CinemaCríticas

Filme: Atentado ao Hotel Taj Mahal ( Hotel Mumbai)

atentado ao hotel taj mahal hotel mumbai dev patelDireção: Anthony Maras 
Elenco: Dev Patel, Armie Hammer, Jason Isaacs, Nazanin Boniadi, Anupam Kher, Tilda Cobham-Hervey, Natasha Liu Bordizzo
Roteiro: John Collee, Anthony Maras
Produção: Gary Hamilton, Mike Gabrawy, Basil Iwanyk, Dev Patel, Kent Kubena
Diretor de fotografia: Nick Matthews
Distribuidor: IMAGEM FILMES

Uma história real de humanidade e heroísmo, baseada nos ataques terroristas ao famoso Hotel Taj Mahal em Mumbai, na Índia. Entre os sobreviventes, estão o renomado chef Hemant Oberoi (Anupam Kher) e o garçom Arjun (Dev Patel), que escolhem arriscar suas vidas para proteger as demais vítimas. Em meio ao caos, um casal de hóspedes (Armie Hammer, Nazanin Boniadi) se vê forçado a lutar por sobrevivência para salvar a vida de seu filho recém-nascido.

Em 11 de Julho, a Imagem Filmes irá lançar o filme “Atentado ao Hotel Taj Mahal” inspirado em uma história real acontecida em Mumbaí (Índia) no ano de 2008. Temos como diretor e também roteirista, Anthony Maras, ao lado de John Collee. No elenco alguns atores conhecidos como Dev Patel, Armie Hammer e Jason Isaacs.

No longa serão relatados os vários atentados que ocorrem em Mumbai  a maior e mais importante cidade da Índia. Ao todol foram 12 ataques. O mais longo foi o do Hotel Taj Mahal, que durou 3 dias. O primeiro deles em uma estação de trem. Segundo o filme mostra, os terroristas chegam na cidade em um barco e vão direto para os locais, já demarcados, executar os atentados. Já comecei a ficar tensa com os homens no barco. Eles são instruídos por um homem, que no filme é identificado como “Irmão Touro”, que diz à eles aonde ir e o que fazer. Tudo isso em nome de Alá.

São mostrados os locais em que ocorrem os ataques, mas foco será no que foi vivenciado no Hotel Taj Mahal ou como também é conhecido, Hotel Mumbai. Nele estão hospedadas pessoas de várias partes do mundo e etnias. Incluindo Zarah e David, um casal recém casado com um filho recém nascido e sua babá. Até então no Hotel tudo está calmo e tranquilo. Mas isso não irá durar, os terroristas já se encontram dentro do local juntamente com outras pessoas que foram procurar abrigo.

Ai a aflição tem início. Os terroristas não tem nenhuma piedade, matam todos que encontram, até mesmo os indianos que trabalham no local. Sempre se comunicando com o “Irmão Touro” que diz que é para eles deixarem os telefones ligados pois quer ouvir os gritos das pessoas quando estiverem sendo mortas.

Dois funcionários do hotel, Hemant Oberoi (Anupam Kher) e o garçom Arjun (Dev Patel), tomam para si a missão de salvar os clientes do hotel, pois o lema do local é “o cliente é Deus”. Nesse meio tempo, eles fazem o que podem para tirar as pessoas do local em segurança, mas a tensão e o medo fazem com que alguns sejam imprudentes e morram.

David é outro personagem que tenta salvar seu filho. A todo momento você acha que os terroristas vão conseguir matar todos, pois o bebê não faz silêncio, isso gerou muita tensão em mim, não só isso, me senti tensa e como se estivesse com os personagens por todo filme. Saber que foi real, me impressionou bastante. Algumas pessoas levam a religião a ferro e fogo, e com isso usam a religião para “eliminar” no caso desse atentado os infiéis. Em determinado momento usam o termo: “Vamos fazer o Jihad!” Farei um post a parte falando sobre isso, pois como não lembrava dos atentados fiz uma pesquisa sobre o ocorrido.

O filme tem um quê de documentário, intercalando cenas reais com as cenas interpretadas. Vemos em determinadas cenas uma cidade, onde uma parte da sociedade vive em locais ricos e luxuosos e a outra parte numa extrema pobreza. Quando os ataques são finalmente controlados e os terrorista do hotel mortos, somente um que estava na estação de trem foi apanhado com vida, os demais morreram. O ataque foi vinculado a terroristas  envolvidos no conflito da Caxemira.

Outro ponto de tensão é a demora da “ajuda”, pois a policia de Mumbaí não estava preparada para cobrir todos os locais atacados. Essa ajuda viria de Nova Delhi (Nova Déli), a capital da Índia, o que demorou bastante devido a distância entre as duas cidades. Estima-se que pelo menos 195 pessoas, incluindo vinte e dois estrangeiros, foram confirmados como mortos, e cerca de 327 pessoas ficaram feridas.

É válido assistir ao filme “Atentado ao Hotel Taj Mahal”, pois podemos conhecer mais da história de um país distante. A trama nos mostra a coragem e a persistência de pessoas buscando salvar o próximo e colocando sua própria vida em risco.

Bom filme a todos!

Assista aqui ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.