Resenhas

Resenha: Champion, por Marie Lu

CHAMPION_1409237704BNome do Livro: Champion
Nome original: Champion
Trilogia: Legend #03
Autor(a): Marie Lu
Tradução: Ebréia de Castro Alves
Editora: Rocco
ISBN: 9788579802089
Ano: 2014
Páginas: 304
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor. O livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, que relança também os dois primeiros volumes da série, Legend e Prodigy.

Depois de acompanhar Legend e Prodigy e conhecer, sofrer e querer mais dos personagens, chegou o momento de encerrar mais uma fantástica trilogia. Marie Lu soube trabalhar muito bem com seu  enredo e concluir com maestria toda a obra.

Depois do advento do volume anterior, Day descobriu que seus dias estão contados, decidindo se afastar de June. Bem quando ele se tornou conhecido pela República e pelo Governo, unindo o povo  a Anden, o primeiro Eleitor. E para quem ainda lembra, June foi convidada para atuar como Primeira Cidadã do país, passando muito tempo afastada de Day.

O acordo de paz entre as Colônias que parecia bem mais perto após a aproximação e toda mudança que aconteceu acaba (ou pode) ir se perdendo. Isso tudo porque um vírus mortal surge na frente de batalha, capaz de reacender todo o ódio que matou centenas de pessoas nas duas nações deixando os habitantes nervosos junto ao governo.

June e Day, novamente com a mão de tudo, responsáveis por salvar todos e solucionar todo o conflito terão de tomar decisões que vão além deles mesmos. Atitudes drásticas, dos quais pode não ter mais voltas. Em épocas de conflito, tudo deve ser dosado para evitar o pior, não é mesmo? E eles não podem esperar nem mais um minuto.

Marie Lu retoma os personagens e aprofunda em sentimentos que nós leitores nos apegamos. Diferente dos dois volumes anteriores, Champion remexe com tudo, com nosso ódio, com nosso apego e com toda torcida que tínhamos pelos nossos personagens. Tudo foi revelado ao seu limite, o suspense foi se encaixando aos poucos, deixando a leitura mais voraz e sedente de um final digno. A essência dos dois personagens foi mantida, não deixando para trás suas origens. Day continua sendo um menino dos bairros pobres que fez tudo pela sua família, enfrentando problemas com agilidade e muita eficiência. Mesmo com novo status social, o conhecimento sempre é algo valioso.

Os personagens ficaram muito centrais, como o Anden que precisa tomar suas decisões, fazendo difíceis escolhas para finalizar com mais um conflito. E é verossímil sua mudança quando reconhece o verdadeiro sentimento de Day e June.  O final foi algo emocionante, não esperado. Perfeito!

A editora Rocco manteve a capa original e toda sua diagramação, o que me ganhou de uma certa forma. As letras são atrativas e a tradução não apresentou erros. A única coisa que me deixou encabulado e acredito de muitos leitores foi: Qual sentido do nome do livro??

Leitura bastante indicada para você que não busca uma comparação enorme com Jogos Vorazes da autora Suzanne Collins.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.