Resenhas

Resenha: Ladrão de Olhos- As Aventuras de Peter Nimble, por Jonathan Auxier

Nome do livro: Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble
Nome Original: Peter Nimble and His Fantastic Eyes
Autor(a): Jonathan Auxier
ISBN:9788580442700
Páginas: 424
Editora: LeYa
Ano: 2012
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços

Um pequeno órfão cego que rouba para sobreviver nas ruas de Londres pode se tornar um herói? Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!

Inteligente! Uma classificação muito fiel do livro que posso mencionar. Um estilo conto de fadas moderno, faz com que “Ladrão de Olhos”, surpreenda o leitor do início ao fim. O que pode ainda chamar atenção, é o fato do personagem ser cego. A diagramação da editora LeYa somado com a tradução de Alice Klesck deixou que suas 424 fossem embora em poucas horas de leitura. Com toda certeza, indicarei o livro para toda a minha família, um livro para você ler, reler e ler mais uma vez.

Peter Nimble foi encontrado quanto ainda era um bebê por marujos em um cesto ao lado de um corvo, tudo se presumia que o mesmo corvo que bicou seus olhos, deixando-o cego. Fatores que não deixariam nosso pequeno herói capacitado para viver e enfrentar sozinho os perigos da vida. O que não imaginaram foi a força de nosso protagonista a medida que foi crescendo. Peter só não sobreviveu, como tornou-se o maior ladrão de todos os tempos.

“Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. Crianças que não enxergam possuem um olfato incrível e podem dizer o que há atrás de uma porta trancada mesmo a metros de distância.” (p. 9)

Tudo isso porque o Sr. Seamus, um aproveitador qualquer, obrigava Peter a roubar qualquer coisa dos moradores da cidade, a noite ainda deixava o garoto preso em um porão. Como todo sofrimento existe momentos de reviravoltas, Peter não esperava que sua vida iria mudar quando no roubo de uma caixa, encontraria olhos mágicos. Sua aventura em um novo mundo estava prestes a começar. Sua viagem para um mundo desconhecido iria ser vivido em meios desconhecidos, porém mágicos na vida de nosso personagem.

O enredo é todo recheado de muita ação, aventura e uma história comovente de um menino cego e órfão que acaba transformando todo o sofrimento em algo positivo para sua vida. A narrativa é muito envolvente, a junção de fatos deixam a leitura muito agradável aos olhos do leitor. Sua narrativa em terceira pessoa proporciona momentos em que você busca conhecer cada personagem. Os olhos mágicos encontrados por Peter, são responsáveis pelo fim de seu sofrimento, cada momento dentro do enredo é mágico e único na vida do nosso protagonista.

“Reis há de sobra; príncipes, nem tanto. Os corvos se dissiparam e o mar recuou seu manto. Só um estranho aliviará nosso coração, Mas a treva reinará, a menos que ele seja…” (p. 73)

O cavaleiro Sir Tode, amigo de Peter e companheiro de missão, é outro responsável em trazer momentos de muita ação e risos durante a leitura. Quais amigos que não brigam, certo?  Jonathan Auxier, mostrou ao seu público em criar um personagem cego que não existe limitações ou barreiras para que possa viver. Nada em nossa vida é impossível se não tentarmos. O próprio Peter passa grandes lições, até mesmo sua capacidade aguçada em roubo e suas mãos fortes são destacadas dentro das passagens do livro. Junto a seres mágicos, como:  besouros, corvos, pássaros, ladrões dos piores tipos em um deserto. O autor deixa qualquer leitor pronto para combater momentos junto ao nosso protagonista.

O grande suspense se Peter completaria seu objetivo foi muito importante durante a minha leitura. O livro estava prestes a acabar e queria ver como tudo iria encerrar. A diagramação como citado no início de nossa avaliação, foi algo surpreendente feito pela editora LeYa. Logo que recebi meu volume, deparei com suas páginas acinzentadas, achando que era algum tipo de erro. Pelo contrário, fazia parte de toda aventura que ali iria encontrar. A tradução de Alice Klesck  foi perfeita, digna de um livro jovem para ser transportado para um público a sua altura.  Quanto a minha avaliação, não posso conceder total, porque o enredo em um determinado momento se torna meio óbvio, mas nada que atrapalhe sua continuidade. Quero muito ler outras aventuras de Peter Nimble.

Recomendo o livro para qualquer leitor. Se você deseja ler um livro que te traga algum ensinamento de vida, leia “Ladrão de Olhos”.

” E assim era a vida de Peter Nimble. Era infeliz, maltratado e forçado a cometer delitos – dia após dia, uma estação depois da outra, ano após ano -, até que, numa tarde chuvosa e muito especial, ele conheceu um estranho que mudaria sua vida para sempre.” (p. 16)

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

4 thoughts on “Resenha: Ladrão de Olhos- As Aventuras de Peter Nimble, por Jonathan Auxier

  • Clara

    Bom pela resenha da para ver que é um livro realmente muito bom, quando li a sinopse achei que iria ser aquelas histórias tristes em que a criança fica se lamentando, mas quando li a resenha vi que era totalmente ao contrario, um livro cheio de magia e aventura! Com certeza vou colocar Ladrão de Olhos na minha lista! Gosto muito de livros assim, que apesar de ter magia e aventura, no fim acabam passando um ensinamento para sua vida!

    Resposta
  • Gladys Sena

    Particularmente, não curto fantasia, seres mágicos e tals. Mas fiquei curiosa com a sua resenha.

    A sinopse é instigadora, fiquei sem entender o que são esses “três olhos mágicos”…

    Resposta
  • Layse Hana

    Adorei a resenha do livro é tipo uma lição de vida o quote ta super legal!
    Com certeza leria o livro achei super legal..a capa é linda
    xoxo

    Resposta
  • barbara

    a resenha ficou muito boa msmo… achei a capa bonita!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.