Série

Série: Minha 1ª Habilitação (Legislação).

Começamos para valer a busca por nossa CNH. Já fiz meus testes iniciais, agora chegou a hora da “legislação”, como ordena o papelzinho que recebi na clínica. Até agora você não tinha vínculo com a auto escola, o boletim você poderia tirar para ir a clínica em qualquer CFC. Cumprido essa fase,você precisa ter um ponto de parada. Nesse momento, você já pesquisou as taxas, perguntou, decidiu onde permanecer.Nota-se: As taxas do Detran em seu estado não mudam em variações de CFCs, o que muda é as taxas deles pelo serviço prestado, algumas dão desconto, outros não. Conhecer alguém sempre ajuda.
Aqui mesmo, em MG posso analisar assim:

Taxa inicial para primeira habilitação: R$40,00
Exame Psicoclínico: R$113,00
Aulas teóricas : R$100,00
Exame de Legislação: R$ 55,00
Obs: As taxas variam anuais, podendo aumentar.

Com a minha CFC escolhida, as primeiras taxas pagas, tudo ok, começarei as aulas teóricas. Hoje, é obrigado todos os condutores assistirem as aulas teóricas, calculando 45 horas aula. Dentro dessa carga vocês terão de assistir: Legislação de trânsito, 18 h/a; Direção Defensiva – 16 h/a; Noções de Primeiros Socorros – 4 h/a; Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 4 h/a e Noções sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 rodas – 3 h/a. O número de aulas pode ser aumentado de acordo com o rendimento do aluno.

Finalizando as aulas, preenchido pelo ponto biométrico, que manda para o Detran todas as aulas que você assistiu,tornando apto para realizar o exame teórico de Legislação, solicitando a auto escola que fará a marcação, data e hora. No dia da prova, você deverá se compor adequadamente, está 30 minutos de antecedência no local de prova. Na sala irão fazer uma prova de múltipla– escolha como vem estudando, na prova constará 30 questões, devendo acertar no mínimo 21 questões. Aprovado, você retornará ao CFC, para prosseguir com seu processo.

Nota-se: O exame teórico varia de estado, alguns estados constam mais questões e uma quantidade mínima para aprovação. Informe-se na sua auto escola (CFC).

Leitores e candidatos, para essa prova, a única dica é manter a calma, prestar atenção em todas as aulas que foi assistidas por você. Não exige “decoreba“, mas exige atenção, porque as pegadinhas estão ali. Ler uma, duas, três vezes se possivel. A prova dura 1h, você pagou por ela, pode desenhar a questão, porque o que vale é o gabarito que não deve constar rasuras. No mais, é correr para o abraço, processo fácil. Outra dica, é nas aulas, o candidato que tem tempo, pode cumprir a carga horária com mais rapidez, uma vez que você tem só um ano para tirar sua CNH, quem trabalha, pode assistir as aulas após as 18h, os horários variam pela disponibilidade das auto escolas. Existe aulas aos sábados, então não perca tempo.

Curiosidade!
Você candidato, dentro do curso teórico irá aprender todos os órgãos normativos que são de extrema importância para sua vida. Vou citar os mais importantes.
CONTRANConselho Nacional de Trânsito- É o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador do Sistema, ao qual compete estabelecer as normas regulamentares e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com a criação das Câmaras Temáticas que se destinarão como órgãos técnicos, a efetuar estudos e oferecer sugestões para assuntos específicos.
CETRANConselho Estadual de Trânsito- Também configura como órgão normativo, consultivo, todavia, na esfera de cada estado, cabendo-lhe, ainda, julgar recursos (JARI) e, também, atender às consultas formuladas em relação à legislação de trânsito.

Órgãos Executivos:
DENATRANDepartamento Nacional de Trânsito- Órgão máximo executivo de trânsito da União, ao qual compete coordenar supervisionar e fiscalizar a execução da Política e do Programa Nacional de Trânsito.
DETRANDepartamento de Trânsito- Órgão executivo dos estados e do Distrito Federal, que cumpre e faz cumprir a legislação de trânsito, nos limites de sua jurisdição. Compete-lhe, ainda, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores, e sob a delegação do DENATRAN, expedir permissão para dirigir e a Carteira Nacional de Habilitação, vistoriar, inspecionar, registrar, emplacar e licenciar veículos.
CIRETRANCircunscrição Regional de Trânsito- subordinado ao Detran. É o que tem em sua cidade, você que mora no interior de uma capital. Lembrando, o DETRAN se encontra somente nas capitais de seus estados. Mesmo assim, pela força do habito mencionamos errado.

Aprovado no exame de legislação/teórico, é hora de irmos para próxima fase, a que chamamos ” o bicho vai pegar”. Iremos, partir para a prática, hora de pilotar e mostrar/ aprender o que foi lescionado nas aulas, passar no exame prático. Lembre-se: Nesse momento a motivação conta e muito. Você está quase lá.
Deixarei todos respirar mais um pouco, retorno no próximo post, detalhando o processo prático, como agir após o teórico, carga horária, dicas importantes e alguns preços nessa modalidade.


Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

11 thoughts on “Série: Minha 1ª Habilitação (Legislação).

  • Caramba, que trabalheira.

    Isso soh vai me desanimando. hehehe… Boa sorte phil.

    Resposta
  • Cara, infelizmente, tem gente que não passa de primeira, então, o que se tem de fazer?

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • Saudade que o tempo me traz… a minha primeira CNH completou 36 anos! 🙂 Abração, Philip.

    Resposta
  • Vou te desejar apenas boa sorte aí! Acho auto-escola uó, mas não queria te desmotivar. rs

    Resposta
  • Hummm isso aqui continua bem legal e cult como sempre.
    Meu amigo, acho que vc percebeu que fiquei muito tempo longe da net em todos os sentidos, msn, blog e tals. Eu precisava de um tempo. Enfim voltando aos poucos.
    Um abraço vou aparecer mais vezes.
    Fique com Deus.
    Jay e Alê

    Resposta
  • Oi Philip,

    Credo: 45h? Aqui são 30 h.

    Dá muito trabalho tirar a carta…

    Anyway, boa sorte!!

    Beijão

    Resposta
  • Putz Philip!
    Boa sorte, esse processo é muito chato…mas não tem jeito, se vc quiser dirigir, tem que passar por isso…

    Resposta
  • !ª habilitaçao poxaa eh beeem maneiro 😀 , quando vc ver esse tanto de coisa da desanimo e tudoo, maais depois ki vc passa por todas essas etapas, muuuito boom, apreveitar a Habilitaçao praa sair derigindo pra todo lado 😀

    a minha faz um ano agora, jaaah vou deixar a provisoria pra pegar a titular, sensaçao muuuuito maaaais muuuuito boooa mesmo, ee sorte para vc 😀

    Resposta
  • aHUAhuaUHAuh
    Sei bem o que é isso… Mas ainda bem que já passou. sausauhhsa

    agora eu dirijo pra todos os lugares e na hora que eu quero.

    kkk

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.