Resenhas

Resenha: Sol e Tormenta, por Leigh Bardugo

SOL_E_TORMENTA_1397571582PNome do Livro: Sol e Tormenta
Nome Original: Siege and Storm
Trilogia: Grisha #02
Autor(a): Leigh Bardugo
Tradução: Eric Novello
Editora: Gutenberg
ISBN: 99788582351468
Ano: 2014
Páginas: 368
Nota: 5/5
Onde Comprar:Compare Preços

Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos os limites da natureza. Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.

Que livro maravilhoso! Leigh Bardugo evoluiu muito em sua escrita. E os personagens ficaram ainda melhores nessa sequência de Sombra e Ossos. Os novos personagens, mais tramas e outros quesitos essenciais foram responsáveis pelo resultado final dessa grande trilogia. Alina precisa entender este mundo e dominar seus poderes rapidamente, antes que tudo desmorone.

Alina, descobriu ser uma Conjuradora do Sol e agora precisa correr de todos que querem controlar o seu poder. Correndo das sombras de Darkling, ela precisa sair de Ravka, contando com a ajuda de Maly, seu amigo. Porém, a consequência pode ser alarmante se ela tentar fazer o mesmo. Quando tudo está em suas mãos e não há mais volta, a garota precisará ser mais forte do que imagina. Até que ela descobre um novo poder que ao mesmo tempo pode ajuda-la, como também acabar com a vida de uma pessoa. Até onde ela iria?

Diferente do livro anterior, nesse os personagens como mencionei estão mais maduros. Maly, por ser um rastreador está mais presente. O que completa o rapaz, o faz e torna irritante em outros momentos. Darkling, continuou o mesmo obscuro do volume anterior, em partes meu ódio cresceu em outros momentos, até o compreendi. O capitão Sturmhond, foi o que desenvolveu mais o enredo desta vez, um personagem importante e seus diálogos com Alina são sensacionais.

A autora deixa mais suspense e choca com o próprio leitor momentos imprevisíveis que você mesmo se questiona. As dosagens do nível de tensão foram muito bem construídas. Não fiquei perdido e o seu lado romancista ficou bastante aflorada. Bingo! O final novamente veio para me deixar com faltar de ar. Ainda tenho vontade de perguntar ou ler em algum lugar como ela construiu tudo. Ficou muito perfeito e digna de ser relida muito em breve.

A edição da editora Gutenberg seguiu como no livro anterior a mesma capa. A tradução também continuou nas mãos de Eric Novello. Não presenciei erros e nem falta de concordância em seus diálogos.

Os momentos de política, magia e toda guerra ficou muito bem construída e digna da continuação que muitos leitores como eu esperava. O terceiro volume, Ruin and Rising, deve estar pintando no primeiro semestre de 2015 pela editora. Não tenho muito do que falar para não soltar spoilers, somente indica-lo e você leitor formar a sua opinião.

Leia!!! Só não esqueça de comentar. Viu?

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.