Lançamentos

“Vencedores são diferentes”, lançamento pela editora Raise

Existem muitos livros sobre poker, alguns ensinam segredos sobre o esporte, outros são biografias de grandes campeões e uns poucos falam sobre como blefar, como esconder as emoções para ser um bom jogador. Apenas alguns especiais tratam de conceitos que não se restringem apenas ao esporte mental das cartinhas. Servem como filosofia de vida.

Vencedores-são-diferentes-Inteligência-competitiva-através-do-poker

Existem muitos livros sobre poker, alguns ensinam segredos sobre o esporte, outros são biografias de grandes campeões e uns poucos falam sobre como blefar, como esconder as emoções para ser um bom jogador. Apenas alguns especiais tratam de conceitos que não se restringem apenas ao esporte mental das cartinhas. Servem como filosofia de vida.

O lançamento da editora Raise, Vencedores são diferentes – de autoria do PhD em psicologia ocupacional, Dr. Alan Schoonmaker. – é um exemplo de literatura que pode ser utilizada não apenas para apreciadores de poker, mas para todos aqueles que queiram vencer em suas profissões.

Ao analisar a inteligência competitiva através do Poker, Dr. Schoonmaker exemplifica, com conceitos originais e surpreendentes, o que leva alguém a ser um vencedor, independente da carreira que escolha. O que é necessário fazer para ser vitorioso, através do prisma da competição esportiva.

Já há algum tempo, o poker vem sendo estudado como um paralelo perfeito com o mundo dos negócios. A capacidade de tomar decisões com rapidez, a facilidade de raciocinar, a habilidade de sair de situações negativas, todas as características que moldam um grande campeão do esporte são estudadas academicamente e simplificadas através desta publicação.

Comportamentos e habilidades são observados e ensinados com o livro, tentando fazer com que o leitor adquira mais confiança (a chave de tudo), para que se arrisque e vença com maior frequência, tanto na vida quanto no jogo. Há uma diferença clara entre os que jogam bem e os que vencem, a publicação tenta diminuir essa distância.

O que é preciso

Com cerca de 10 livros escritos sobre Poker – estratégia, habilidades mentais, ansiedade, negociação e mais alguns temas relacionados ao esporte – o autor tipifica os aspectos que considera fundamentais para a vitória:

Gerenciar riscos e informações – Não arriscar sem que haja um propósito, observar os outros adversários, além das cartas que possui. Prioridade com as cartas expostas na Mesa, quando jogar Texas Hold’em (conheça mais desta modalidade).

Desenvolvimento da disciplina necessária – Condicionamento, a partir de treinos diários, em sites ou em partidas amistosas. É preciso treinar sempre e ler bastante sobre as técnicas.

Foco e concentração – É preciso saber quais as informações corretas, tanto as demonstradas pelos adversários como pela mesa de jogo.

Gerenciar o que o jogador deixa o adversário saber – O jogador tenta controlar as reações dos adversários através do que o deixa saber sobre ele e suas atitudes.

Controle das demonstrações físicas – A famosa Pokerface. É preciso tentar dominar as tells, demonstrações de nervoso ou de alegria.

Atitude – Agir com decisão, sem demonstrar qualquer tipo de dúvida vai fazer com que o adversário tema as ações do jogador.

O livro é muito interessante, não ensina a jogar poker, mas instrui sobre o que se deve saber antes de se propor a jogar. É interessante como é possível fazer analogias com os mais diversos aspectos da vida cotidiana, por isso vale a pena conhecer, mesmo se o leitor não souber ou quiser jogar.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

One thought on ““Vencedores são diferentes”, lançamento pela editora Raise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.