Resenhas

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas

Livro: O Diário de Suzana para Nicolas
Nome Original: Suzanne’s Diary for Nicholas
Autor(a): James Patterson
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410273
Páginas224
Avaliação: 5/5

Onde Comprar: Submarino/ Saraiva

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Todos conhecem o autor James Patterson, certo? Errado. Até onde eu conhecia, não imaginava que ele era capaz de escrever um livro tão romantico, chegando mexer com o sentimento do leitor, fazendo emocionar. Termino de ler esse livro com uma sensação de culpa, me perguntando muitas vezes se minhas atitudes diárias são corretas com as pessoas que mais amo. Se você emociona por pouco, cuidado! O Diário de Suzana para Nicolas vai mexer com você.
James Patterson, novamente com sua escrita fabulosa, mostrou ser um dos grandes autores na atualidade. A escrita, a narração, todo o contexto da história e por fim, aquele resultado que sempre cito em minhas resenhas, o aprendizado. Você vai terminar esse livro com pensamentos novos, atitudes novas para encarar seu dia-a-dia.
O enredo do livro se baseia em um romance, ou melhor, um amor incondicional. Tudo acontece quando Matt Harrison  rompe seu relacionamento com a jovem Katie Wilkinson, que não consegue entender os motivos do rompimento. Primeiro, Kate é uma editora sênior da cidade de Nova York, especialista em romances e poesias. Dessa forma, ela conhece o Matthew, que entra em sua sala para deixar os originais de seu livro de poesias. A partir desse momento, eles não se desgrudam mais. No outro dia após o rompimento, Matt deixa na porta de Kate, um diário e um bilhete:
Querida Katie,
Nada do que eu dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo. Foi tudo culpa minha. Assumo toda a responsabilidade. Sinto muito pelo que permiti que acontecesse entre nós. Você é perfeita, maravilhosa, linda. Não foi você. Fui eu.
Talvez esse diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria. Se puder, leia-o.
É sobre minha mulher, meu filho e eu.
Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.
Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei.
Matt

Por favor leitoras, não chorem. (rsrs) Voltando, logo após esse evento, acompanhamos o diário narrado por Suzana (personagem com um intelecto enorme, forte, guerreira, batalhadora)  para seu filho com o Matt, eis a entrada do jovem Nicolas. Nele vocês irão entender o contexto geral do enredo, saber o porquê do afastamento, quanto tempo tudo aconteceu. A cada momento na leitura do diário, você emociona, chora, pensa antes de continuar, sua emoção de ser forte, se perde nas linhas deste livro.
Um dos pontos que me chamou atenção, foi o aprendizado que a própria personagem passa, tentando entender o motivo do afastamento de Matt, nos colocamos no lugar dela, lembrando que acontece em nossa vida real. No  diário de Suzana, acredito que você pode ter lido outras resenhas com a mesma passagem, mas não poderia deixar de expor aqui, vejam:

Esta é uma história de amor, Nicolas, minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial.
Cada milésimo de segundo.

Lembrando que não falamos em capítulos dentro do enredo, mas em uma leitura igual a um diário, lido pela Kate,  e no momento que lemos junto o diário, você pode ser apaixonar pela história de Suzana, Nicolas e Matt, no qual o sofrimento é sentido pela própria Kate. Em muitas partes, mesmo por não gostar profundamente por livros melosos, o enredo me puxava para continuar e chegar ao final.
Apesar da Kate, conhecer a vida de Suzana e do Nicolas, através das palavras escrita no diário, em nenhum momento passa aquele sentimento de raiva ou ódio. Você entra na leitura, sofre com a personagem. Ela começa entender, uma vez que os acontecimentos poderiam refletir algum dia nela. Patterson, te forçou em conhecer seus personagens, mas não ligar para um favoritismo.

Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismos com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas _ família, saúde, amigos e integridade _ são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.
Nicky, eu finalmente compreendi.
Todas as resenhas escritas sobre esse livro, é inferior ao tamanho aprendizado que pode lhe proporcionar. Sem querer soltar spoilers, no final do livro uma atitude com Kate, te faz repensar em algumas atitudes do próprio Matt. Mas isso, te convido a ler o livro. Leitura rápida, que te faz refletir em sua vida. Se você pensa em descançar sua mente. Leia, O Diário de Suzana para Nicolas.
Na  orelha do livro, você irá descobri que existe um filme sobre o livro, “Um Diário para Nicholas (Suzanne’s Diary for Nicholas )”. Indico, que assistam após ler o livro



Assistam o trailer:

Duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

23 thoughts on “Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas

  • Eu amei este livro, é impossível não se apaixonar pela história e se envolver com os personagens. Foi o livro que eu mais chorei lendo na minha vida, nossa, eu quase engasgava de tanta tristeza. Não sabia que tinha filme, mas pelo que vi no trailler modificaram algumas coisas, como a idade do Nick, enfim, quero assistir logo!!
    Parabens pela resenha, consegue traduzir a mistura de sentimentos que o livro nos passa.
    Bjos

    Jack http://www.mybooklit.blogspot.com

    Resposta
  • ah, nem preciso dizer que chorei pra caraca no trailler né? ainda mais com essa música da Avril que eu adoro. Maldade isso…rs

    Resposta
  • Philip, eu estou com muita vontade de começar a ler James Patterson, só leio coisas boas em relação a seus livros. Este, em particular, não seria um que eu começaria a ler, já que romance não faz muito o meu gosto, mas nem por isso excluo essa possibilidade.

    Por tudo que estou lendo, tenho certeza que irei gostar dos livros do autor, e mesmo sendo um romance, acho que também irei gostar desse diário.

    Abraço!
    Restaurante da Mente

    Resposta
  • Parece ser uma linda história, mas eu estou na vibe de finais felizes..não sei se vou gostar de ler um final triste, mesmo que seja depois de uma linda história de amor…rsrsrsr

    O trailer é muito fofo!

    bjos=)

    livrosechocolates.blogspot.com

    Resposta
  • aaaaaaah que história linda, phil! estou louca pra lê-la e já está a caminho <3
    Não acreditava que o Patterson pudesse, além de ser MUITO BOM em policial/suspense, escrever um romance tão perfeito!
    Obrigada e parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Samuely
    Blackbird Lonely

    Resposta
  • Adorei a resenha!!
    Eu já li esse livro!!! Agora me conte uma coisa, você chorou??? Pq eu chorei rios de lágrimas!!!
    Esse livro é maravilhoso! Comecei e terminei no mesmo dia, mal consegui trabalhar! rsrs

    Parabéns!!

    Bjkasssssss

    Resposta
  • Quero muito ler esse livro mas acho que ainda nao estou preparada. rs. Todo mundo fala que e' emocionante demais. Ai fico imaginando, eu ja choro por qualquer coisa imagina com um livro assim?? Sera que vou ter que comprar uma capa especial para o livro quando for ler? rs.
    Adorei sua resenha, mais uma que falou maravilhas sobre o livro e o autor.

    bjs.
    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    Resposta
  • Jac muito bonito mesmo, leia que você vai gostar, estilo romantico mesmo….

    Resposta
  • Linda mesmo, só quem ler pode sentir.

    Se eu chorei, hum, confesso escorreu lágrimas, hahahaha

    bjos

    Resposta
  • ^^ Lo, obrigado você por sempre apostar no ENF…..

    bjão indico muito, leia….Agradeço a Arqueiro também pela confiança….

    bjos

    Resposta
  • Esse livro está para chegar para mim e a cada resenha que leio sobre ele fico mais e mais ansiosa!
    Nunca li nenhum livro do Paterson mas estou começando a procurar mais sobre ele 🙂
    Como sempre a resenha está ótima Phil, e fiquei curiosa com esse filme, vou procurar na locadora, você já conseguiu assistir ele?
    Beijinhos

    Resposta
  • Philipee!
    Eu estou louco pra ler esse livro *-* (e antes de mais nada, morri com o trailer. não sabia da existência do filme *chora*)
    Eu conheço sim o autor, mas nunca li nada dele.
    Acho o enrendo lindo e sei que vou adorar com certeza *-* E gostei da ideia do livro ser realmente como em um diário.
    abraço,
    tudo por um livro.

    Resposta
  • barbara

    tenho uma curiosidade absurda para com esse livro, desde que vi a 1 / vez

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.