Resenhas

Resenha: @mor, por Daniel Glattauer

Livro: @mor
Nome Original: Gut Gegen Nordwind
Autor(a): Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050669
Páginas:  184
Avaliação: 5/5

Onde Comprar: Compare Preços

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.
Quem diria que um livro feito por trocas de e-mails poderia chamar tanta atenção. Em uma mistura de originalidade já lida, @mor entrou para a lista dos meus livros favoritos de 2012. Apresentando um tema corrente por muitos jovens apegados ao  mundo digital, presos todos os dias em suas redes sociais. O enredo transforma fazendo muitos leitores se depararem com momentos de sua vida. Agora, lhe pergunto: Quem nunca trocou e-mail com alguma pessoa?. Pois é, um e-mail por engano acarretou mudanças ditas “sentimentais”. 
Quando Emmi Rothner tenta cancelar a assinatura da revista Like. (pausa) Aqui, em uma nota do autor, ele tenta explicar o motivo do erro gramatical, (voltando) ele vai parar em uma caixa de e-mail errada. Após duas tentativas frustradas, Leo Leike acaba respondendo o e-mail de Emmi com uma certa cortesia. Novamente, por descuido, nove meses depois Emmi manda um novo e-mail coletivo para a caixa eletrônica de Leo, desejando boas festas de final de ano. Desse ponto, nossos personangens começam a trocar e-mails quase que diariamente. A atração pelo que ambos escrevem, começa a ser motivada pela curiosidade e a ausência física de um rosto por traz das trocas. 
Emmi, é casada e feliz, deixando sempre transparecer esse sentimento. Leo se divorciou recentemente, saindo de um relacionamento complicado e muito difícil. Apesar de vermos que ambos são diferentes, o excesso vai criando uma afinidade enorme entre os dois que sentimos à atração. Os dois não conseguem ficar mais sem essa troca diária de e-mails. Como nada vive só por uma tela de computador, o desejo e atração de se encontrarem cresce. Mas, será que valerá tanto a pena? Como na capa do enredo somos levados ao questionamento quando pergunta: Se você já encontrou a pessoa perfeita, por que se arriscar conhecê-la? 
Essa responsta, você leitor poderá encontrar dentro da obra de  Daniel Glattauer. Eu mesmo levo em consideração que mesmo muitos relacionamentos começarem hoje em grande parte na rede digital (internet), ao mesmo tempo uma foto em uma rede social, diverge no aspecto físico quando olhamos a pessoa pessoalmente. E ao ler, cheguei a uma conclusão que é nesse caminho que o autor começa a colocar os personangens ao questionamento. 
@mor foi uma grande surpresa da editora Suma de Letras, pelo grande aspecto novo de ousarem em uma narrativa atual que prende e transforma o leitor. Daniel Glattauer soube juntar o questionamento jovem e adulto, junto aos personangens como pitadas de romances e grandes irônias deixando suas 184 páginas pequenas em uma leitura rápida. O livro é narrado todo em e-mail, a diagramação e tradução foram muito fiéis ao mostrar o leitor momentos de quem estava falando, apresentando junto os minutos, horas e dias que levou para aquele personagem receber uma resposta. Até mesmo os conflitos, ciúmes de um nascimento forte de um amor foi bem construído e desenvolvido no enredo. 


Re:
“Querido Leo, 
temos um problema: se você me reconhecer, saberá como eu sou. Se eu o reconhecer, saberei como é. Mais você não quer saber de jeito algum como eu sou. E eu tenho o receio de que você não vai me agradar. Será esse o fim de nossa interessante história conjunta? Ou colocado de outra maneira: nós queremos de repente nos reconhecer tão rápido para que não tenhamos que escrever mais um para o outro? No caso, o preço da minha curiosidade seria muito alto. Então, melhor permanecer anônima e, até o fim da vida, receber mensagem do urso-polar. 
Beijinho,
Emmi”
 
Todo o enredo lhe transporta em grandes momentos em que você vai descobrir suas atitudes, passando momentos de alegria, tristeza e muita raiva pelas sequências dos personagens. Assim, fui questionado muitas vezes. A diagramação e a narrativa como dita é sensacional, e o final leva a ansiedade de logo querer o segundo livro. Tudo indica que a Suma de Letras pretende lançar ainda esse ano.

@mor é uma leitura rápida, romântica, inteligente e muito reflexiva. Se eu fosse você não perderia o tempo  e corria para uma livraria mais próxima. 

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

14 thoughts on “Resenha: @mor, por Daniel Glattauer

  • Davi Ferreira

    Deve ser um livro lindo *_*
    Fiquei com vontade de ler ele 😀
    Adorei sua resenha, parabéns Philip.

    Resposta
  • rafa__rafa

    Adoro esse tipo de história, nos emociona e ao mesmo tempo nos faz sonhar. Eu quero ler! ^^

    Resposta
  • Eu devorei esse livro!!
    Estava precisando de um livro com dramas mais adultos! rs…
    beijos
    Camis – Leitora Compulsiva

    Resposta
  • Phillip!
    Interessante um livro que fala sobre os relacionamentos virtuais. Esse livro está bem divulgado e cotado. Deve ser bom.

    Passando para desejar um início de mes saudável e produtivo, carregado de boas vibrações e um final de semana alegre e feliz!
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogs

    Resposta
  • Rosangela Neri

    Verdade.

    Fiquei interessada.

    Bom fim de semana!

    Resposta
  • Lorrine Leite

    To querendo taaaaaanto ler esse livro!
    Pela resenha, deve ser d+ ! *____________________*

    Resposta
  • Eu já tinha me interessado pelo livro só em ler a sinopse dele. E Meu Deus, sempre leio somente elogios quanto a esse livro, e já esta quase virando questão de honra lê-lo rsrsr.
    É bem interessante não saber o que vai acontecer, ainda mas a Emmi tendo um casamento feliz mas mesmo assim se correspondendo com o Leo. E com essa resenha, me interessei mais ainda pelo livro! Super curiosa para saber o que acontece!!

    Resposta
  • Eu odiei esse livro…. tá, eu comecei gostando, mas foi ficando cada vez mais intragável, graças a Emma… afff
    Mas a escrita do autor é ótima e leve… eu levei uma semana para ler pq acabei me desagradando em excesso…. Emma é egoísta, pedante… definitivamente não vou com a cara dela =(

    Resposta
  • Kazake

    PRECISO
    DEMAIS
    essa é uma das histórias mais lindas que li sobre esse ano … gente, estou boba.

    Resposta
  • barbara

    divertidissimo, adorei, lembrei até de uma amiga, e a capa esta um fofura

    Resposta
  • barbara

    adorei esse livro, é uma leitura descuntraida otimo! adorei a resenha

    Resposta
  • Cibele Santos

    Nunca li o livo desse autor mais,gostei muito da resenha……..interessante…….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.