Resenhas

Resenha: Extraordinário, por R.J.Palacio

extraordinarioNome do Livro: Extraordinário
Nome Original: Wonder
Autor(a): R.J.Palacio
ISBN: 9788580573015
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Avaliação:5/5+ bônus
Onde Comprar: Compare Preços

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.

“Não julgue um livro menino pela capa cara.”

Quando descobri que a editora Intrínseca iria lançar o livro no Brasil, foi amor à primeira vista! Wonder (Extraordinário) é um livro que me fez pensar em meus próprios limites e minhas limitações. Enxergando uma luta contra o preconceito por um menino de 10 anos. O Entrando Numa Fria foi selecionado pela editora e recebeu uma cópia adiantada do livro!

Extraordinário é o primeiro romance da autora R.J.Palacio eleito um dos melhores livros YA de 2012 pelo The New York Times e pela Amazon. A autora se inspirou em uma situação real vivida por ela e seus filhos, eles encontraram com uma garota que tinha deformidade facial em uma sorveteria. O seu filho mais novo – de 3 anos-, começou a chorar e o mais velho ficou alarmado, obrigando-a se retirar do local para  não causar fortes constrangimentos para a família da garota. No enredo, Palacio conta a mesma cena na perspectiva contrária,  há de um menino.

“Médicos vieram de cidades distantes , só para me ver, parados ao lado da minha cama sem acreditar. Dizem que só posso ser uma das maravilhas da Criação, e até onde veem não conseguem explicar.” – Natalie Merchant, “Wonder”

August Pullman (Auggie) é um menino de apenas 10 anos, ele nunca frequentou uma escola, desde quando nasceu passa por várias cirurgias para correção de sua face. Sua educação fica aos cuidados de sua mãe. O garoto possui um problema diagnósticado como: ” disostose bucomaxilofacial previamente desconhecida causada pela mutação de um autossomo recessivo no gene TCOF1, localizado no cromossomo 5, complicada por uma microssomia hemifacial característica do espectro óculo-aurículo-vertebral”. Difícil, não? Os pais de August tomam uma grande decisão, ao matricular o garoto em um colégio, pela sua saúde ter se estabilizado. Assustado pela notícia, sabendo dos impactos e o que sua face causa nos olhos de outras pessoas, o garoto toma iniciativa, afinal, ele deseja ser uma pessoa normal no meio de tantas.

Após seu primeiro dia de aula, apresentação de seus novos colegas, desvio de olhares e conversas de outras pessoas pelo corredor, August passará por momentos de muita força de vontade, raiva, tristeza, decepção até aprender o como ele é extraordinário. A narrativa é apresentada sob o ponto de vista de diversos personagens: August, Olívia (Via, sua irmã), Jack, Summer, Miranda, Justin e outros. Apresentando mensagens extraidas de outras grandes obras, levando uma reflexão de como enxergamos algumas pessoas. Ao ler a sinopse, tive uma ideia que o livro falaria sobre bullying e que me faria chorar. Pelo contrário, Palacio conseguiu apresentar um personagem forte, com força de vontade, visualizando e transformando olhares das pessoas que antes o rejeitavam, mostrando que seu problema não é pretexto de não ser uma pessoa normal. Mesmo em momentos de tristezas, encontrei um August forte, que é fã de Star Wars, joga Wii, ama sua cadelinha Daise. Tive uma experiência incrível e real, mudando meus conceitos e aprendendo como devemos enxergar certos problemas, certas “incertezas”. A pessoa que nasce com alguma deformidade ou que sofre, nunca queria que o mesmo acontecesse, devemos tratá-la como uma pessoal digna de viver ao nosso lado.

Os relatos dos personagens, foram momentos que me marcou durante minha leitura. Nunca fiquei tão preso, com vontade de descobrir o final em tão pouco tempo. A evolução, o crescimento de cada personagem me trouxe a grande certeza que suas qualidades e defeitos se espelham em nossas atitudes reais. Nossos erros ao enxergar essas pessoas, pode ser alterado, proporcionando uma convivência mútua como pessoas. A autora ainda poderia ter explorado o lado dos pais de August, mostrando suas visões com mais relatos do que sofreram na criação, crescimento e desenvolvimento de seu filho.

A editora Intrínseca fez um trabalho incrível, lindo e emocionante trazendo o livro para o Brasil.  A tradução de Rachel Agavino, todas às ilustrações, trechos apresentados foram essências  agragarando ao resultado final de todo o conteúdo. Momentos dramáticos e tristes são intercalados em August, ao mesmo tempo fazendo piada junto ao seu amigo (Jack) de sua própria condição física. Um garoto que era tratado como uma criança, finalizando como uma pessoa mais forte e pronta para encarar qualquer obstáculo de sua vida.

Extraordinário revela momentos de como nossa fisionomia física ainda é muito valorizada em nosso meio social. Deixando ao leitor a certeza ou a dúvida de suas intenções no seu dia-a-dia e questionando como  “pré-julgamos” uma pessoa sem tentarmos conhecê-la por dentro.  Uma leitura muito recomendada, para aqueles que pretendem muito ser feliz.

“Agora, esse é meu segredo. É muito simples. Só pode enxergar direito com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” – Antoine de Sant- Exupéry, O Pequeno Príncipe.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

64 thoughts on “Resenha: Extraordinário, por R.J.Palacio

  • Ideval Junior

    Estou louco pára saber o que este garoto tem no rosto, desde que vi o booktrailer, muito bom por sinal, da editora… e irei comparar o livro mais por essa curiosidade e espero que acabe sendo a melhor leitura do meu ano… 🙂

    abraços

    Resposta
  • Esse livro é mesmo muito, muito bom, Philip! Ele nos mostra que uma pessoa pode ser linda, mesmo que por fora seja fora dos padrões considerados comuns. A mensagem que Palacio transmite é muito bela 🙂
    Parabéns pela resenha!
    Beijo!

    Resposta
  • Já comprei na pré-venda. Não tem como resistir a tudo isso!!!
    Ficou linda sua resenha, e dá pra perceber que você ficou realmente tocado.
    Enfim, arrasou novamente!!

    Bjkas

    Resposta
  • Estou ansiosíssima pra ler esse livro! Espero que o livro também mexa comigo. E eu acredito que a Intrínseca acertou na escolha desse livro.

    Resposta
  • Desde que eu soube do lançamento já fiquei decidido a ler, inclusive está na lista dos meus desejados, eu amo histórias como essas, tocantes e emocionantes, que nos dá uma grande lição de vida, o fato de como enxergamos nosso próximo é realmente especial… Com certeza vou me emocionar com essa leitura!

    Parabéns pela resenha! ^^

    Resposta
  • Gladys Sena

    Gosto de ler tramas baseadas em fatos reais, pois sempre aprendemos lições para nossas vidas.
    Até o momento só li bons comentários desse livro estou curiosa, 😉

    Resposta
  • Ola Philip, tudo bem?
    Esse livro esta entre os meus desejados pela temática que tem. Sou da opinião que ele deveria até ser adotado nas escolas pra que esse trabalho de luta contra o preconceito e esse ideal de beleza possa ser erradicado, mesmo que seja aparentemente impossível. Espero conhecer em breve o August e quem sabe, aprender um pouco com ele.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    Resposta
    • Amanda, um livr lindo com uma temática que reflete tudo o que você expõe. ^^

      beijos

      Resposta
  • Oi, Philip!
    Todas as resenhas que tenho lido a respeito desse livro são positivas.
    Estou com muita vontade de lê-lo.
    Acho que esse tema (o bullying) é muito importante e, apesar dos dias de hoje, ainda existe muito preconceito com pessoas “diferentes”.
    Amei a resenha ela ficou incrível.
    Beijos.

    Resposta
  • Parece ser um livro que nos faz pensar e repensar os valores de uma pessoa. Até agora, só li comentários que favorecessem o mesmo e, assim, minha curiosidade só aumenta… estou participando do sorteio! Quem sabe né? hihi. Beijos Philip

    Resposta
  • Cristiane Silva

    Esse livro é bem legal heim? Adorando as resenhas que vejo dele. A história promete uma ótima leitura e tem uma bela lição por trás. Gostei.

    Resposta
  • Camilla Neves

    Ah, esse livro promete ser muito fofo e emocionante, quero muito ler! E a capa americana também é bem bonita, mas prefiro a brasileira.

    Resposta
  • Ah, já li uma resenha desse livro e gostei bastante do tema, porque uma pessoa não é só linda fisicamente, mas por dentro também. Louco para ler!
    Abraços!

    Resposta
  • Eu adorei o livro, por conta que ele sofre muito, mas supera todos os obstaculos e continua forte e forme.

    Resposta
  • Sanélia

    Adorei o tema do livro, realmente a Intrínseca está arrasando nos lançamentos! Deve ser muito curioso e emocionante entrar no universo dessa criança e enxergar a sociedade pelos olhos de August. Parece ser um livro lindo e comovente. Fiquei mais do que curiosa para ler!

    Resposta
  • Essa é a segunda resenha que leio sobre este livro, e todos estão falando que é extraordinário, o mesmo. Sério, estou encantada, quero muito lê-lo, mas está faltando $$$, então, estou na espera. Amei a resenha!

    Beijos,

    Maris
    http://maristelabispo.com.br

    Resposta
  • Patricia Gomes

    para ser sincera, o livro me chamou a atenção primeiramente pela capa… não sabia que era baseado em uma estória verídica, fiquei super curiosa em ler essa narrativa que parece bastante envolvente e em conhecer personagens que parecem tão marcantes (especialmente August)… com certeza vai entrar na minha lista de futuras leituras!!

    Resposta
  • Oi Philip! Eita, eu ja estou apaixonada por esse livro antes mesmo de ler! hahaha Todo mundo que resenhou o livro está falando mto mto mto bem dele, e a cada dia que passa minha vontade de ler aumenta!!

    Parece ser uma estoria tocante *-*

    Resposta
  • barbara

    gostei bastante da resenha achei interessante , uma capa bonita cheia de encanto , uma delicinha

    Resposta
  • Oi Phillip,
    Não vejo a hora de receber o meu exemplar desse livro.
    A história parece ser emocionante e quero muito ler esse livro.
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Vanessa Llona

    Parece ótimo este livro.

    Resposta
  • maria auxiliadora

    A historia de August parece ser uma historia emocionante,essa força de vontade dele de viver na comunidade e enfrentar todos os obstaculos e preconceitos e mesmo assim naõ desiste,quero muito ler este livro.

    Resposta
  • Também achei que esse livro fosse pra chorar, como A culpa é das estrelas, mas pelo visto não. É bom que não tenha choro, e sim alegria, em um livro que conte a história de um menino com tal deficiência, e sim que diagnostico complicado. Misericórdia. kkkk
    Gostei bastante da sua resenha, e em todas que venho lendo nenhuma falou mal desse livro, pelo visto é muitíssimo bom.
    Beijoos :*

    Resposta
  • Thais Santos

    Esta é a terceira resenha que leio sobre o livro, e mais uma vez sinto a certeza de que preciso lê-lo. Parece o tipo de livro que além de emocionar, transforma algo em você, te traz novos valores, te convida a pensar. Tenho uma irmã deficiente fisica e sei bem como pode ser dificil encarar a estranheza dos outros diante do diferente, mas nada que não possa ser superado quando se tem o minimo desprendimento do que julgam normal, quantos seres extraordinarios não se escondem por detras de rostos estranhos, de rodas, de muletas?! Estou ansiossima por essa leitura! E parabéns pela resenha, de verdade!

    Resposta
  • CAMILA MAZZETTO

    Ola Philip,
    Confesso que desde o dia em que vi o booktrailer desse livro simplesmente me apaixonei por ele e quero muito ler, não vejo a hora de ser lançado, espero não me decepcionar…
    Beijus

    Resposta
  • Leonardo Pavani

    Adorei a sinopse do livro, estou com muita vontade de ler. Adorei a resenha também.

    Resposta
  • Oie rapaz =)
    Menino pelo que li da resenha me parece uma história bem marcante e tocante, quero ter a oportunidade de ler esse livro e está me emocionando como você ^^
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    Resposta
  • Oi. Só encontro resenhas positivas desse livro, e acredite, não me canso de ler todas. Fico pensando… Se eu me emociono com as palavras dos leitores, como é que eu vou ficar diante as palavras do August? Não vou falar que o livro me chamou a atenção de primeira, mas me deixou curiosa, confesso. Suas palavras foram tão bonitas.. Livro bom que mexe com a gente faz isso mesmo né? Não vou deixar essa leitura passar.
    Beijos.

    Resposta
  • Suellen

    Sabe eu gosto desse tipo de livro. A reflexão das pessoas que se envolvem com o problema é fantástica e como tudo vai se resolver de uma maneira e a visão da pessoa em si além da superação. eu nem sei o que falar ou como me expressar, mas quero saber o que aconteceu com o menino e como ele vai lidar com todos os desafios. Adorei!

    Resposta
  • Um dos livros que eu mais quero ler em 2013 é este. A sinopse, a capa, o título, o booktrailer… Tudo nele me conquistou!

    Resposta
  • Camila Mazzetto

    Além da resenha ser ótima pessoal, tem o sorteio do livro o/. espero ser a ganhadora!!! kkkk

    Resposta
  • Ariana alves

    A capa desse livro por ser bem simples não tinha me chamado a atenção mas após ler um pouc sobre ele me senti tocada por essa história de um garoto desfigurado.
    Realmente não deve ser fácil e imagino a minha própria reação ao me deparar com uma deformidade como essa.
    Confesso que não sei como instintivamente reagiria =/

    Resposta
  • Oi, Philip a sua resenha ficou simplesmente maravilhosa! Estou muito ansioso para ler este livro, muito mesmo. August é simplesmente encantador. Já li várias resenhas sobre o livro e a sua foi uma das que mais me chamaram a atenção, parabéns!

    O que me fez querer ler o livro é que boa parte da narrativa dele é feita por meio de outros personagens, que não o próprio August. Isso nos mostrar como as pessoas que convivem com ele o veem, muito legal.

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    Resposta
    • Leonardo, obrigado pelas suas palavras. Fico muito feliz!! O livro é ótimo e você vai gostar muito.

      Resposta
  • Nossa, esse livro parece muito bonito e sensível. Estou ansiosa para ler. Mostra sem medo e sem paliativos como costumamos ser levados apenas pela aparência. Muito interessante que ela fez um protagonista forte, que apenas tenta ser normal. E ele joga Wii!!! *_*

    Resposta
  • Olá!
    O livro parece muito interessante com uma história maravilhosa.
    Estou ansiosa para ler tenho certeza de que irei me emocionar.
    As pessoas dão mais valor as aparências, enquanto deveriam descobrir a beleza interior de cada ser humano.

    Resposta
  • Já li resenhas sobre esse livro e todos falam muito bem do livro. Vou ser sincera, se fosse olhar apenas a capa, eu nunca compraria, por isso, sempre pesquiso antes e o que li até agora, gostei.

    Resposta
  • Thais Freitas

    A história parece ser cativante e pelas citações na resenha deve ser uma leitura muito boa, cheia de frases marcantes. Achei tão legal que tem mensagens de outras grandes obras no livro. Já vi tantas resenhas positivas sobre Extraordinário que deu muita vontade de ler.

    Resposta
  • Eliene Carvalho

    São tantas as opniões positivas quanto a esse super lançamento que é impossível não desejar essa leitura, deve ser extremamente emocionante, surpreendente, reflexivo. Espero lê-lo em breve! 😀

    Resposta
  • Jacqueline Schultz

    Primeiro, parabéns pela resenha,muito bem feita!
    Nossa, fiquei emocionada só de ler a resenha, to com muita vontade de ler o livro todo, quero saber toda a estória.
    Realmente, não costumo comprar um livro pela sua capa, o que me interessa é o conteúdo mesmo. Mas, infelizmente, não é exatamente isso que acontece com as pessoas, muitas vezes somos julgados só pelo rótulo.

    Resposta
  • Andressa Nunes

    Resenha muito bem escrita, destacando os pontos que irão prender a atenção do leior.

    Resposta
  • Clara

    Nossa, que resenha hein! Estou louca para ler esse livro, o tema é bem interessante e o livro mexeu comigo desdo dia que li sua sinopse. Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Resposta
  • Estou com muitas expectativas em relação a este livro! Já li tantas resenhas lindas ^^ Parece ser uma daquelas histórias que te inspiram e fazem você questionar tudo na vida. Parece ser emocionante e quero muito poder ler esse livro!

    Bjs
    @Tibiux

    Resposta
  • Elisa da Luz Adorna

    a leitura desse livro deveria ser estimulada nas escolas

    Resposta
  • Cristiane de oliveira

    Acho que essa foi a melhor resenha que já li na vida eu entendo muito bem o que é ter alguém “diferente” na familia e por isso sofrer vários preconceitos , esse livro vai ser muito bem vindo na minha estante.Amo livros assim que me fazem chorar e rir e aprender .

    Resposta
  • Nardonio

    Confesso que quando vi essa capa não levei esse livro muito a sério, mas depois dessa resenha, mudei completamente de opinião. Gosto bastante de histórias assim, e acho que vou gostar desse também. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • Amei a resenha! Extraordinário tem sido bastante divulgado e comentado, me deu vontade de ler. 😀

    Resposta
  • Jéssica Caroline Lucas da Silva

    parece ser meiuo triste esse livro mas a resenha fico bem detalhada e o livro parece ser bem interessante

    Resposta
  • Lucas Goulart

    Quero muito ler esse livro!

    Resposta
  • Vejo sempre críticas muito positivas a respeito deste livro, o que acabou me surpreendendo muito, porque o nome nem a capa me chamaram a atenção. Acho que passa uma mensagem muito importante e estou louca para lê-lo! 😀

    Resposta
  • Fernando Goncalves

    Quero ler ‘Extraordinário’ pois sua resenha (que por sinal está muito bem escrita) despertou meu interesse e porque eu acredito que livros, principalmente quando são baseados em histórias reais, nos ensinam muitas lições que podem durar até mesmo a vida toda 🙂

    Resposta
  • Pâmela

    Adorei a resenha. Estou muita ansiosa para esse ler esse livros.
    Bjos.

    Resposta
  • jessica suellen

    Adorei a resenha, estou querendo muito ler esse livro parabéns

    Resposta
  • Conheci esse livro por uma matéria incrível, e me apaixonei logo de cara, afinal, quem nunca sofreu algum tipo de preconceito na vida, é claro que infelizmente algumas pessoas, como August, sofrem muito mais, e acho que a historia é incrível por nos fazer pensar nisso e por colocar esse ponto de vista através de uma criança, que é tão inocente e tão amável. Com certeza uma prioridade de leitura.

    Resposta
  • Philip!
    Achei a resenha muito bem elaborada, falando sobre a mudança de seus sentimentos em relação a situação e a forma como foi escrita o livro, bem detalhada e cheia de opini~]ap.
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    Resposta
  • Sara Dutra

    Parabéns a todos que participaram dessa edição fantástica!
    Ha muito tempo nao encontrava um livro bom, que me motive a ler.. Esse ganhei do
    Meu namorado ( que leu e achou que eu amaria) e em 5dias terminei de ler.. Nao conseguia estudar, pois a leitura me “prendia”.. Obrigada por resgatar esse interesse pela leitura e por transmitir a solidariedade, amizade , amor ao próximo e tantos outros sentimentos e aprendizados ensinados neste livro!

    Realmente fantástico !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.