DiversosLivrosResenhas

Resenha | Explosão Feminista

explosão feminista Heloísa buarque de hollanda

Explosão Feminista: Arte, cultura, política e universidade
Autora: Heloisa Buarque de Hollanda
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 536
Lançamento: 11/2018

Fruto de extensa pesquisa, este livro procura apontar de onde vem a força avassaladora do feminismo na última década e as mudanças pelas quais passou ao longo dos anos. A professora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda, tenta nos mostrar pontos de convergência e divergência entre os muitos feminismos que compõem o cenário brasileiro atual. Como podemos definir esta quarta e explosiva onda? Quem são as mulheres que estão à frente dos movimentos hoje e o que elas reivindicam? Como a militância vem impactando a política, o comportamento e, sobretudo, a criação artística?

A quarta onda feminista está sendo feita no mundo real, no virtual e nas práticas cotidianas

Quando falamos em feminismo, nos dias atuais, o que realmente sabemos? Memes, esterótipos, definições que são mais velhas que as Sufragistas? Em seu livro mais recente “Explosão Feminista”, a ensaísta, editora e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda faz um apanhado das várias vozes que emergiram no país, desde o início dos anos 2000, dentro (e fora) do movimento.

De cara, já no prólogo de seu livro, ela admite que não foi um caminho fácil a se percorrer. Descrevendo seu conhecimento prévio e relatando sua experiência com os movimentos que estavam em voga em sua juventude, a autora explica o que caracterizava cada onda feminista. Alem disso ela fala de como se percebeu feminista e como entendeu que muitas vezes a teoria alcança apenas parte das pessoas o que limita o conhecimento sobre as práticas de busca de equidade entre os gêneros.

Após a introdução o foco todo é voltado para a última década e para como o movimento feminista saiu de uma caixa que o mantinha sendo um prática quase que restrita a intelectuais. Ele passou a voltar seus olhares para práticas cotidianas e de grupos diversos que, cada vez mais, ecoam suas vozes seja em marchas, encontros ou na esfera virtual.

“Explosão feminista” é um escrito a várias mãos, cada um mostrando quais suas necessidades e criando pontos de convergências ou divergências entre as várias vozes de mulheres. A abordagem da interseccionalidade que se faz presente na discussão é importante para que o leitor se atente para o fato do movimento precisar “agir” de maneira distinta de acordo com as muitas características que compõe e pode compor uma mulher.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.