Notícias

Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios (parte 1)

Para quem nunca ouviu falar e/ou nunca leu, apresento para vocês:

Percy Jackson e os Olimpianos– O Ladrão de Raios.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de cinco livros escritos pelo autor Rick Riordan. O enredo trata-se de uma saga de fantásia e aventura que trás na pele dos livros a mitologia grega: Deuses, Semideuses, Sátiros, Centauros, Medusa e mais uma gama de seres incríveis e horripilantes que rondam pelo nosso mundo atual.

Apenas três dos cinco livros de Riordan se encontra traduzido para nossa língua (falaremos deles mais a frente). Vamos a história:

O Ladrão de Raios- Volume 1- Percy Jackson é um garoto de 12 anos de idade e já com vários problemas, dos quais se destacam sua dislexia, sua síndrome de déficit de atenção e, digamos, sua habilidade para atrair problemas (já vimos essa habilidade em alguma outra série, não?). Por conta desses problemas, Percy nunca parou mais um ano na mesma escola, sempre expulso por criar confusões. Em seu sexto ano ele entrou para a Academia Yanoy, uma escola particular para crianças problemáticas. Foi lá que conheceu Grover, seu melhor amigo que mais tarde se revelaria um sátiro. Depois de alguns problemas com sua professora de álgebra (que verdade era uma fúria, ou se preferir, uma benevolente) ele chega ao Acampamento Meio- Sangue, um lugar que abriga crianças e adolescentes Semideuses (pessoas cujo pai ou a mãe são Deuses Gregos). No Acampamento e descobre que é filho de Poseidon, o deus do Mar, e também descobre que o Raio Mestre de Zeus foi roubado e alguns deuses apontam Percy como o culpado pelo furto. A partir daí, Percy tem 10 dias para recuperar o Raio Mestre e devolver à Zeus. Ele sai nessa busca com seu melhor amigo- agora um sátiroGrover, e sua mais nova amiga também Meio-Sangue Annabeth, filha da deusa Atena.

Com esse pequeno resumo percebemos no que iremos encontrar durante a leitura e nos volumes posteriores até chegar ao seu enredo final em O último Olimpiano, que ainda será lançado no Brasil. Sempre preocupo com a maneira de um autor escrever. Odeio pegar e ler um livro que até uma criança de 7 anos consegue ler e entender como uma de 20 anos, mas não gosto de livros que precisam vir acompanhado de um dicionário. Riordan achou o meio termo perfeitamente: não sendo tão complexo como um Tolkien (autor da trilogia do anel :O Senhor dos Anéis), nem tão simples como um conto de fadas para crianças. A leitura flui espontâneamente sendo um livro gostoso de ler. (calma aí já vi essa mesma história Philip.)

O Cenário= Em Percy Jackson os cenários são inúmeros, nunca ficam vinculados a um, dois, porque a história muda de locais com intensidade. Desde a um parque aquático monótono que pode se tornar muito perigoso até uma maravilhosa cidade acima das nuvens na cidade de Nova York.
Riordan soube caracterizar muito bem os locais descritos em seu enredo.Sendo essencial em uma saga essa visualização para fluir o nosso pensamento na leitura.

Personagens= Não acredito que seja difícil para Riordan escolher os personagens da saga, uma vez que o mesmo se diz em mitologia grega, os personagens já estão todos praticamente criados e evoluídos, cada um com sua história. Se tratando de personagens, o que ele teve de criar mesmo foi um background para o personagem principal (Percy) e para seus companheiros ( Annabeth e Grover), o que não deixou a desejar. O autor deu aos três uma história de seus passado, um ponto importante que nem sempre vemos nos livros.

Opinião Geral.

Muitos se especulam que o autor fez uma copia do famoso bestseller Harry Potter, de nossa queridissima autora J. K Rowling, contudo de fato podemos fazer algumas junções parecidas.

  • Participam da aventura 3 adolescentes 2 meninos e uma menina. ( em Harry Potter o mesmo).
  • Percy sempre achou que fosse uma criança normal, um humano, mas descobre que é “especial” e chega em um lugar completamente novo sem conhecer nada e ninguém daquele mundo. Harry sempre se achou normal, mas de repente descobre ser um bruxo e se depara num mundo totalmente diferente do seu.
  • Em Percy Jackson e os Olimpianos os alunos (semideuses) se separam por casas no acampamento Meio- Sangue, cada um fica na casa de seu pai ou de sua mãe. Em Harry Potter também a uma divisão de casas: Grifinória, Sonserina, Lufa- Lufa, Corvinal.
  • Annabeth se assemelha bastante a Hermione Granger: as duas são inteligentes, adoram ler e ganham apelidos por conta disso.
Não sei se Roardan inspirou em Harry Potter como muito se especula pelas críticas, mas as semelhanças são muito grande vistas a cada passo da leitura.
Um ponto fraco no livro foram as lutas, muito rápidas, não conseguindo visualizar muito bem o enredo, na qual com um a quatro socos o problema estava resolvido. A única luta normal foi a do Percy e do Ares, sendo uma luta mais comprida e com mais detalhes.

Enfim, apesar dos pontos fracos como qualquer bestseller e por muito especular semelhanças em Harry Potter ( na qual para alguns podem ser negativo, essa comparação), o livro é excelente. Na qual você entra de cabeça na história e devora muito rápido, porque não é um livro pra criancinha é para o adolescente mesmo, o adulto.


Antes que perguntem: Philip, mas esse livro 1, não virou filme?
Sim, meus amigos, a saga virou filme como todos os bestsellers, com isso as vendas estão sendo altas e muitos sites já estão com os estoques esgotados.
Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios (como foto divulgação ao lado) , estreou em todas as salas de cinema hoje dia 12/02/2010. Se você é viciado em novas aventuras, e com o fim de Harry Potter, quase ? Deseja acompanhar uma nova aventura para ver tudo isso que falei nas telonas. Corram para uma sala de cinema mais próximo de sua casa e curtam. Mas, atenção como de praxe todo filme é ADAPTAÇÃO ok galerinha? Então foge do enredo igual o livro para ficar mais facíl os acontecimentos gerais para o entendimento em menos de 3 horas de filme. Como qualquer um já assistido, lembram: Crepusculo, Lua Nova, Harry Potter……..

Agora deixe-me encerrar essa primeira parte, na segunda parte e final, iremos conhecer o autor desses livros, conhecer mais completo os outros volumes, e os atores principais da saga que iniciou para cativar todo o Brasil. Uma vez que nos EUA esse livro bate recorde de vendas, depois da saga Twilight.

Carnaval também começando, nada melhor que descontrair lendo. Para quem vai para a farra, cuidado mesmo. Se beber não dirija e se dirigir não beba ok? Isso vale muito e usem preservativos.

No mais até a qualquer momento com a parte 2.
@philipsouza

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

13 thoughts on “Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios (parte 1)

  • “Deuses, Semideuses, Sátiros, Centauros, Medusa e mais uma gama de seres incríveis e horripilantes que rondam pelo nosso mundo atual.”
    HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA
    Rondam nosso mundo atual tal como, sei lá, os duendes da xuxa.

    Resposta
  • Só vim a conhecer o livro depois que saíram notícias do filme, mas, pelo gênero, nem fiquei muito tentado a ler.

    Resposta
  • Eu quase fui ver este filme, mas a seção não foi realizada, e a próxima era meio tarde…

    Cara, neste casos eu tenho a seguinte idéia: ninguém ganha uma moeda por um mesmo conto, então quer dizer que algum ponto ele difere no livro que gerou o filme.

    E bom carnaval, mesmo que seja para descansar.

    Fique com Deus, menino Philip.
    Um abraço.

    Resposta
  • Bom, o mundo da literatura juvenil atual é dotado de cópias e falta de originalidade, nem me surpreendo. Mas me falaram bem desse livro e acredito que o filme seja bom também.. vou conferir!

    ;*

    Resposta
  • Oi Phil, tudo bem?
    Menino, tô louco pra ler, só tô esperando chegar lá na loja,
    Ótimo carnaval pra tu
    Abração
    🙂

    Resposta
  • Sempre quuis comprar esse livro.. mas nunca sobra dinheiro ¬¬
    To louca pra ver o filme – o mlk que interpreta o percy eh mto gatinho! ;D

    =*

    Resposta
  • quero assistir esse filme ai, teu post bemmm legall…
    obrigada pelo elogio no blog
    beijo de miss
    hauhauhauhau
    té mais

    Resposta
  • De fato, estou com muita vontade de assistir o filme. 🙂 Abração, boa semana.

    Resposta
  • Best-sellers não me atraem. =/
    Não curto esse tipo de coisa,
    haha.

    😉 abraços amigo 😀

    Resposta
  • Curto cinema, devo ver o filme e ler , me deixou curioso.
    quem sabe compro e leio pra saciar toda curiosidade.
    fui, (v)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.