Diversos

Audiobook: Minha experiência ouvindo o livro “Simplesmente Acontece” escrito por Cecelia Ahern.

images

Uma oportunidade diferente! Esta pode ser a frase que resume minha avaliação e experiência em “ler” um livro ouvindo por áudio. O mundo com toda certeza está evoluindo, e a todo o momento novidades tecnológicas vão aparecendo para satisfazer a vida corrida sanando a necessidade do leitor. Não conhecia o site e aplicativo “Ubook”, até tomar conhecimento logo após a proposta dada pelo Grupo Editorial Novo Conceito. A editora ofereceu para seus parceiros uma experiência por 90 dias de um voucher ilimitado para acompanhar o audiobook do livro Simplesmente Acontece escrito por Cecelia Ahern. O filme chega em breve aos cinemas e nada mais justo do que oferecer aos leitores uma nova experiência literária.

10952544_813395395393504_6454937479442864433_n

Fiquei meio suspeito de como manusear todo o processo em poder ouvir todo o livro. Confesso que me surpreendi com o resultado. Os atores que doaram suas vozes aprofundaram nos sentimentos dos personagens escritos por Ahern, repassando ao leitor aquela fidelidade de como era transmitido o diálogo naquele momento. Não é nada fácil encarnar um personagem pronto, absorvendo todas as suas qualidades positivas e negativas para repassar ao leitor uma experiência real. Os personagens Alex e Rosie iniciam o livro com diálogos aos 10 anos de idade. Logo podemos ter uma certeza do modo de comunicação entre ambos quando entram seus professores querendo conversar com os pais pela falta de atenção dentro das aulas.

As comunicações são por cartas, postais, e-mails, mensagens via celular. São ainda nítidos os erros gramaticais deste período pelo Alex, as abreviações que até nós costumamos fazer em redes sociais como: “vc”. A voz feminina da Rosie melhora ao decorrer dos capítulos quando tende a deixar os diálogos irritantes, o mesmo acontece com a do Alex. Os ensejos de como aquele diálogo são apresentados é bastante instigante, quando muitas vezes não imaginamos o estado dos personagens naquele momento.

Não conhecia o sistema de áudio livro ainda no Brasil e a surpresa foi quando pude perceber que outros livros conhecidos já tinham seus audiobooks para a degustação do leitor no site do Ubook. Eu mesmo ouvi o Simplesmente Acontece todo pelo meu smarthphone acessando pelo aplicativo do site. Muito fácil de manusear! A preparação foi toda do site destacando os créditos pela publicação integral a editora. O livro para quem já leu se torna melhor no áudio, como já dito, podemos ouvir as mudanças, confusões e decisões que levam os personagens até o momento final do enredo, entendendo aquele sentimento dentro de ambos.

Se a editora Novo Conceito vai lançar outros áudios pelo Ubook? Eu ainda não sei. Acredito que dependerá muito de como você leitor vai aceitar mais uma grande novidade. E antes que me esqueça, o site é pago, existe planos que cabem no bolso do próprio leitor. E se pegar mesmo no Brasil pelos áudios que já constam no catálogo, será um grande investimento para ler (ouvir) um livro em qualquer lugar que estiver conectado a uma internet para um leitor voraz que não nutre de tempo pela correria diária que os encargos já tomam.

Diferente, instigante, moderno e tentador! São quesitos necessários para ir fundo em uma nova aposta que possa vir dar certo.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.