Notícias

Semana Santa..Sexta Feira da Paixão..Páscoa

Saudações meus amigos leitores, chegamos a mais um feriado, ou melhor de um feriado santo. Desde o ínicio de nossas postagens e observando os arquivos o Entrando Numa Fria nunca falou sobre essa data em profundo. Vamos descubrir um pouco o que é a Semana Santa, Sexta Feira da Paixão e a Páscoa. Sempre nos informando.

A Semana Santa

Sabemos bem que durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada mesiânica em Jerusalém.

O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascual tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascual terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

É importante recordar que “as ferias da Semana Santa, desde a Segunda até inclusive a Quinta-feira, têm preferência sobre qualquer outra celebração” e por tanto nestes dias não se deve administrar os sacramentos do Batismo e da Confirmação.É importante que nestes dias se ofereçam em todas as paróquias, capelas, colegios, hospitais e centros de evangelização, horários amplos para facilitar aos fiéis o acesso ao Sacramento da Reconciliação como preparação espiritual para acompanhar ao Senhor Jesus na entrega de Si mesmo por nós. É muito conveniente que o tempo da Quaresma termine com alguma celebração penitencial que sirva de preparação para uma participação mais plena no misterio pascoal.

Sexta Feira Santa =A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. São João, teólogo e cronista da paixão nos leva a comtemplar o mistério da cruz de Cristo como uma solene liturgia. Tudo é digno, solene, simbólico em sua narração: cada palavra, cada gesto. A densidade de seu Evangelho agora se faz mais eloqüente. E os títulos de Jesus compõem uma formosa Cristologia. Jesus é Rei. O diz o título da cruz, e o patíbulo é o trono onde ele reina. É a uma só vez, sacerdote e templo, com a túnica sem costura com que os soldados tiram a sorte. É novo Adão junto à Mãe, nova Eva, Filho de Maria e Esposo da Igreja. É o sedento de Deus, o executor do testamento da Escritura. O Doador do Espírito. É o Cordeiro imaculado e imolado, o que não lhe romperam os ossos. É o Exaltado na cruz que tudo o atrai a si, quando os homens voltam a ele o olhar.

A Mãe estava ali, junto à Cruz. Não chegou de repente no Gólgota, desde que o discípulo amado a recordou em Caná, sem ter seguido passo a passo, com seu coração de Mãe no caminho de Jesus. E agora está ali como mãe e discípula que seguiu em tudo a sorte de seu Filho, sinal de contradição como Ele, totalmente ao seu lado. Mas solene e majestosa como uma Mãe, a mãe de todos, a nova Eva, a mãe dos filhos dispersos que ela reúne junto à cruz de seu Filho. Maternidade do coração, que infla com a espada de dor que a fecunda. A palavra de seu Filho que prolonga sua maternidade até os confins infinitos de todos os homens. Mãe dos discípulos, dos irmãos de seu Filho. A maternidade de Maria tem o mesmo alcance da redenção de Jesus. Maria comtempla e vive o mistério com a majestade de uma Esposa, ainda que com a imensa dor de uma Mãe. São João a glorifica com a lembrança dessa maternidade. Último testamento de Jesus. Última dádiva. Segurança de uma presença materna em nossa vida, na de todos. Porque Maria é fiel à palavra: Eis aí o teu filho.
O soldado que traspassou o lado de Cristo no lado do coração, não se deu conta que cumpria uma profecia realizava um últmo, estupendo gesto litúrgico. Do coração de Cristo brota sangue e água. O sangue da redenção, a água da salvação. O sangue é sinal daquele maior amor, a vida entregue por nós, a água é sinal do Espírito, a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação derrama sobre nós.

Páscoa
O Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus. São Paulo nos diz : “Aquele que ressuscitou Jesus Cristo devolverá a vida a nossos corpos mortais”. Não se pode compreender nem explicar a grandeza da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam, como festejaram os hebreus há três mil anos. O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante a sua vida terrena, segundo o ritual em vigor entre o povo de Deus, até o último ano de sua vida, em cuja Páscoa aconteceu na ceia e na istituição da Eucaristia.Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é a um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas ao mundo inteiro, a que prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã – cheia de profunda simbologia – celebra a proteção que Cristo não cessou nem cessará de dispensar à Igreja até que Ele abra as portas da Jerusalém celestial. A festa da Páscoa é, antes de tudo, a representação do acontecimento chave da humanidade, a Ressurreição de Jesus depois de sua morte consentida por Ele para o resgate e a reabilitação do homem caído. Este acontecimento é um dado histórico inegável. Além de que todos os evangelistas fizeram referência. São Paulo confirma como o historiador que se apoia, não somente em provas, mas em testemunhos.Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignidade. Como não se alegrar pela vitória d’Aquele que tão injustamente foi condenado à paixão mais terrível e à morte de cruz?, pela vitória d’Aquele que anteriormente foi flagelado, bofeteado, cuspido, com tanta inumana crueldade. Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao ressuscitado, se unem e se associam todos os sofrimentos humanos, as desolusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada.
A Ressureição nos revela a nossa vocação cristã e nossa missão: aproximá-la a todos os homens. O homem não pode perder jamais a esperança na vitória do bem sobre o mal. Creio na Ressurreição?, a proclamo?; creio em minha vocação e missão cristã, a vivo?; creio na ressurreição futura? , me alenta nesta vida?, são perguntas que devem ser feitas.A mensagem redentora da Páscoa não é outra coisa que a purificação total do homem, a libertação de seus egoísmos, de sua sensualidade, de seus complexos, purificação que, ainda que implique em uma fase de limpeza e saneamento interior, contudo se realiza de maneira positiva com dons de plenitude, com é a iluminação do Espírito, a vitalização do ser por uma vida nova, que transborda alegria e paz – suma de todos os bens messiânicos-, em uma palavra, a presença do Senhor ressuscitado. São Paulo o expressou com incontida emoção neste texto: ” Se ressuscitastes com Cristo, então vos manifestareis gloriosos com Ele”.

Antes de encerrar essa postagem, venho primeiro dizer a todos que o símbolismo de páscoa por mais que pensamos ser os chocolates ou o coelho de páscoa é a ressurreição de Cristo, mesmo você não sendo católico leva isso em si, mesmo não acreditando, mesmo ao mais eclético que seja, o sem religião que sabemos que exista. Nessa data por mais díficil que seja refletirmos por tudo que já pedimos a ele (Deus). Lembramos em agradece-lo. “Obrigado senhor por tudo que me deste nesses anos e aos muitos que ainda virão.”Amém.

E agradeço a você leitor pela amizade, por mais díficil que seja passar aqui tem hora. A equipe Entrando Numa Fria está sempre aqui, ouvindo e respondendo a todos. E eu, redator que vós falo desejo Uma Feliz Páscoa.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

21 thoughts on “Semana Santa..Sexta Feira da Paixão..Páscoa

  • HAHA’
    Acho bem cool, pura saúde o verdadeiro significado da Páscoa e etc que é apagado ‘aos poucos’ pelo capitalistmo selvagem. Mesmo apesar de eu não ser católico apostólico romano.

    abragos e feliz pascoa

    Resposta
  • Obrigado,Philip e que a tua Páscoa seja muiiiiiiito legal, doce e alegre! um abraço,chica

    Resposta
  • Gente, fria mesmo é não conhecer o seu blog! Parabens já estou te seguindo.
    Obrigada pela visita no blog Com a Eternidade no Coraçao!

    Abraço

    Resposta
  • É a ressurreição de Cristo, época de refletirmos sobre nossa vida e creio q se mais pessoas dessem o devido valor a tão importante fato, tudo seria melhor…seria o renascer dentro de cada coração.

    bjos e FELIZ PÁSCOA prá vc!

    Resposta
  • Belo post sobre a páscoa, menino Philip.

    E realmente possamos acordar no sentido real da páscoa.

    Além disso, feliz páscoa para ti e a sua familia.

    Fique com Deus, menino.
    Um abraço.

    Resposta
  • É…esse é o verdadeiro sentido da páscoa!
    Feliz Páscoa, Philip! Renovação, sucesso e saúde para vc!
    Beijocas de chocolate!:D

    Resposta
  • É o primeiro blog que leio falando assim tão detalhadamente da páscoa.

    Feliz Páscoa 😉

    Resposta
  • Gosto de ler sobre o verdadeiro significado da páscoa. Mais que leia acho pouco.

    felicidades e muitas renovações na sua vida.

    Agradecer ao Senhor é fundamental.

    abraços

    Resposta
  • Na enchente da rua
    Uma poltrona boiando…
    Uma criança e uma esperança.
    Feliz Páscoa!
    Mari Amorim

    Resposta
  • Belo texto e mais um belo trabalho por estes lados.
    Abraço deste cantinho e uma Páscoa feliz para ti,
    Nuno

    Resposta
  • Fiquei sem internet mas cheguei a tempo de desejar uma Feliz PAZcoa e desejar um domingo de muito AMOR paz!!

    Beijos

    Resposta
  • É Phil…que a Páscoa perdure o ano inteiro. renascer todos os dias em nós mesmos, de nós mesmos para refazer forças e continuar sonhos e empenhos.
    Feliz páscoa!

    beijão
    …………..Cris Animal

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.