de Clary Fray, uma garota de 15 anos, que topa com um desconhecido chamado – Jace – em uma boate conhecida como Pandêmonio. Acompanhada de seu amigo Simon,  se não fosse um menino de cabelos azuis te-lâ despertado interesse, os acontecimentos poderiam ter acontecido diferente, como nada é perfeito, o rapaz estava sendo seguido por outros dois, e Clary percebe que eles têm uma faca! Sem pensar duas vezes ela corre até o local para impedir que um mal aconteça. Para o seu espanto, Clary presencia a morte do garoto, por uma garota e dois rapazes. O corpo desaparece. Então ela percebe, que não  poderia chamar a polícia, pois ali, não existia corpo. O mais inusitado, era algo que só ela poderia ver.

No meio da confusão, que Clary conhece: Jace, Alec e Isabelle, descobrindo que eles são Caçadores de Sombras ou Nephilins (filhos de humanos com anjos), e que o menino de cabelo azul era um demônio. Retornando em casa assustada, Clary descobre que sua mãe quer fazer uma viajem às pressas, em férias não planejadas. Revoltada, ela sai de casa, batendo a porta, para se encontrar com seu amigo Simon. Nesse meio tempo, a mãe de Clary – Jocelyn- desaparece, sem deixar rastros, e sua casa invadida por um Raven, uma espécie de demônio perigoso. Sua vida vira de cabeça para baixo, desse ponto Clary questiona que ali tem algo muito errado, acontecendo em sua volta, precisando da ajuda de Jace para descobrir onde está sua mãe.

“_ Não estou me lamentando. É uma forma de… solidariedade. De dizer que sinto muito pela sua infelicidade.
_ Não estou infeliz – ele disse – Só pessoas sem propósito são infelizes. Eu tenho um propósito.” pág.173

Clary descobre no andar dos fatos, que é uma Caçadora de Sombras, seu passado escondido por sua mãe para lhe proteger. Ela terá de contar com feiticeiros, lobisomens, passar por experiências de quase morte, lutar com demônios, se apaixonar, se assustar, fica chocada, até ir em uma cidade desconhecida para descobrir verdades estará sujeita, como a Cidade dos Ossos, ou melhor, Cidade do Silêncio. E uma das formas de encontrar sua mãe, é não permitindo que Valentim, um Caçador de Sombras traidor, banido pela Clave, que esconde um grande segredo, descubra onde Jocelyn escondeu o Cálice Mortal que transformaria humanos em Caçadores de Sombras – que estão quase “extintos”, um dos instrumentos mortais.

Engraçado, romântico, assustador e envolvente, lugares e parsonagens fantásticos, enredo muito bem estruturado, Cidade dos Ossos, deixa um final surpreendente! Mesmo você ficando perdido no início, aconselho como eu fiz, continuar lendo. Fazendo, começar a ler o segundo- Cidade das Cinzas- que vocês acompanharão por aqui em breve. Um livro que te faz interagir com os personagens, deixando aquela pergunta: “- Mas já acabou?“

– Você está testando a teoria de Alec de que algumas motos funcionam embaixo da água?
– Não. – Ele nivelou a moto cuidadosamente enquanto se erguiam da superfície do rio. 
– Acho que isso é só história.
– Mas Jace – ela argumentou – Todas as histórias são verdadeiras.” pág. 459                                               

A série, Os Instrumentos Mortais:

1- Cidade dos Ossos (2010);
2- Cidade das Cinzas (2011);
3- Cidade de Vidro (Outubro/2011);
4- City of Fallen Angels (disponível em inglês);
5- City of Lost Souls (lançamento em inglês 2012);
6- City of Heavenly Fire (lançamento em inglês 2013).

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

27 thoughts on “Resenha: Cidade dos Ossos, Cassandra Clare

  • Achei que faltou a Clare personalidade. Ela aceita as coisas muito fácil. E também achei que as batalhas são descritas muito rápidas e não dá pra entender muito bem o que está se passando. Fora isso o livro é legal e quero muito ler o segundo.

    Resposta
  • Ewertosco.

    Ótima resenha mano. Sério \õ/
    Eu quero mt mt ler esse livro, só não se vou me agradar tanto haha
    Importante resenha, esclareceu algumas dúvidas minhas em relação aos personagens 😉
    Ficou a dica. hehehe
    O Blog tá lindo ;D
    Sucesso sempre, abração .

    Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    Resposta
  • Oi Philip
    Só 3 estrelinhas sério?? eu estava esperando muito desta série, depois da sua resenha acho que não irei com tanta sede ao pote para ler…rs
    Bjos
    Jack

    Resposta
  • Eu estou lendo essa resenha aos montes hahaha
    E estou curiosa, uns falam que gostaram outros que não, comofaz?
    Gostei da resenha Phil, quero ver qual foi a sua opinião sobre os outros pois dizem que a série melhora ao passar dos livros *–*
    Beijinhos!

    Resposta
  • Aaaah, pelo menos uma pessoa que me entende!
    Eu achei parado no início e com informações demais. Também achei que me lembrou muito Supernatural (risos).
    Todo mundo falava tão bem sobre Cidade dos Ossos pra mim, que acabei criando expectativas muito altas e acabei me decepcionando muito com o livro.
    Beijão

    Resposta
  • Batalha Literária

    Oi!!!
    Eu já li este livro, estou para começar o terceiro da série e estou gostando muito.
    Concordo com você quanto ao excesso de seres sobrenaturais, fica muita coisa ao mesmo tempo, mas depois que me acostumei ficou tudo uma maravilha rs

    Beijos
    Lis – Batalha Literária

    Resposta
  • Concordo, e não tinha um livro ser extenso, a história ficou meio forçada, enrolação pelo menos no inicio. Até o final começar os finalmente. Acredito como todos os livros de continuação para dar entrada ao segundo volume. Ela peca, no excesso de personagens sobrenaturais em uma mesma saga deixando os leitores confusos, vamos ver os livros seguintes.

    ótima opinião.

    Resposta
  • Obrigado pelo elogio fazemos o melhor para os leitores, ainda temos que melhorar muito. Aos poucos vamos tentando ainda ser melhores. Com a ajuda de vocês, nossa família ENF….

    Obrigado.

    Resposta
  • Hehehe, você viu, vamos ver se a história se movimenta nos livros seguintes…. Jac, não deixe de ler, de forma nenhuma até porque existe outras resenhas em diversos blogs que diferem de cada visão. Insista, leia e depois me conte o que achou. Deixei o recado no final. Leia…

    bjos

    Resposta
  • Kate, tem muita resenha mesmo. O ENF que demorou pela lista de livros, mas estamos acelerando visto que muitas preparações para esse ano.
    Obrigado Kate, vamos mesmo avaliar os outros livros para termos uma definição melhor e debater com os outros leitores. Mas aconselho todos a lerem. Não é a toa que ela virou best seller a autora.

    bjos

    Resposta
  • Babi, muito massa sua visão ter sido a mesma.
    Eu tinha o livro no lançamento da Record, porém pela lista fui passando pela frente, até mesmo porque vi muitas resenhas nos muros por assim dizer. Mas como você disse e aconselhamos para continuar lendo. Estou lendo o Cidade das Cinzas, vamos ver avaliação no seguinte.

    bjos e obrigado sempre. ^^

    Resposta
  • Babi, muito massa sua visão ter sido a mesma.
    Eu tinha o livro no lançamento da Record, porém pela lista fui passando pela frente, até mesmo porque vi muitas resenhas nos muros por assim dizer. Mas como você disse e aconselhamos para continuar lendo. Estou lendo o Cidade das Cinzas, vamos ver avaliação no seguinte.

    bjos e obrigado sempre. ^^

    Resposta
  • Valeu Caique aconselho todo mundo ler…..

    Ele está com promoção, acesse o Compare Preços no topo da resenha….

    abraços

    Resposta
  • Iniciei o segundo, vamos ver se melhor a movimentação. A série é otima, só alguns acontecimentos como descritos deixama desejar. Como você disse o excesso. Quero ver o desenrolar….

    bjos Lis….

    Resposta
  • Parabéns pela resenha Philip! Muito em breve pretendo ler Os Instrumentos Mortais. Abraços!

    Resposta
  • Excelente resenha!
    Concordo com tudo o que disse. A escritora força a barra em alguns momentos, mas não podemos negar que, ao longo da leitura, a narrativa amadurece, embora ainda não esteja no ponto, ao fim do livro. Mas tô torcendo pra ela chegar lá xD
    Também acho Cassandra Clare muito criativa na hora de criar personagens e lugares, tomara que Cidade das Cinzas seja ainda melhor xD

    @InspiradosOBDGI @Pedro_Almada http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    Resposta
  • Só vejo resenhas boas sobre o livro, e é bom ver algo diferente, que não fale apenas bem do livro. Mas quero muito ler esse livro, porque eu gosto muito de fantástico e está difícil de achar livros que me marquem nos últimos tempos, talvez porque eu não tenha lido os certos, mas esse parece ser perfeito, e é algo diferente do que estou acostumada, o que é um ponto extremamente bom.

    Resposta
  • Lorrine Leite

    Todo mundo fala tão bem dessa série!
    E já que vc disse que vale a pena, to querendo mais ler mais ainda. ^^

    Resposta
  • Ad opinooes divergem mesmo, mas é otimo o livro, meio confiso, mas pegamos em pouco tempo…..

    Resposta
  • barbara

    suas resenha ssempre estão otimas adorei

    Resposta
  • Layse Hana

    Amo os livros da Cassie Clare já li todos que foram lançados ate agora infelizmente o próximo livro da serie só sairá em 2014…
    Mais acho que esse é muito bom mesmo…Adoro todos os personagens acho o livro incrível e a capa é linda!

    Resposta
  • Taciana Oliveira

    Ainda não li o livro já vi resenhas, e me interessei na historia, já fi criticas boas e ruins sobre o livro mais quero ler e ver o filme mesmo assim ..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.