LivrosSemana Especial

Semana Especial Pax : O valor da amizade

Iniciamos mais uma semana especial ao lado da editora Intrínseca. A #SemanaEspecialPax estará acontecendo em diversos blogs/sites/ páginas em diversas mídias sociais.

#semanapax

Para iniciar nossa semana, começo fazendo uma pergunta: Até onde você iria por uma amizade?

Você que me ler muitas vezes nem deve ter parado para refletir o que acabei de perguntar. Isso, porque vivemos em um mundo em que não damos muita importância para o nosso próximo, já não mais valorizamos e reconhecemos tanto uma verdadeira amizade. E é aqui que entra todo o enredo do livro Pax, escrito pela autora Sara Pennypacker ao lado das ilustrações de Jon Klassen, publicado no Brasil pela editora Intrínseca.

O livro nos deixa muitos momentos abertos à reflexão. Durante a semana, irei postar minha resenha e todas as informações necessárias para que você leitor conheça todo o enredo. Por hora, posso afirmar que acompanhamos toda trajetória de um garotinho de 12 anos tentando reencontrar sua fiel raposa Pax. Em um mundo rodeado por guerra e toda maldade humana, Peter se sente obrigado pelo pai, que alistou ao exército e entregar sua raposa doméstica para a natureza. O problema, é que animais que foram domesticados desde pequenos fora do seu hábitat natural pouco sobrevivem. Quando Peter, que acaba indo morar com seu avô sente saudades de seu amigo e ver o tamanho erro que cometeu, sai sozinho em busca de Pax.

Imaginem um garotinho, novo andando sozinho e a pé para resgatar seu animal? Muitos perigos e pessoas irão passar pelo seu caminho. Fora os aprendizados de pessoas boas irá lhe repassar.

Eu mesmo tenho um cachorro (yorkshire) que chama Aruk, peguei ele de pequeno e ele foi crescendo ao meu lado. Vejo o amor da amizade nos animais que não encontro nas pessoas. Já tentei muitas vezes nutrir essa mesma confiança e recebi tamanhas decepções. A amizade do animal é muito fiel quando damos carinho, diferente das pessoas que nos doamos e elas acabam nos decepcionando e muitas vezes nem ligando. O que devemos fazer é ter muita fé e continuar caminhando.

Outros livros que recompõe a amizade, vi em Extraordinário da R. J. Palacio, vi em O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry e tantos outros que trouxe uma grande reflexão.

Pax é um livro juvenil, que te fará jorrar lágrimas com os aprendizados em suas entrelinhas.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.