LivrosResenhas

Livro: Anne Frank, A biografia ilustrada – Sid Jacobson e Ernie Colón

Anne Frank, A biografia ilustrada (Anne Frank: The Anne Frank House Authorized Graphic Biography)
Autores: Sid Jacobson e Ernie Colón
Tradutor: Augusto Pacheco Calil
Lançamento: 08/2017
Páginas: 160
Editora/Selo: Quadrinhos da Cia.

Com acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdam, Sid Jacobson e Ernie Colón realizaram esta extraordinária graphic novel. A partir de intensa pesquisa e cuidadosa contextualização histórica, os autores reconstituem a vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdam para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto.

Por ter sido autorizada pela Casa de Anne Frank—museu em Amsterdã, na Holanda, que funciona nas instalações em que Anne permaneceu escondida durante a 2ª Guerra Mundial—, esta biografia é rica em informações históricas que não costumamos encontrar em outras adaptações. Sendo assim, em alguns momentos a narrativa é interrompida para que o leitor possa compreender melhor o contexto geral (por exemplo, a crise econômica pela qual passava a Alemanha no início da década de 30). Essas intervenções não são longas o bastante para atrapalhar o ritmo da obra e, na minha opinião, enriquecem a experiência de leitura. Contudo, é preciso deixar claro que esta não é uma versão ilustrada do diário de Anne e que a redação não é feita em primeira pessoa.

Pode-se dizer que, por ser um livro chancelado pela organização que leva o nome dessa personagem histórica, o seu tom foi atenuado tanto em relação ao texto quanto às imagens—há uma preocupação em não retratar os horrores do nazismo de forma tão pungente e realista. Os autores adotam uma perspectiva mais didática, focada nas consequências da guerra para a família, e contam inclusive como o pai de Anne, Otto, seguiu trabalhando para dar voz ao legado deixado pela filha.

Além das referências históricas presentes ao longo da obra, há uma lista ao final com indicações de leituras complementares e uma cronologia, também ilustrada, que contempla fatos ocorridos entre o nascimento e a morte de Otto—o único ocupante da casa que sobrevive ao Holocausto. Nada que seja baseado na história de Anne Frank pode resultar em uma leitura leve e livre de reflexões a respeito dos tempos atuais e, justamente por este motivo, a mensagem desta biografia ilustrada é tão importante. Por conta do seu teor documental e pela competência de Sid Jacobson e Ernie Colón ao transpor eventos históricos para os quadrinhos, já demonstrada em outras ocasiões, trata-se de uma obra bastante valiosa e que merece ser lida e relida.

Ronan Sato

Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.