Resenhas

Resenha: O preço de uma lição

Livro: O preço de uma lição
Autor(es): Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Ano: 2011
Nota: 2/5
ISBN: 9788563219664
Onde comprar: Compare preços

Os meninos, são sim, capazes de amar.
“Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário.
Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você
pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

O preço de uma lição foi escrito por Federico Devito e Gutti Mendonça, dois jovens que decidiram se unir para escrever uma obra que retratasse o amor de uma maneira diferente, original, com a cara da juventude.

Narrado em primeira pessoa por um jovem cujo nome desconhecemos, o livro possui uma trama heterogênea, pois no desenrolar dos fatos há não só conflitos, desencontros, contradições e desafios amorosos, mas também momentos de alegria, felicidade e superação. Acredito que os autores quiseram transmitir aos leitores o quão agitada pode ser a vida de um jovem quando os sentimentos começam a entrar em ebulição e o amor verdadeiro dá o ar da graça.

Minha opinião

O preço de uma lição, infelizmente, não me surpreendeu muito. Ele não é mal escrito, mas peca por apresentar um romance muito, digamos, “água com açúcar”.  Federico e Gutti fizeram uso de muitos clichês, o que deixou, a meu ver, a leitura em alguns momentos cansativa e previsível. O preço de uma lição se revelou inconstante, isto é, com altos e baixos. Contudo, não considero o livro ruim, e sim regular. Todo livro tem seu valor e sempre possui algo a acrescentar em nossas vidas. Não me arrependo de ter lido a obra, mas espero que o próximo livro da dupla — que segundo blogs e sites literários está em processo de criação — seja mais empolgante.

A avaliação que fiz do livro foi extremamente sincera e verdadeira, já que não seria justo esconder minhas reais sensações e percepções ao ler o exemplar. Sendo assim, acredito que seria interessante que todos lessem o livro e tirassem suas próprias conclusões.

Detalhes do livro

O livro é da Novo Conceito, certo? Então, já sabem que a qualidade dos materiais utilizados na confecção da obra, assim como os detalhes e efeitos utilizados na arte da capa não possuem defeito. Só a Novo Conceito para proporcionar a seus leitores e leitoras livros bons, bonitos e baratos. A diagramação é simples e cada capítulo se inicia com uma pequena imagem de dois anéis entrelaçados. Chamou-me atenção, porém, o efeito envernizado sobre as letras que formam o título da obra e o nome dos autores. Com certeza, as publicações dessa editora são de tirar o chapéu.

Sobre os autores

Federico Devito (à esquerda) começou a escrever para o público jovem em um blog, que se tornou um sucesso e chegou a receber 2 milhões de visualizações por mês. Foi esse movimento todo que o fez perceber que gostava de escrever muito mais do que imaginava. Apaixonado por poesia, contos e pessoas  —  mesmo quando as decepções aparecem —  dedicou-se a escrever sobre sentimentos e relacionamentos que mexem com todos os adolescentes. O preço de uma lição é o primeiro resultado dessa disposição e, com certeza, não será o único.

Gutti Mendonça (à direita) é de São Paulo, mas vive em Curitiba onde tem uma empresa de web com seu sócio. Desde adolescente, quando começou a tomar gosto pela escrita, colabora com alguns sites, enviando textos. Após alguns namoros, um deles finalmente teve o peso e significado maior, levando-o a se aventurar em outro estilo como amor e os relacionamentos. Sentindo-se à vontade para escrever sobre tais assuntos como nenhum outro, teve a ideia de registrar, junto a Federico Devito, as situações em que o amor acontece.

BookTrailer

Um bom início de semana a todos e até a próxima!

Andrew Magalhães@andrew_mms.

32 thoughts on “Resenha: O preço de uma lição

  • Oi, Andrew! Sou fã assumida de O Preço de Uma Lição porque o livro me levou a um universo até então desconhecido por mim – o sentimento masculino – e uma incrível sensação de que eles também ficam confusos quando amam, ficam desesperados, querem estar junto e também gostam dos clichês da vida.
    Respeito bastante a sua opinião e concordo quando diz que é "água com açúcar" em termos, mesmo. Porém isso se tornou quase imperceptível diante dos textos lindos que eles incluíram durante o livro, na minha opinião, né? É bom ler opiniões diferentes, e ver que você não tratou o livro como um lixo, como algo que não se pudesse tirar nenhum proveito! Parabéns!

    Carla Menezes http://www.livroepipoca.blogspot.com

    Resposta
  • Bom, como muitos devem saber, esse livro não chegou a me decepcionar, afinal eu não esperava muito dele. Histórias que contenham um romantismo MUITO meloso, sempre me cansam durante a leitura. Sabendo disso, posso dizer que o livro não me agradou. As atitudes do personagem com relação a seu namoro são surreais para mim!
    Mas, assim como você, espero que o próximo livro deles seja melhor. Acredito que eles tenham "talento", ou melhor, acredito que o Gutti tenha talento, considerando que, não sei o porquê, mas acho que a maior parte da obra foi escrita por ele. Acho que é pelo fato de que a vida do personagem, num contexto geral, se identifica mais com ele (Gutti), pelo pouco que sei sobre tal. Posso estar enganado, lógico! Como disse, é apenas uma impressão que tive.

    Abração ;D

    Resposta
  • A cada resenha sobre esse livro eu deixo mais para trás ele na minha leitura, eu simplesmente perco a vontade, ganhei em uma promoção e digamos assim que ele veio de brinde. Mas como eu gosto de ler todos os livros da minha estante ele entrou para a minha lista. E opiniões positivas sobre esse livro eu só escutei entre as fãs dos colírios, como nunca fui fã deles sinto menos vontade ainda, pois na opinião e fãs eu não confio, porque eu sei o que é ser fã de alguém e achar que tudo o que a pessoa faz é perfeito. Enfim não estou com muita vontade de ler esse livro.

    Resposta
  • Eu já li o livro e posso dizer sem nenhum dúvida que foi a leitura mais indesejável que já fiz na minha vida. O livro contém detalhes demais sobre coisas completamente inúteis e falta de detalhes em partes essenciais ! Acho que um ponto que merece destaque é a tal ligação com o número 21, sinceramente que coisa mais idiota ! Eu pensei que o número 21 poderia levar a algum lugar, ser sl um amuleto de sorte ou qualquer coisa do tipo, mas não o bendito do 21 não tem função nenhuma na história, é só o elo de ligação entre o quarteto :s e, ao meu ver, é um elo estúpido, já que eles poderiam muito bem ser amigos sem isso '-' , tanto que é isso que acontece ! Eles ficam amigos antes de saberem que todos nasceram no dia 21.

    O final foi totalmente sem sentido ! Acho que foi o pior ponto da história !

    A NC que me desculpe, mas tenho que dizer que foi burrice eles publicarem um livro tão ruim quanto esse ! Ok que eles devem estar lucrado horrores com isso, já que os meninos são famosos, mas do ponto de vista de qualidade é um tiro no pé !

    Infelizmente o livro terá um continuação e segundo informações ainda não confirmadas, provavelmente o Federico vai publicar mais títulos pela editora e_e, senão me engano é um serie, mas não sei se tem ligação ou não com O preço de uma lição.

    Beijos,

    Cantinho de uma garota ~ http://cantinhodeumagarota.blogspot.com
    @thalita0liveira

    Resposta
  • Brubs

    Assim, como muita gente, comecei a ler o livro, com pé atras, mas, depois deixei meu preconceito de lado, e decidir levar o livro a sério, independente de um colírio, e no final eu até que gostei do livro, tipo não nooossa que livro bom, concordo com vcs é regular bem água com açúcar, mais da pra enganar, vai, até que um companheiro num dia chuvoso.
    Bruna http://contodeumlivro.blogspot.com/

    Resposta
  • Olá!!

    Sua opinião foi muito sincera, mas não me desanimou acho que devo dar uma oportunidade para o livro mesmo em algumas partes ele sendo cansativo . A história realmente me chamou a atenção!
    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    Resposta
  • Jota

    Como primeiro livro até pode ter suprido as expectativas. Bom mesmo saber que o Devito se mostrou muito mais que um rosto bonito e isso é bom.

    Resposta
  • Já li muitas resenhas deste livro. Tem gente que gosta, que não gosta, que acha horrível e que não acha nada, mas desde que eu vi ele na livraria fiquei com vontade de ler. Quase dou ele de presente pra minha amiga, que por sinal odeia livros deste gênero. De qualquer jeito um dia eu leio ele… kk
    Bjs
    Paty http://abajurdepapel.blogspot.com/

    Resposta
  • Oi Andrew!
    Ainda não li o livro, mas essa não é a primeira vez que ouço críticas a respeito dele. Gosto muito de romances melosos, mas esses que acabam caindo na mesmice não me agradam muito. Vou ler o livro e tirar minhas conclusões!
    Beijo ;* http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/

    Resposta
  • Suzana Sabino

    Oi!
    Não vi ainda muitas resenhas desse livro, mas a que vi antes dessa não era muito positiva.
    Eu não sei o que esperar muito. se um dia der pra mim ler o livro, leio numa boa, mas sem muita expectativa.
    Também concordo com o fato de que todo livro tem algo a acrescentar na gente, tanto os bons quanto os ruins.

    Beijos. *-*

    Resposta
  • Carla, aprecio seu comentário e não me arrependi de ter lido a obra. Contudo, o livro não gerou grande entusiasmo. Aproveitarei algumas coisas que levarei para o dia a dia e outras descartei logo de cara. Espero que o próximo livro seja melhor.

    Um abraço.

    Resposta
  • O livro chega a ser meloso, sim. Também possui trechos improváveis se fossem colocados na vida real. Mas como é o primeiro livro, vejo que devemos dar um voto de confiança aos autores e esperar o próximo exemplar, pois publicar um livro, seja ele bom ou ruim, é uma tarefa hercúlea.

    Abraço.

    Resposta
  • Luana,

    Apesar de a resenha que eu fiz não ter elogiado o livro de maneira satisfatória, gostaria que você lesse o livro e tirasse suas próprias conclusões. Se tem o livro em mãos nada mais natural que você lesse para descobrir se gostará ou não. Já vi pessoas que amaram o livro e só fizeram elogios. Leitura é um ato solitário e individual, mas que abre oportunidade para debates acalorados (risos). =]

    Um abração.

    Resposta
  • Thalita,

    Também concordo com você em relação ao famoso "quarteto" que figura em vários momentos da narrativa. Espero sinceramente que o próximo livro nos agrade e que aborde um tema totalmente diferente do que foi apresentado em "O preço de uma lição".

    Até mais!

    Resposta
  • Brubs,

    É um bom passatempo mesmo. Aliás, todo livro é uma excelente companhia em qualquer situação. Vamos esperar que o próximo livro da dupla seja bem mais legal, né?

    Um abraço e boa leitura.

    Resposta
  • Cássia,

    Por favor, não desanime em ler o livro. O objetivo das resenhas é abrir um debate saudável e construtivo. Espero que leia "O preço de uma lição" e depois, se possível, voltasse ao ENF para me contar seu ponto de vista.

    Um abraço e obrigado pelo comentário.

    Resposta
  • Jota, os dois estão de parabéns mesmo. Publicar um livro é difícil e digno de elogios.

    Resposta
  • Patrícia,

    Ri muito ao ler se comentário. Você disse que já viu pessoas que leram o livro e não acharam nada? Ai, ai, ai, é cada pessoa que existe nesse mundão "véio" sem porteira, não é? Mas mudando de assunto, espero que leia o livro e veja se vai gostar. Nenhuma leitura é perda de tempo, pelo contrário, só tem a acrescentar.

    Um beijo.

    Resposta
  • Neyla,

    Leia mesmo. Já vi quem gostasse quem odiasse. É uma obra que abre um leque de possibilidades.

    Um abração para você.

    Resposta
  • Suzana,

    Não deixe que resenhas tirem sua vontade de ler a obra. Todo livro tem seu valor e acaba nos marcando de alguma forma. Com "O preço de uma lição" não é diferente. 🙂

    Até a próxima e volte sempre!

    Resposta
  • Oi Andrew,
    Gostei bastante de sua sinceridade!
    Vi muita gente por aí falando que o livro era fantástico, maravilhoso, perfeito…
    Quando vejo tanto elogio assim, já desconfio, porque não parece sincero!! rs
    Recentemente ganhei um exemplar desse livro numa promoção. Embora não fosse o livro que eu queria, não posso reclamar, né?! Mesmo assim não estava nada animada para ler!
    Agora, depois de ler a sua resenha, resolvi dar uma chance! E isso se deve ao fato de você ter falado que o livro é razoável!! hehehe
    Pelo menos agora, já sei o que esperar de verdade da leitura! rs…
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Resposta
  • Lorrine Leite

    Desde que ouvi falar pela primeira vez, imaginei que fosse um livro fraco: tema teen demais, escrito por 2 jovens. Pelo visto não me enganei, pois não vi nenhuma resenha positiva sobre o livro, nenhum blogueiro que tenha gostado.
    Enfim, não faz meu estilo mesmo, só vou ler se por um acaso eu ganhe o livro.
    parabéns pela resenha sincera!

    Resposta
  • nextpostonblog

    Gostei muito da sua resenha e da sua sinceridade ao opinar desse livro. Já vi em muitos outros blogs comentários regulares da obra, dizem que é muito chiche e previsível, como você mesmo disse, mas quando tiver oportunidade com certeza lerei para matar minha curiosidade…

    Abraços http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • Dei a mesma nota que você e realmente, não gostei nada desse livro.
    Estava achando que ia gostar e quando comecei a ler já percebi que não iria. Queria muito gostar do livro, mas fazer o que, né?
    Eu nem consegui fazer uma resenha decente do livro, rs. Quando o livro não é bom, é ruim fazer resenhas, pelo menos pra mim…
    Espero poder ler outro livro deles, e espero que seja melhor. Já que esse é o primeiro, eles vão amadurecer na escrita, e outro livro pode vim a ser melhor.

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

    Resposta
  • Camila,

    É uma grande satisfação para mim saber que você gostou. Enquanto escrevia a resenha fiquei imaginando se as pessoas iriam me repreender por produzir uma análise não tão favorável à obra de Gutti e Federico (risos). No entanto, não poderia camuflar o que realmente achei só para agradar a Novo Conceito ou os fãs dos garotos, não é mesmo? Mas o livro não é de todo ruim, pois foi um bom passatempo.

    Um abração.

    Resposta
  • Lorrine,

    Agradeço por mais um comentário seu. Espero que você consiga ler o livro para ver como ele se desenvolve.

    Um abraço e volte sempre!

    Resposta
  • Leia mesmo, pois já vi muitas pessoas que gostaram da obra. Livros abrem um leque de possibilidades de avaliação.

    Resposta
  • Amanda,

    Também espero que o próximo livro de Gutti e Federico consiga surpreender até os leitores mais exigentes, como nós dois (risos).

    Um beijo.

    Resposta
  • Bom, eu ainda não li o livro, mas continuo querendo muito, quero tirar minha proprias conclusões. Gosto de romances, não tenho preconceitos quanto ao estilo do livro, e outra, é da Novo Conceito, o livro é lindinho demais, pra ter na minha estante eu faço tudo! hehe Enfim, esse é um livro que eu vou comprar, mesmo as resenhas não sendo tão positivas.

    karolyne_oliver@hotmail.com

    Resposta
  • barbara

    o disigne desse livro esta lindissimo, e a resenha ficou otima

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.