Resenhas

Resenha: O palácio de inverno, de John Boyne

Livro: O Palácio de Inverno
Nome Original: The House Of Special Purpose
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535917109
Ano: 2010
Páginas: 456
Tradução:  Denise Bottmann
Onde Comprar:  Submarino
Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública?Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais.

Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior.

A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso – mas e para Zoia, o que teria custado?

Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.

Ponto de vista

Do mesmo escritor de O menino do pijama listrado e O garoto no convés, O Palácio de inverno é uma obra fantástica. Unindo ficção e fatos históricos, o livro abre portas para a imaginação. Com uma história bem tramada e escrita com maestria, a obra prende a atenção e nos faz ir em busca das respostas para os vários acontecimentos que se desenrolam no decorrer das 456 páginas de puro mistério, emoção e dramaticidade envolvendo a vida de Geórgui, nosso personagem principal. O livro de John Boyne é extenso e de leitura mais lenta, ótimo para leitores e leitoras que curtem ficar um tempo maior lendo um único livro.

Estética do livro

A Companhia das Letras tem um enorme cuidado na confecção das obras. Primeiro, a capa dialoga intimamente com o conteúdo escrito. Segundo, o tamanho da fonte utilizada, assim como o tipo de papel levemente amarelado, torna a leitura agradável e prazerosa. Terceiro, o impecável cuidado com a revisão de todo o texto. Dou meus parabéns à editora e indico a obra a todos.

O autor

John Boyne nasceu na Irlanda, em 1971. É autor de sete romances e foi traduzido em mais de trinta línguas. O menino do pijama listrado (2007) conquistou dois Irish Book Awards, vendeu mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo e foi adaptado para o cinema em 2008.

5 thoughts on “Resenha: O palácio de inverno, de John Boyne

  • Davi Ferreira

    Vi uma resenha desse livro no blog Cultivando a Leitura, e deste lá eu to querendo ler ele. Parece ser muito bom mesmo.
    Sua está está ótima, parabéns !!

    Resposta
  • JvAmigodoLivro

    Oi ..

    Eu já havia lido algumas resenhas do livro e todas falam que o mesmo é muito bom. Tenho muita vontade de lê-lo e conferir se ele é mesmo tudo isso, rs.

    Ótima resenha!

    João Victor – Amigo do Livro http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    Resposta
  • Não li ainda "O menino do pijama listrado" e "O garoto no convés", acredita?
    Li algumas resenhas de "O palácio de inverno" e todas elas, assim como a sua, falaram muito bem do livro! Acho fantástico quando um autor consegue misturar elementos reais e de ficção! =)

    Resposta
  • É a primeira resenha que leio sobre este livro, uma ótima resenha, ganhei este livro em uma promoção da editora. Espero lê-lo em breve

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.