Série

Série: Sherlock Vs. Elementary

Olá Leitores do Entrando Numa Fria! Por indicação, venho divulgar para vocês uma nova série: Sherlock, exibida pela BBC. Vi o primeiro episódio,  para aqueles amantes pelas séries de Holmes, vão aprovar. Dessa vez, os tempos são modernos. 

A produção de uma versão americana do detetive Sherlock Holmes nos tempos modernos ainda não está garantida, mas já gerou reações negativas por parte dos fãs de “Sherlock“, série da BBC, e de seus produtores. O piloto foi encomendado pelo canal CBS, que irá avaliar a possibilidade de produzir uma série, a qual recebeu o título de “Elementary“. Tão logo o anúncio foi feito, os produtores de “Sherlock” manifestaram-se no Twitter e na imprensa britânica, avisando a rede CBS que ficarão atentos a qualquer violação de direitos autorais.
Embora tenha sido criado pro Arthur Conan Doyle em 1887, a versão moderna de “Sherlock” é assinada por Steven Mofatt e Mark Gatiss, que deram ao personagem algumas características, estética e elementos contemporâneos, os quais, se utilizados da mesma forma pela rede CBS, poderão configurar violação de direitos autorais. A animosidade dos produtores de “Sherlock” em relação a “Elementary” chegou ao ponto deles ameaçarem a CBS publicamente de uma ação judicial.
Segundo Sue Vertue, da Hartswood Films, produtora de “Sherlock”, em entrevista ao jornal The Independent, a CBS entrou em contado com eles depois que a série britânica estreou nos EUA pelo canal público PBS e pelo site Netflix, conquistando uma legião de fãs e boas críticas. As declarações de Vertue dão a entender que a CBS teria demonstrado interesse de produzir uma versão americana de “Sherlock”. Se de fato isto ocorreu, as partes não chegaram a um acordo, já que em setembro de 2011 a CBS anunciou o desenvolvimento de “Elementary”, projeto que não tem o envolvimento dos produtores britânicos.
Assinada por Robert Doherty (Medium), “Elementary” apresentará Sherlock nos dias de hoje vivendo e trabalhando em Nova Iorque. Nenhum detalhe sobre o enredo foi divulgado pela CBS até o momento.
Uma série americana com o personagem nos tempos modernos poderá comprometer a receptividade e os lucros que a produção britânica vem conquistando, tanto em sua venda a canais internacionais quanto na sua distribuição em DVD e downloads oficiais. É público e notório que a ‘máquina publicitária’ americana derruba qualquer concorrência, o que poderá dar à produção dos EUA um reconhecimento maior (tendo ou não um bom desenvolvimento de conteúdo). Este, por sinal, é o principal motivo pelo qual a TV americana costuma produzir versões próprias de sucessos estrangeiros: controle no desenvolvimento criativo e posse dos lucros gerados pela produção.
Sendo um personagem conhecido mundialmente, Sherlock Holmes já foi adaptado diversas vezes para o cinema e para a TV, geralmente com sucesso. O que pode pesar contra a produção americana é o fato dela ser situada em Nova Iorque, algo que os fãs puristas podem não gostar. Por outro lado, o choque cultural do personagem com o ambiente + o ator que for escolhido (se for alguém conhecido do grande público), podem reverter em audiência.
A única série produzida para a TV americana até o momento é “Sherlock Holmes”, de 1954, que teve apenas 39 episódios filmados na França, em uma única temporada. Resta esperar para ver se “Elementary” consegue passar da etapa de avaliação do piloto para a encomenda de episódios da série. Algo que será divulgado em meados do mês de maio.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

3 thoughts on “Série: Sherlock Vs. Elementary

  • Davi Ferreira

    Ahhh , nunca assistir essa série , mais quero ver logo , pois só escuto elogios 🙂 esperando também a versão americana , vamos ver se vai ser bom . mais primeiro vou ver a versão Britânica .
    Abraços !!

    Resposta
  • Ah, não conheço essa serie, mas Sherloc Holmes eu acho que todo mundo conhece!
    Os filmes mais recentes eu já assisti, adorei. Se “Elementary” for tão bom quanto, e não mudarem tanto quanto parece… Sherlock morando e vivendo em Nova Iorque??? Sei não hein… Mas vamos torcer pra que a série passe do piloto e faça sucesso. Tanto quanto umas que eu assisto, tipo The vampire diaries, the circle secret, House, gle… ^^

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.