Resenhas

Resenha: Mannequim, por Marcelo Lima

MANNEQUIM_1330177574PNome do Livro: Mannequim
Autor(a): Marcelo Lima
ISBN: 9788565588201
Páginas: 172
Editora: Modo Editora
Ano: 2012
Avaliação:3.9/5
Onde comprar: Modo

Tudo parecia perfeito na vida de Anne Sophie Wood após ser selecionada para o concurso mais famoso de Nova Iorque: A garota Mannequim. Porém a garota nem imagina que sua ex melhor amiga Stacy Donavan é uma de suas concorrentes, além de ter a difícil decisão de escolher quem será o seu verdadeiro amor: seu melhor amigo, um modelo perigoso ou um fotógrafo que a deixa de pernas bambas?Com um enredo romântico, cheio de humor, pitadas de mistério e uma vasta invasão ao mundo da moda. Mannequim promete apaixonar os leitores, com seus personagens irresistíveis.

Mannequim marca a estreia do autor brasileiro Marcelo Lima ao mundo como escritor. O enredo em si é cativante, deixando seu público leitor viajar junto com a protagonista Anne Sophie no mundo da moda. Para os adeptos de uma leitura rápida que descanse dos livros mais pesados, aconselho todos em ler.

Anne Sophie Wood  possui um desejo e sonho de construir seu futuro no mundo da moda, até que ela participa de uma seleção pela revista Mannequim para que seus sonhos e desejos possam se concretizar ao mundo dos holofotes e muito glamour. O único problema que ela não imaginava é que séria capaz em rever sua rival, Stacy Donavon. Ela  fará de tudo para infernizar, atrasar e prejudicar Anne durante todo o processo de seleção. A vida de nossa protagonista passará por outros privações, tentando responder quem ainda está fazendo de tudo para boicotar e tirá-la da seleção. Será que é Stacy? Será que existe uma terceira pessoa em cima para estragar seus sonhos?

Como se não bastesse todas as dificuldades que o meio proporciona, a garota descobre que Jim, seu melhor amigo, está apaixonado por ela. Ao mesmo tempo em um incêndio, sua vida é salva por Uriel, que acaba virando o seu anjo da guarda. Em meio de muitas novidades, provas, Anne deverá se mostrar mais forte e passar pelos obstáculos que sua rival pretende dificultar. Quem será que Ana vai escolher? O modelo perigoso ou um fotógrafo que a deixa de pernas bambas?

Marcelo Lima apresenta uma narrativa bastante conhecida por nós leitores. Até mesmo bastante clichê em diversas passagens do enredo. Deparei muito com uma semelhança de escrita com a autora Tammy Luciano, nada que se classifique com algo negativo. Pelo contrário, sua escrita é muito calma, gostosa de ler, porque os personagens se amarram e os conflitos que a personagem principal passa deixam o leitor afoito em descobrir o final dessa grande loucura que é o mundo da moda. O autor ainda cita os conflitos do ramo como a  inveja, conflitos que podem ser levado para quem pensa em entrar no mundo da moda. Os temas e menções de músicas abordados pelo autor, ainda deixa um tom mais realista ao enredo, como se tudo ali existisse.

O que pode destacar dentro da escrita, foi o autor relacionar uma temática meio óbvia, com pitadas de mistério e reviravolta, jogando um romance entre os personagens para que o leitor possa apostar e degustar o livro em uma tarde de domingo. Como apresentado os pontos positivos, os negativos também são visíveis, o público mais adulto pode não apreciar o enredo como outro mais jovem, deixando a leitura meio de lado pela temática aqui abordada. O livro parece muito com uma espécie de chick-lit para meninas, pode acontecer da classe masculina não criar vontade na leitura.

Os erros de revisão também são perceptíveis, isso me incomodou muito em se tratando de um livro brasileiro, o revisor deveria ter percebido falhas antes de ir para finalização. Acredito que em outras edições esse erro possa a vir ser corrigido. A editora Modo apresentou uma capa digna do enredo, ainda uma diagramação com ilustrações deixando a leitura para ser degustada em poucas horas.

Fora isso, problemas que possam a vir acontecer até mesmo pelos livros internacionais, o autor construiu um ótimo livro de estreia. Acredito muito que em seus próximos livros ele poderá evoluir mais com seus personagens e quem sabe trazer uma série que seja apreciada por leitores de todas as idades.

Mesmo apresentando o lado negativo, o positivo ganha foco durante a leitura. Nossa equipe ainda foi informada que os erros encontrados serão sanados nas próximas edições. Indico a leitura, para aqueles que desejam conhecer um pouco sobre a escrita do autor.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

4 thoughts on “Resenha: Mannequim, por Marcelo Lima

  • Marcelo Lima

    O que eu posso dizer depois dessa resenha linda ? Muito obrigado por tudo 🙂

    Resposta
  • Tenho vontade de ler Mannequim por causa da temática. Parece mesmo ser um livro leve para ler. E eu sempre preciso de algo assim, em qualquer momento, independente do livro que eu estiver lendo, rs.
    Beijos.

    Resposta
  • barbara

    não conhecia o livro, mas ja gostei, a capa dele é linda demais, e polo que li dessa resenha ja amei !

    Resposta
  • Clara

    Não conhecia o livro, mas gostei muito. espero ter a oportunidade de lê-lo. A capa está linda, parabéns para a editora e para o autor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.