Resenhas

Resenha: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, por Jennifer E. Smith

A_PROBABILIDADE_ESTATISTICA_DO_AMOR__PR_1363121079PNome do Livro:A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
Nome Original: The Statistical Probability of Love at first Sight
Autor(a): Jennifer E. Smith
Tradução: Camila Mello
ISBN: 9788501095442
Páginas: 223
Editora: Galera
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Onde comprar: Compare Preços

Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.

Durante minha leitura fiquei preso em determinadas situações do meu cotidiano. Pensando nas coincidências e como elas mesmo existem, quatro minutos, como no enredo,  mudaram  a vida da personagem central . O romance dentro do enredo se abre com uma grande delicadeza nas mãos da autora deixando aquela sensação e  necessidade de querer mais.

Quatro minutos. Foi esse o tempo necessário para a mudança da vida de nossa personagem principal Hadley. Uma garota de 17 anos, que na sua idade (adolescente) acaba passando por grandes problemas do cotidiano. Um deles, foi a grande separação de seus pais e agora se ver presa quando deve embarcar à Londres para o casamento de uma das pessoas que antes poderia ser importante e que agora ela, será madrinha de seu pai.

No dia do embarque, ela perdeu por uma fração de quatro minutos o seu voo. Pelo imprevisto, o próximo voo só sairia depois de três horas de espera. Pelo atraso e medo de locais fechados, Hadley correrá o risco de chegar atrasada ao casamento. Nessas três horas, ela acaba esbarrando com Oliver,  um britânico, que está esperando o mesmo voo do que ela. O rapaz, começa a ouvi-lá, passar conselhos, conversas divertidas e o mais importante, o garoto terá uma missão de fazer a garota se superar da terrível claustrofobia. Os assuntos abordados pelos personagens nesse meio tempo, podem ser comparados com diversas relações de família que vivemos, como: abandono, perdão, superação.

“Estão tão próximos que Hadley sente o cheiro da camisa dele e do uísque que bebeu; não estão se tocando, mas dá para sentir os pelos no braço dele roçando os seus, e novamente sente uma vontade enorme de pegar sua mão.”

A separação de seu pai com sua mãe aconteceu em uma viagem à Inglaterra, onde foi a trabalho e nunca mais voltou .Essa sensação de abandono que levou a nossa protagonista a criar uma barreira com o pai, porém, com a chegada de Oliver em sua vida, algo vai ser mudado e os laços podem se fortalecer. Como os flashbacks que são apresentados pelas circunstâncias que levaram a separação dos pais.

O enredo do livro é muito rápido. A autora conseguiu apresentar trechos que pode ser até difícil não se apegar. A construção de tempo e lugar foi outro fator que me chamou atenção. Em poucas páginas, naquele meio tempo de espera do próximo avião, podemos sentir como que o nosso destino é incerto. Algumas pessoas podem esbarrar em nós e mudar a nossa história para sempre. O livro ainda é muito detalhado, não conhecia a escrita da autora, até me deparar com algo calmo, estonteante e que deixaria um gostinho de quero mais.

Um grande aprendizado que posso tirar do enredo é o chamado “perdão”. Por mais que alguma pessoa que confiamos nos machuque, devemos pensar em suas atitudes e ver o porque ela agiu daquela forma. E mesmo errado, devemos compreender toda situação, contexto antes de atirar pedras.  Esse pode ter sido um dos grandes desafios de Hadley na narrativa e medos envolvidos com seu pai. Oliver, foi outro personagem que fez tudo acontecer, seu lado brincalhão e sério, mostrou aos leitores que não dever levar tudo muito a sério, pelo contrário, devemos analisar cada situação e tentar ao máximo ser feliz.

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é um livro para ser presenteado, ainda mais no dia dos namorados. Uma grande lição de vida, especialmente para o casal. A diagramação da Galera Record foi incrível, ficou até difícil decidir qual versão (original ou brasileira) foi melhor. A capa me chamou atenção, pensava em um livro para crianças, e novamente fui surpreendido com toda escrita. A tradução de Camila Mello foi outro fator que contribuiu, destacando mesmo a mentalidade da personagem, os momentos de crises, doses de romance e um final de deixar uma vontade de querer mais.  A narração é em terceira pessoa, não prejudicando a compreensão do leitor durante  a leitura.

“Hadley coloca a testa no vidro do táxi e se pega sorrindo por causa dele se novo. Oliver é como uma música que ela não consegue esquecer. Por mais que tente, a melodia do encontro entre os dois fica tocando na cabeça repetidamente, cada vez mais agradável, como uma canção de ninar, como um hino; não tem como ficar cansada daquilo.”

O livro pode ser lido em um único dia. Tenho certeza que você leitor vai se apaixonar. Algo ainda me diz que alguma produtora vai adquirir os direitos para adaptação, uma vez que toda colocação parece um grande roteiro de filme.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

7 thoughts on “Resenha: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, por Jennifer E. Smith

  • Parabéns pela resenha Philip! Já li A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista e curti bastante. Muito fofo! Abraço!

    Resposta
  • Lucas Goulart Duarte

    Mal posso esperar em ler esse livro! Tantas resenhas boas 🙂
    A Galera realmente acertou lançamento este.

    Ótima resenha! Você citou detalhes que eu ainda não sabia dele.

    Resposta
  • barbara

    um livro lindinho demais, gostei demais da narrativa e do enredo

    Resposta
  • Lucas Goulart Duarte

    Gostei da resenha, parabéns!
    Ainda não li o livro, e apesar de já ter ouvido muitos elogios, essa é a primeira resenha que leio.
    Gostei da história e pelo que percebi com certeza iria gostar dessa leitura, além de ter achado a capa muito legal 🙂

    Resposta
  • a resenha ficou otima parabéns, adoro suas resenhas

    Resposta
  • Camila Mello

    Obrigada pelo elogio na tradução : )

    Resposta
  • Acho que o livro deve ser mega fofo eu comprei e tenho ele a um tempo mas não li, gostei dess perspectiva que você passou do livro, o perdão pois so vejo o pessoal falar do romance..gostei do seu ponto de vista, acho que no proximo mês ele vai estar na minha lista de leitura, beijos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.