LivrosResenhas

Feitos de sol – um amor capaz de incendiar o mundo | Resenha

Resenha escrita por Dener Andrade sob supervisão de Yasmine Evaristo

“Feitos de Sol” é um romance gay escrito por Vinícius Grossos um jovem escritor de 27 anos que mora em São Paulo. Ele tem como tradição fazer uma tatuagem para cada livro seu que foi publicado. O autor também escreveu os livros “O garoto quase atropelado” e “ 1 + 1 – a matemática do amor”, ambos publicados pela Faro Editorial.
Assim como Cícero e Vicente, casal protagonista desse romance, o autor acreditava que o mundo iria acabar na virada do milênio, em 1999.

O início do romance

Cícero é um adolescente que ama quadrinhos, vive com sua mãe, Alessandra, e os dois são muito amigos. Ele acredita no bug do milênio e não está sozinho ao crer nisso. Um dia, conhece Vicente na porta da única loja de quadrinhos da cidade, “A Taberna do Dragão”, Vicente também acredita que o mundo vai acabar só que por outro motivo: O Apocalipse. Após se conhecerem foram até a cobertura do prédio onde Vicente mora e ficaram conversando sobre a loja que acabara de fechar.

Cícero e Vicente acabaram se encontrando mais vezes e em um desses encontros foram ao bar de sua cidade, “O Portal do Inferno”, com Karol, amiga de Cícero. Foi nesse encontro que o rapaz percebeu que sentia algo por Vicente. Dias depois eles se viram novamente e Vicente falou que ficou sabendo de um festival em que o escritor de “Under Hero” estaria, então eles decidiram embarcar em uma aventura à procura da última edição de sua revista de herói favorito. Durante essa viagem eles percebem estarem apaixonados um pelo outro.

Vinicius Grossos – imagem: Instagram

A Viagem

Ele seguiu com o plano de viajar, porém se sentiu bem incomodado com o fato de não saber muito bem para onde estavam indo. E lá ele foi surpreendido por Vicente que o apresenta à Vó Emir. Ela era uma senhora muito descolada para sua idade e não queria ser chamada “de dona, senhora, moça, tia ou qualquer uma dessas coisas que acabam deixando-a mais velha”. Emir era uma mulher sem preconceitos que durante uma conversa falava sobre o amor que os dois sentiam.

“Feitos de Sol” é um livro que provoca inúmeros sentimentos, uma vontade grande de abraçar os personagens. Por exemplo, quando Vicente mostra para Cícero as marcas e os machucados feitos por seu pai, e de cortar o coração, surge a vontade de protegê-lo. Ainda assim, a forma que Vicente leva a vida é uma delícia, mesmo com todos os problemas e traumas, pois ele sempre tenta transformar um momento triste em algo alegre.

Conclusões

Karol mostra a liberdade de amar e ser feliz independente de sua orientação sexual, sua mãe, a força para seguir em frente. Dona Emir é a pessoa que leva o amor para Vicente, sábia e cheia de luz. Certamente é uma leitura que contém gatilhos e que te deixa angustiado para saber o final, mas quando se chega lá não queremos que termine.

Confesso que senti falta do autor nomear as cidades em que eles moram, assim como as cidades para as quais eles vão, porque acho que deixaria ainda mais real. Os detalhes descritos são excelentes e isso me deu vontade de ler todos eles. Digo isso porque sou um leitor que prefere diálogos em vez de descrições. Mas nesse caso fui convencido a prestar atenção nesses detalhes para ver mais da visão deles, os personagens, do mundo. Sem dúvida “Feitos de Sol” me encheu o coração.

Ficha Técnica

Feitos de Sol Vinicius Grossos

Autor: Vinicius Grossos

Editora ‏ : ‎ Faro Editorial

Lançamento: agosto/2019

Idioma ‏ : ‎ Português

Capa comum ‏ : ‎ 256 páginas

5 thoughts on “Feitos de sol – um amor capaz de incendiar o mundo | Resenha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.