Notícias

Um minuto com o leitor: Parcerias Literárias

Olá, leitor! Hoje a nossa conversa é sobre um tema muito sonhado entre os novos e antigos blogueiros: Parcerias Literárias. Isso mesmo! Para você se destacar no meio do mar de blogs que de antemão possui o mesmo próposito: resenhar livros. Será? Motivos que levam o crescimento de popularidade e crescimento no meio literário abrindo participação exclusiva em eventos, desenvolvendo o crescimento intelectual e muitas vezes no profissional.

livro4

O blog Entrando Numa Fria foi criado em 2005 com metas diferentes das de hoje, se você correr pelo passado do blog, pôde notar um grande amadurecimento tanto de minha parte como de outros editores que se firmaram. Foi com a criação do Skoob que minha vontade cresceu por livros. Já na leitura, tudo aconteceu no colégio na grande febre de Harry Potter. Daí para frente, minhas metas de leituras, a busca de aveturar pelo mundo dos personagens, até mesmo outros que podemos tirar algo de suas histórias refletindo com a nossa vida. Foi algo surpreendente que tenho conquistado durante esses anos. Pouco tempo que o ENF se adaptou para seguir com um rumo, o literário. Só fui conhecer em 2011 que editoras faziam parcerias com blogueiros no intuito de divulgar seus lançamentos pela recepção de livros para resenha. Outro fator, após firmar parcerias foram os crescimentos de leitores que se diziam literários na blogosfera que deixavam qualquer um ansioso quando falava: “tenho parceria com a Intrínseca, Galera Record, Cia. Letras…” ou sorteios dos melhores livros que morria para comprar.

Muitas vezes, ficava surpreso pelo números de leitores que cresciam influenciados por outros blogs ditos “grandes”, com vontade de ler um bom livro. Com o crescimento e números de blogs que corriam atrás de uma parceria para de uma certa forma mostrar que tinha importância e que gostava de receber livros para resenha foi tão grande, que as editoras passaram a fazer seleções para dar conta do alto volume de blogs parceiros. De certa forma, ser parceiro de uma editora grande e ter possibilidade de trazer sorteios dos livros mais famosos, lançamentos requesitados pelos leitores atuais, é tamanha, que os blogs começaram ficar doidos pela “fome” de ser parceiro. Muitos, não digo todos, foi crescendo de tal modo, que suas postagens que eram atrativas para seu público leitor foram  perdendo o foco. O que ali era uma vontade, virou uma obrigação. E tudo feito por obrigação, chega um momento que o blogueiro precisa buscar outros meios para se destacar, não correndo o risco de perder sua tão sonhada e difícil parceria.

Uma ideia das editoras que até dois anos após sua criação vinha dando certo, começou a se tornar uma obrigação entre os blogueiros literários. Muitos blogs, começaram a resenhar livros, mesmo não sendo parte de sua área de atuação (exemplo: blog de moda). Apresentando um layout bonitinho, uma diagramação e texto razoáveis, apresentando seguidores e atualizações constantes, tornaram fatores para o fechamento de parcerias com editora. Muitos acusam que o verdadeiro motivo não é receber livros, outros já destacam  o crescimento e amadurecimento da escrita, eu mesmo levo uma junção dos dois quesitos. Caro leitor, ninguém firma parceria com editora para não ler nenhum livro e postar sua resenha, correto? Caso contrário não tinha motivos para firmar uma parceria. O verdadeiro motivo, pelo valor alto dos livros, a facilidade de ter eles em mãos que começaram o crescimento no mundo literário. O que era prazeroso, tornou-se obrigação, aumentando a concorrência de blogs que tinham seu lugar entrar novamente em novas seleções.  Com isso, brigas, intringas, acusações começaram a crescer, deixando a seleção com mais dificuldades e um olho maior pelo responsável de mídia sociais. Papo para uma outra hora!

Bom, a conversa aqui é sobre parceria, correto? Então vamos para dicas de como posso ser parceiro dessas grandes editoras. 1) Um layout chamativo, bonito, organizado. 2) Escrita, tentando não apresentar erros de português (afinal, editoras não vão autorizar um parceiro ou divulgar seu livro para outros leitores com erros primários). 3) Concordância. (Não adianta escrever uma resenha perfeita, se o foco alterna deixando o leitor confuso). 4)Estruturação de resenhas. (Lembre-se: Resenha não é sinopse,cuidado com spoilers) 5) Seguidores. (Editoras olham números, erro de seu colega que afirma que não. Como vão liberar livros se ninguém ler seu blog?) 6) Solicite parceria após 6 meses de blog. (Editoras não vão aprovar blogs novinhos, você precisa mostrarevolução na escrita) 7- Temas expostos. (Cuidado com suas postagens, não fuja do foco que você precisa alcançar). Não adianta eu querer resenhar livros e falar de futebol, luta, moda. 8- Redes Sociais. (Facebook e twitter são modas e vocês precisam se adaptar a elas). 9- Novidades e ousadia. (Editoras buscam coisas novas, nada abatido e sem retorno). 10- Paciência. (Apesar de ser um conselho, nunca espere uma aprovação na primeira seleção com uma editora grande.

Por fim, não irei aprofundar muito, uma vez que não exista muitos conselhos. O que você dever levar em conta é que as editoras procuram blogs com estrutura, tanto na organização como na escrita e exigem o mínimo de visualizações porque é dessa forma, na divulgação que elas podem aumentar suas vendas. “Eu lhe mando os lançamentos e você divulga, aumentando nossas vendas.”   O blogueiro precisa e necessita em cada parceria cessar conversas em redes sociais, um “@” direcionado a editora que você não foi selecionado, é caso de risco de reprovação na próxima seleção. Galerinha, se você pensa ser parceiro de editoras, comece mudando sua mentalidade, tornando mais profissional possível. Não precisa ousar muito, uma ótima resenha, daquele que posta todos os dias lançamentos e afins, torna-se parceiro com as mesmas chances. Pense nisso! Oportunidades são para todos, já o crescimento é para aqueles que procuram vencer.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

8 thoughts on “Um minuto com o leitor: Parcerias Literárias

  • barbara

    legal demais o post, adoro as parcerias , sem traz premios para nós leitores

    Resposta
  • Clara

    Não tenho um blog, mas imagino como deve ser difícil cuidar de um. Gostei muito do post, serve para direcionar os novos blogueiros. Parabéns pela iniciativa Philip!

    Resposta
    • barbara

      eu quero criar um blog, so falta a coragem e o tempo, acho que deve ser otimo!

      Resposta
      • Clara

        Também quero criar, mas acho que a responsabilidade é muito grande.

        Resposta
        • barbara

          vamos fazer uma parceria então hehe?

          Resposta
  • barbara

    é interessante, mas paraa ter um blog precisa de comprometimento e mta responsabilidade

    Resposta
  • Oi, Philip.
    Estou tentando colocar meus comentário em dia e não podia deixar de dizer que adorei esse seu post.
    Infelizmente, aquilo que era para ser uma grande oportunidade para quem trabalha sério, virou um problema na blogosfera. Toda vez que sai um resultado de parceria é o maior chorôrô, como se fosse isso que dissesse se um blog é bom ou não! Bobagem!!
    Mas enfim…
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Marcela Alves

    Muito interessante
    Mas pra ter um blog é necessário ter muita responsabilidade e tempo, coisa que estou em falta rsrs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.