CinemaLançamentosResenhas

Nós(Us, 2019)

Nós (Us, 2019)

Direção: Jordan Peele

Roteiro: Jordan Peele

Elenco: Lupita Nyong’o, Elisabeth Moss, Winston Duke, Anna Diop, Evan Alex

A pequena Adelaide (Lupita Nyong’o) se perde dos pais e se depara com uma figura exatamente como ela, fazendo-a ficar traumatizada. Anos depois, adulta e com sua família constituída, ela decide passar férias na casa de praia no mesmo lugar do ocorrido traumático da sua infância. Alarmada e já desconfiada, ela percebe que algo de errado está para acontecer, havendo muitas coincidências e o número 11:11 perseguindo-a. Ao anoitecer enquanto todos se preparam para dormir, a luz da casa se apaga e uma família muito estranha está parada em frente à porta principal e assim começa o pesadelo da família Wilson.

Jordan Peele não faz questão de expor de cara alguns vestígios que, normalmente na maioria dos filmes de terror/suspense, seriam enrolados até o final do longa. Isso não abala em nada, mas sim deixa o filme mais sinistro e angustiante para quem está assistindo.

Os personagens, especialmente os “clones”, são muito bem construídos e amedrontantes, com vozes roucas e falhadas e um grunhido bizarro que produzem, bem parecido com monstros e alienígenas. As atuações vem para complementar esses personagens com um magnífico estilo. Lupita Nyong’o faz o telespectador se arrepiar todo com sua interpretação, com o seu olhar, movimentos e falas, é tudo muito perfeito.

O jogo de luz usado pelo diretor é brilhante, especialmente quando os clones aparecem, com aquele andar lento e sincronizado, e a escuridão foca em seus rostos não permitindo ao telespectador ver exatamente o que ou quem são causando aflição.  

O longa também está repleto de ironias e quebra de gelo que, em certos momentos, achei um pouco desnecessários. Já as críticas sociais e as referências estão sensacionais, sendo uma das referências usando uma música dos Beach Boys para se referir à Charles Manson. Para quem não sabe, Charles Manson foi um líder que incentivou várias pessoas a cometerem delitos e assassinatos. Um desses comandos foi a morte do vocalista do Beach Boys, mas o que os integrantes de seu bando não sabiam é que ele tinha se mudado, então invadiram a casa que quem morava era a atriz Sharon Tate que acabou sendo assassinada grávida de 9 meses.

“Nós” nos deixa tenso e com aquela sensação de medo do desconhecido, é um filme para ser visto mais de uma vez devido a imensidade de detalhes muito bem colocados que devemos prestar atenção. Não é fácil de ser digerido, é tenso e angustiante e as expressões faciais dos personagens deixa essa sensação pior. Um filme excepcional que vai agradar muitos, mas também vai desagradar o público que gosta de filmes mastigados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.