Resenhas

Resenha: Por Isso a Gente Acabou, por Daniel Handler

Livro: Por Isso a Gente Acabou
Nome Original: Why we broke up
Autor(a)Daniel Handler
Ilustração: Maira Kalman
Editora: Cia. das Letras
ISBN:9788535920239
Páginas:  362
Avaliação: 5/5

Onde Comprar: Compare Preços


Sinopse

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico – características da personagem – e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.


Um namoro rápido porém intenso, uma decepção, um coração partido ou dois e uma caixa cheia de lembranças nos levam a conhecer a adolescente Min Green. Apaixonada por cinema e que sonha em ser diretora um dia, Min teve o seu coração partido pelo garoto que pensava ser o amor de sua vida.

Ed Starterton é um rapaz popular, bonito, estuda na mesma escola que Min, e cocapitão do time de basquete, o desejo de todas a lideres de torcida do colégio, mas quem ele queria era Min. Sempre demonstrou por ela muito carinho, admiração a por algumas vezes até declarou o seu amor eterno, porém nem tudo que Ed dizia sentir foi o suficiente para que ele levasse a sério a sua relação com Mim!

Movida pela decepção e pela vontade de por um ponto final em tudo o que Ed Slaterton havia representado em sua vida Min resolve devolver a ele todas as lembranças que restaram deles dois. Coisas que ela guardava em uma caixa azul, que para muitos e até para o próprio Ed seria lixo, mas que para ela, era o retrato da história deles dois.

” Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio.” (pag. 11)

Acompanhada do seu amigo inseparável Al, Min segue para a casa de Ed, munida da caixa de recordações, papel e caneta. Ela descreve em uma carta, cada objeto daquele e o momento em que ele surgiu na vida dos dois, a importância que ele teve naquele instante, o motivo pelo qual ela o guardou, é uma carta para que Ed saiba e sinta, que cada minuto entre eles foi especial para ela!

Por Isso a Gente Acabou é um livro muito… muito… como posso dizer? … tá, confesso, me lembrou a minha adolescência! Quem nunca guardou uma rosa murcha esmagada dentro de um diário, quem nunca guardou o papel do chocolate que ganhou do namorado? Quem nunca manchou o diário com lágrimas depois de ter brigado ?!Pois é! O livro é um “lugar comum” pra os adolescentes! Quer dizer, os adolescentes ainda fazem isso não é?

Conhecer cada objeto daquele e ao mesmo tempo saber como ele fez parte da história do casal é incrível! O Ed minha gente é um garoto que tinha tudo pra ser o namorado ideal e não me admiro a Min ter se apaixonado por ele. Tudo que a Min vai nos contando me fez pensar: Por que vocês acabaram? Eles é quase perfeito, ele se esforça, ele tenta! Mas o Ed, a o ed, ele me decepcionou quase tanto quanto ele decepcionou a Min! Garrei ódio de ti Ed.

Deixando as minhas divagações de lado, o livro é muito bem escrito, tem o toque de comédia e drama na medida certa para que não seja nenhum dois e os dois ao mesmo tempo, deu pra entender? As ilustrações do livro que ajudam a contar a história do casal são lindas e dão um charme todos especial á diagramação que não teria a menor graça sem elas! 

Uma coisa bem interessante do livro é que pelo fato da Min ser cinéfila, ela cita vários filmes e trechos de filme que só existem na cabecinha iluminada do Daniel Handler! E um ponto que não achei muito legal é a Min divagava muito, ela começava a descrever uma situação e ia longe, em lugar que às vezes eu, como leitora não conseguia alcançar, não ficava claro para a história, entende??

Vale apena lembrar, apesar de eu não ter lido, que o autor de Por Isso a Gente Acabou e o mesmo das Desventuras em Série! É uma literatura infanto juvenil e cumpre bem o seu papel! Os adolescentes vão se sentir em casa, com tantos conflitos e suas resoluções que são meu típicos d sua idade! Mas, os adultos também devem ler Por Isso  a Gente Acabou, tem muita coisa lá pra ser aproveitada!

Resumindo amei o livro e super indico!!!

Beijos! ♥♥♥  Renata D’Eça 

11 thoughts on “Resenha: Por Isso a Gente Acabou, por Daniel Handler

  • Olá!!

    Esse livro parece ser muito fofo!!!
    E realmente, deve ser mesmo a cara da adolescência de todo mundo. *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag

    Resposta
  • Esse livro deve ser tudo, né!
    Adorei a resenha! E to muito mais ansiosa pela leitura desse livro agora! *-*
    Ta na listinha de desejados. 😀

    Resposta
  • Olá Renata,

    menina, só de ler o titulo eu já incluir o livro na lista do skoob. E com certeza eu vou ler.
    Adorei a resenha, depois passa no meu blog, se tiver tempo, sei como é difícil agradar a todos.
    Beijios Fofa

    Resposta
  • Davi Ferreira

    Deve ser um livro muito bom.
    Parabéns pela ótima resenha Renata.
    Abraços, até mais !!

    Resposta
  • Lorrine o livro é uma fofura e tem de um tudo um pouco na medida certa!

    Resposta
  • Oi Renata
    hhahahaha, lembrei da rosa murcha que eu guardava na minha agenda de 2002…nuss, que coisa antiga hsauhushauhsuhahs
    Eu estou super curiosa para ler o livro, amei a resenha.
    bjos

    Resposta
  • EU quero muito esse livro, ja ta na lista de desejados, essa é mais uma resenha positiva que leio sobre ele, com certeza eu vou amar.

    Resposta
  • Confesso que não li a resenha completa, mas pelo que li essa é mais uma resenha positiva sobre o livro D: , não aguento mais ler resenhas boas e saber que não poder ler ele D: huehuehuehuehue'.

    Beijos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.