CinemaSérie

Retrospectiva Missão Impossível

Dia 26 de julho de 2018, estreia nos cinemas brasileiros a sexta parte da franquia Missão Impossível. Estrelada por Tom Cruise no papel de Ethan Hunt. Os filmes da série, nas últimas duas décadas mostram que o cinema de ação se mantém firme e apresentando bons produtos.

tom cruise missão impossível 1996

A franquia de filmes é uma adaptação para o cinema, da série dos anos 1960-1970, muito conhecida pela música tema. Como aperitivo para a estreia de Missão Impossível – Efeito Fallout (Mission: Impossible – Fallout, 2018) fizemos uma breve lista com informações sobre os primeiros filmes da série.

Missão Impossível (Mission: Impossible, 1996)

Direção: Brian De Palma
Roteiro: Bruce Geller, David Koepp, Steven Zaillian, Robert Towne
Elenco: Tom Cruise, Jon Voight, Henry Czerny, Emmanuele Béart, Jean Reno, Ving Rhames, Kristin Scott Thomas, Vanessa Redgrave, Emilio Estevez

Ethan Hunt é um espião estadunidense, pertencente a uma organização chamada FMI (Força Missão Impossível). Em uma missão com seu mentor Jim Phelps (Jon Voight) seus planos dão errado, pois Jim é assassinado e Ethan o principal suspeito. O filme gira em torno da tentativa de entrar no prédio da CIA e roubar arquivos que provem a sua inocência, com a ajuda de Luther Stickell (Ving Rhames) e do piloto Franz Krieger (Jean Reno).

Missão Impossível 2 (Mission: Impossible II, 2000)

Direção: John Woo
Roteiro: Bruce Geller, Robert Towne, Ronald D. Moore, Brannon Braga
Elenco: Tom Cruise, Dougray Scott, Thandie Newton, Richard Roxburgh, John Polson, Brendan Gleeson, Ving  Rhames, Anthony Hopkins

No segundo filme da franquia, Ethan precisa resgatar um poderoso vírus de destruição das mãos de terroristas Alemães. Mas, ele não é o único em busca desse vírus, o que dificulta mais a sua ação. Esse filme se destaca pela música, composta por Hans Zimmer.

 

Missão Impossível 3 (Mission: Impossible III, 2006)

Direção: J. J. Abrams
Roteiro: Alex Curtzman, Robert Orci, J. J. Abrams
Elenco: Tom Cruise, Philip Seymour Hoffman, Ving Rhames, Billy Crudup, Michelle Monaghan, Jonathan Rhys Meyers, Kerry Russel, Maggie Q, Simon Pegg

Ethan se aposentou e se dedica ao treinamento de agentes para a FMI. Porém, um negociante de armas (Philip Seymour Hoffman) o ameaça e usa de golpes baixos para desestruturar o ex-agente: ataca a mulher da vida de Hunt. Esse terceiro filme possui uma sequencia de perseguição/fuga pelos telhados, que Tom realizou sem dublês, de tirar o fôlego.

Missão Impossível: Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol, 2011)

Direção: Brad Bird
Roteiro: Josh Applebaum, Andre Nemec
Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg, Paula Patton, Michel Nyqvist, Anil Kapoor, Léa Seydoux, Vladmir Mashkov, Josh Holloway

Ethan e sua equipe invadem o Kremlin em busca de dispositivo de ataque nuclear. A oposição (terroristas) explode o lugar e sua agência é desligada de suas atividades. Sem ajuda tática, mas com seus amigos, ele decide ir atrás dos culpados e, mais uma vez, salvar o mundo. Nesse filme, não temos o personagem de Ving Rhames, que estava na série desde o início – mas volta no próximo.

Missão Impossível: Nação Secreta (Mission: Impossible- Rogue Nation, 2015)

Direção: Christopher McQuarrie
Roteiro: Christopher McQuarrie, Drew Pearce
Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Ving Rhames, Sean Harris, Alec Baldiwn, Jens Húlten

Em “Nação Secreta” o FMI é desfeito e a CIA passa a perseguir Ethan por considerá-lo subversivo. Desaparecido a mais de seis meses, ao pedir ajuda a Benji (Simon Pegg) para descobrir mais sobre o Sindicato – organização que recruta terroristas e meliantes dados como mortos – se envolvem em um “jogo de gato e rato” com Lane (Sean Harris).

 

Ficaram curiosos? Então assistam aqui ao trailer do lançamento, “Missão Impossivel – Efeito Fallout”.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.