Resenhas

Resenha: O Jovem Sherlock Holmes – Parasita Vermelho, por Andrew Lane

parasita-vermelho-189x300Nome do Livro: Parasita Vermelho
Nome Original: Red Leech
Série: O Jovem Sherlock Holmes #02
Autor(a): Andrew Lane
ISBN: 9788580571745
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Na sequência, Sherlock descobre que o assassino mais famoso do mundo, supostamente morto, está na realidade escondido no interior da Inglaterra — e que seu próprio irmão tem mais a ver com o assunto do que deixa transparecer. Quando ninguém parece disposto a lhe contar a verdade, ele vê que será necessário correr alguns riscos para descobri-la por si mesmo.

 

De um jeito ou de outro, tudo indicava que sua vida ia virar de cabeça para baixo.
De novo.

Andrew Lane, novamente acertou em sua escrita! Sequência de Nuvem da Morte, primeiro livro da série, retomando sua aventura alguns meses depois dos acontecimentos anteriores. Sherlock feliz em saber que seu irmão, Mycroft retornou para visitá-lo, é surpreendido quando na realidade seu irmão mais velho veio para falar com seu mentor, Amyus Crowe, para informar que a Inteligência Britânica  está suspeitando de um novo assassino americano, conhecido como: John Wilkes Booth– visitando a Inglaterra usando o nome de John St. Helen. Apresentando um Sherlock mais maduro, pronto para enfrentar sérios perigos, o garoto não vai respeitar às ordens de seu irmão e infiltrará nessa nova e terrível aventura.

Um bandido conhecido e perigoso, responsável pela morte do presidente Lincoln ter escapado da morte e está foragido dentro da Inglaterra, descoberto, Sherlock deve ficar longe de toda a história. Como nosso jovem personagem não aguenta, ele convoca seu melhor amigo Matty para mais uma grande aventura ou melhor uma nova investigação. Como nenhum perigo vive sem consequências, Matty é o primeiro a sofrê-las. Uma sequência recheada de lutas, aventuras e muita ação, levando Sherlock, Crowe, Matty, Virgínia para os Estados Unidos, viajando pelo oceano Atlântico, no qual nossos heróis passarão por muitas privações e obstáculos.

“(…)Mycroft parou, aparentemente dominado pela emoção, e quando ele virou a cabeça, Sherlock teve a impressão de ver em seus olhos o brilho das lágrimas. Comovido, tocou no ombro do irmão mais velho.

Andrew Lane, continua com sua narrativa forte, chamativa e eletrizante como seu antecessor, ganhando pela evolução do personagem no quesito raciocínio e lógica. Em Nuvem da Morte fomos apresentados um Sherlock em sua fase de desenvolvimento ao contrário daqui quando nosso personagem se encontra mais experiente.  Ainda no segundo volume, conhecemos as qualidades do nosso herói, como o violino, sua arte em disfarçar em multidão. Mesmo com pontos que poderiam ter aprofundado nas qualidades de Sherlock, o autor apresentou uma nova paisagem e lugares que se amarraram com todo o enredo. Se você leitor é curioso pela nossa história, aqui ainda somos levados para uma grande aula, conhecendo a Inglaterra e a América no passado. É visível a pesquisa e o aprofundamento do autor em juntar os fatos reais aos inventados para o enredo.

A narração continua em primeira pessoa, deixando perder um pouco os aspectos importantes como os acontecimentos e pensamentos dos personagens secundários, muitos ficarão com aquele gostinho de como estava  passando Matty. Sabendo que o amigo de Sherlock deixa o enredo muito rápido, deixando aquela pergunta que não quer calar: “O que estava acontecendo com Matty?“. A abordagem dentro do navio foi outro ponto muito trabalhado por Lane, os detalhes, as insinuações me recordaram do enredo original, mesmo nosso herói sendo um menino, pude entender como ele foi evoluindo. O crescimento dos personagens também é notório, deixando aquela dúvida de como tudo vai terminar e até onde o autor vai levar e caminhar com cada personagem. Bom, só posso afirmar que em suas sequências o autor deve crescer mais o nosso personagem, até mesmo relacionar os fatos de sua vida solitária com a chegada de seu amigo Watson. Lembram?

Mycroft olhou para ele e sorriu.
__ Quando você crescer – disse -, suspeito que abrirá um caminho no mundo que ninguém jamais abriu. Posso antever um tempo quando eu irei procurá-lo para pedir conselhos e orientação. (…)”

O final do enredo é de tirar o fôlego novamente! Quando tudo parece se encaixar, os acontecimentos mudam, parecendo um “choque” para sua próxima aventura. O que me deixa mais “fã” do jovem Sherlock, é como o autor conversa sempre com o leitor no final do enredo. Explicando como ele tentou chegar até o momento final e o que iremos encontrar no livro sucessor. A editora Intrínseca novamente acerta em ter apostado na série, deixando qualquer fã doido pela sua sequência. A diagramação continuou a mesma do livro anterior, a tradução continuou nas mãos de Débora Isidoro (responsável pelos livros de Rick Riordan). Logo vocês irão conferir a próxima aventura em Gelo Negro!

Se você ainda não deu uma oportunidade para a série, não sei o que está esperando. Corra para uma livraria mais próxima e leia. Você não vai se arrepender.

A série O Jovem Sherlock Holmes:
1- O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte (2011);
2- O Jovem Sherlock Holmes: Parasita Vermelho (2012);
3- O Jovem Sherlock Holmes: Gelo Negro (2012);
4- Young Sherlock Holmes: Fire Storm (sem previsão ainda de lançamento no Brasil).

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

30 thoughts on “Resenha: O Jovem Sherlock Holmes – Parasita Vermelho, por Andrew Lane

  • Poxa, essa é a resenha do segundo, né?
    Não vou ler porque não li o primeiro livro e já ouvi muitos comentários bons sobre a série, por isso tenho vontade de acompanhar.
    Beijos.

    Resposta
  • Clara

    Sempre fico muito empolgada com a sua resenha, assim como fiquei com vontade de ler o primeiro livro, quero ler este.

    Resposta
  • Bruna Costenaro

    Ainda não comecei a série, mas curto mto Sherlock, então imagino que vá gostar da série…

    Miquilisss

    Resposta
  • Tânia Regina

    Sherlock Holmes é mesmo tudo de bom. Já li estas histórias quando era criança. Sou fá de carteirinha!!! 🙂

    Resposta
  • Nunca li nada do Sherlock e confesso que nunca tive muita curiosidade, parece ser interessante, mas eu não sei se é o meu tipo de livro, mas eu gostaria de pelo menos ler um livro sobre ele antes de morrer, só para entender o que os outros tanto veem, enfim, adorei a resenha Phillip, até me deixou um pouquinho mais curiosa sobre esses livros.

    Resposta
  • Sanélia

    Doida para começar a ler essa série, cheia de aventura do jeito que eu gosto.

    Resposta
  • Jacqueline Schultz

    Simplesmente amo Sherlock Holmes!!
    Sem palavras, né!!?
    Parabéns pela resenha. Ainda não li esse livro, mas ta na minha lista pra 2013

    Resposta
  • Nardonio

    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse segundo livro da série. Acho o Sherlock Holmes um dos melhores personagens detetives de todos os tempos, ou seja, tudo o que for publicado com eles, seja como adulto ou jovem, é uma espécie de leitura obrigatória pra mim. Estou bastante curioso pra dar uma lida nessa série, e provar dessa narrativa frenética do autor. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • Faz algum tempo que tenho vontade de ler a série, mas ao mesmo tempo não quero tirar o Sherlock Holmes real de minha cabeça, sabe? haha
    Imagino que a leitura deva ser realmente de tirar o fôlego e as aventuras, incríveis. Aliás, adoro mistério (eu até tinha o jogo do Sherlock Holmes, mas era muito complicado na minha idade =P)
    Livro em primeira pessoa, final inesperado e ação haha Vou dar uma chance a série =D
    Abraços

    Resposta
  • Kelry Caroline

    Adoro muito os livros do Sherlock, e esse não é diferente, a resenha foi bem clara e objetiva.

    Resposta
  • Fernanda

    Adorei a resenha, me fez até colocar esse série na minha lista de livros para ler. 🙂

    Resposta
  • Descobri essa série recentemente mas ainda não consegui ler nenhum livro dele 🙁 Me entusiasmei bastante pela história primeiro por se tratar de Sherlock Holmes segundo, porque não resisto a uma trama de aventura e policial ao mesmo tempo. Fiquei com muita vontade de ler ^^

    Bjs
    @Tibiux

    Resposta
  • Estou namorando esta série, além de ser de um gênero que eu adoro, ainda tem SH um dos melhores detetives.
    Bjs, Rose.

    Resposta
  • Paty M. castro

    Livro espetacular, amo SH e o gênero das suas historias e realmente Andrew Lane soube honrar o nome do SH, ele escreve muito bem as historias do Detetive mais amado.

    Resposta
  • Paula C.

    Não conhecia essa série, mas deve ser ótima, pois adoro o gênero policial, investigativo e tambem porque sou fã da esperteza do Sherlock, assisti ao filme em que o Robert Downey Jr. protagonizou e achei sensacional.

    Resposta
  • Jean Souza

    Adoro os livros de Andrew Lane, ainda mais sendo Sherlock Holmes, como disse o livro parece ter uma narrativa forte e envolvente, oque só chamou ainda mais minha atenção, livro ja na minhas lista de próximas leituras!

    Resposta
  • Eu não conhecia essa série, mas já fiquei com vontade de ler. Pois adoro livros de suspense. E esse parece que é muito legal, mostrando locais novos. E as vezes eu gosto de livros na primeira pessoa, mas vc me deixou intrigada sobre o que está pensando Matty, é tão importante assim? Quer ler já!
    Beijos
    Adriana

    Resposta
  • Vanessa Regina

    Sempre suspense! Nunca li esta série, mas já está na lista. XD

    Resposta
  • Amanda Valverde

    caralho, resenha maravilhosa. e amo sherlock

    Resposta
  • maria auxiliadora

    Os filmes que já assisti sobre o sherlock saão otimos mas com certeza o livro é mais completo e eu quero muito ler.

    Resposta
  • Ariana Alves

    O primeiro livro foi (adequadamente para a idade do sherlock) meio superficial.
    É bom saber que neste ele amadurece um pouco e evolui.
    Quero muito continuar lendo as aventuras e tam´bém descobrir como começou a famosa amizade com o watson.
    Bjus

    Nâna

    Resposta
  • Alice Farias de Araujo

    Não sei se gostei muito da ideia dele em um livro mais jovem…

    Resposta
  • Você falou tão bem do livro e da série que me deu vontade de dar uma oportunidade a ela. Não sou assim muito fã do Holmes – meu marido que é louco por ele. Mas talvez uma visão mais jovem dele possa ser mais interessante.

    Resposta
  • Thais Freitas

    Pela empolgação e os elogios na resenha parece que essa série de livros deve ser muito boa. Depois que assisti a série britânica me apaixonei pelo Sherlock, seus raciocínios e suas excentricidades. Comecei a ler os livros de Arthur Conan Doyle e posso dizer que só me fazem gostar mais desse detetive consultor incrível! Estou ansiosa para ler a série do Jovem Sherlock Holmes 🙂

    Resposta
  • Samuel

    Gostei da resenha. Amo livros desse gênero ^^

    Resposta
  • barbara

    tenho uma grande curiosidade para com essa leitura, me parece ser do tipo de prende a gnt !

    Resposta
  • Cris Aragão

    Eu ainda não li nenhum dos livros sobre Sherlock ainda jovem, só os clássicos dele já adulto, mas parece ser bem legal.

    Resposta
  • Michelle Ladislau

    Mandei pra resenha errada o comentário ..Favor desconsiderar que escrevi as resenhas num papel e depois passei pro post errado ( a 1ª que mandei era de Argo )
    Vou colocar o certo =)
    Eu gosto muito desse tipo de livro , mas com ele ainda novo ainda não li , só li os clássicos dele adulto já …
    Que sabe agora irá surgir a oportunidade !!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.