Resenhas

Resenha: Footloose, por Rudy Josephs

Livro: Footloose

Autor(a): Rudy Josephs
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Ano: 2011
Nota: 3/5
ISBN: 9788501096708

Onde comprar: Compare Preços

Quando Ren, saído de Boston, se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, enfrenta um intenso choque cultural. Em Bomont, a diversão é proibida: nada de ficar fora de casa até tarde; festas, sem chance; o rock é banido e simplesmente esqueça sair para dançar. Agora ele está engajado em uma causa simples: fazer com que todos possam se divertir!
Daqueles que não desistem com facilidade, Ren desafia a ordem local enquanto luta para chamar a atenção de Ariel, a bela e atraente filha do reverendo Shaw.
Bomont, tornou-se uma cidade triste. Depois de um acidente de carro que matou alguns adolescentes, ficando proibido qualquer ato de diversão. Qualquer encontro, reunião com mais de três pessoas passou a ser terminantemente proibido e ilegal nessa pequena cidade. Nada de festas, músicas, danças, e para piorar, o toque de recolher é obrigatório para todos os adolescentes. 

É nessa cidade do interior, pacata, sem vida, por assim dizer, que Ren vai parar após a morte de sua mãe. Sair de Boston, para morar com seus tios, já era ruim, agora aguentar regras de uma cidade esquisita e sem vida, mostra uma tarefa difícil! Como não era acostumado, o nosso personagem, promete com seu jeito rebelde transformar essas limitações em grandes mudanças para os moradores de Bomont, ou melhor, os adolescentes que ali vivem. 

Ren esperava que algumas cabeças se virassem assim que se aproximasse da escola, porque era o aluno novo e tudo mais. Mas a forma como cada aluno no estacionamento olhou para ele, como se tivesse acabado de descer da nave-mãe, foi um pouco mais de atenção do que Ren tinha previsto. Ninguém olhava daquele jeito para ele quando chegava de carro na antiga escola com o rádio no último volume; normalmente as pessoas apenas sintonizavam a estação que ele estava escutando e cantavam junto.
No meio tempo, que Ren tenta adaptar-se a nova realidade, acaba conhecendo Ariel, uma menina, ousada, revoltada, rebelde, linda, porém filha do reverendo, a garota faz de tudo, mexendo com a cabeça do garoto, no qual tenta ser discreto.
Footloose, se resume mais ou menos nisto; Ren tentando quebrar as regras da cidade enquanto tenta chamar a atenção de Ariel. Fator esse complicado no início, uma vez que o reverendo, seu pai, é o responsável pela lei de proibição da dança, música dentro da cidade, no qual Ren terá de lutar, sem perder às chances de conquistar Ariel.

A Galera Record, sempre proporciona uma arte fantástica, como a capa do livro. Suas cores, de cara deixa o leitor com vontade de devorar aquelas páginas, e na mesma sintonia aquela vontade de dançar. O livro em si é ótimo, pecando pela rapidez dos acontecimentos. Essa nova versão, faz parte de um remake, que eles adaptaram para nossa nova realidade em que vivemos, ou seja, os dias atuais. Todo o livro se baseia no novo roteiro  do filme, retirando detalhes importantes necessários para o enredo. 

Ariel, pareceu uma personagem meio forçada, mimada. Lógico, que torna perceptivel seu sofrimento, até mesmo pela morte de seu irmão. Com tantas proibições que seus pais a coloca, deixa aquele personagem pesado no sentido reto dos acontecimentos do livro. Ren, pelo contrário, mostrou-se ser um cara que tinha um desejo de mostrar sua capacidade, e que todos notassem o feito. 

O livro também peca, no quesito musical, pela sua ausência dentro do enredo, acredito muito que foi visto nas telas do cinema. Uma ótima indicação, para ser lido em uma tarde de final de semana, quando procuramos algo leve, para distração. Os clichês foram salvos, por conter personagens secundários dentro do enredo. 

Lendo algumas resenhas, percebi que muitos levam dessa leitura a mensagem de liberdade, de buscar o que você acredita. Sendo um conceito atemporal, levado por décadas,os adolescentes sempre irão buscar algo de se livrar de regras e leis. Mesmo sentindo insatisfeito, nos quesitos mencionados, não julgo um desperdício ter lido, uma vez que, fui com muita sede pelos comentários encontrados em alguns blogs.
Indico com certeza essa leitura, para quem ainda não viu o primeiro filme. Já para aqueles que assistiram, cuidado, podem decepcionar. Estou doido para assistir o remake, acredito que minha avaliação possa mudar.
                                    Cut Loose, footloose….Kick off your Sunday shoes

 

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

16 thoughts on “Resenha: Footloose, por Rudy Josephs

  • Eu assisti o primeiro filme, e to com medinho de ver o segundo!! Gostei tanto do primeiro, que não sei se aguento vê-lo modernizado, srsrsrs
    Mas o livro eu já tava namorando tem tempooooooooo
    Agora eu quero mesmo!!!!
    Amei!!

    Bjkassssss

    Resposta
  • Eu nem assisti o primeiro filme nem li o livro hahaha
    Mas eu gostei da temática, e pretendo lê-lo esse ano.
    Não tenho aparecido muito por aqui porque agora as aulas voltaram, mal tenho tempo pra cuidar do Drunk hahaha mas eu vou vir sempre que puder. Beijinhos!

    Resposta
  • Ah *_* Adorei a resenha. Só aumentou a minha vontade de ler.
    Confesso que também não vi nem o primeiro filme. Mas eu achei a ideia do remake e do lançamento do livro ótimas, já que é um clássico, mesmo o livro pecando em alguns aspectos.

    Beijos!

    Resposta
  • Não assisti o filme original e não pretendo, rs. Vou assistir o remake… Adoro filmes que tem dança e música, é um dos meu preferidos.
    Esse livro não sei se vou ler, provavelmente não, mas o filme com certeza vou assistir, ele é mais acessível, haha.

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

    Resposta
  • Algo que eu nunca pensei em dizer, acho que estou mais interessada pelo filme do que pelo livro, ouvi pouco desse livro, então não tenho uma opinião formanda sobre ele ainda, mas parece o tipo de livro que eu gostaria de ler depois de um livro um pouco mais pesado.

    Resposta
  • Lorrine Leite

    Não conheço o filme.
    E o livro não me chama muita atenção, não é o tipo de livro que eu gosto.

    Resposta
  • Alessandra, aconselho a leitura, até mesmo para que se possa tirar suas conclusões. O livro prende o leitor, não deixando aquela leitura sem sentido.

    bjos..

    Resposta
  • Kate, Kate….

    Correria mesmo, entendo. Mas conseguiremos driblar isso. Afinal, estamos crescendo…

    bjos

    Resposta
  • Pri, doido para assistir o remake, até mesmo como disse na resenha, mudar ou não em relação ao enredo….

    bjos

    Resposta
  • Amandinha, leia sim, até mesmo para você fazer uma compração com o filme….

    bjos

    Resposta
  • Lu, hehehe normal… hehehe
    Mas aconselho sempre ler antes, até mesmo, como apresentei ter uma noção na própria escrita do livro, uma vez baseado, se seguem o enredo.^^

    bjos

    Resposta
  • Queeero esse tambem!!! espero conseguir ler o livro antes de ver o filme!
    Adoro adaptações p o cinema! Não vi a 1ª versão… mas com certeza vou assistir a 2ª e quero ler o livro antes disso.

    Resposta
  • Eu assisti o primeiro filme e ainda não assisti o segundo . Nem sabia que tinha o livro vou correr para a livraria. O filme é muito legal

    Resposta
  • Davi Ferreira

    Esse livro me interessou bastante , quero ler antes de ver o remake , que parece ser bem legal também .
    adoro muito as resenhas do blog , muito boa mesmo 🙂 Abraços !!

    Resposta
  • barbara

    quero ve o filme, antes de ler o livro, se for bom ai vou atras do livro !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.