Resenhas

Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota

Livro: Não Sou Este Tipo de Garota
Autor: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito Jovem
ISBN: 9788563219381
Ano de Lançamento: 2011
Páginas: 248
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Livraria Cultura

Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 
Depois de tantos livros pesados para ler, que gastavam um aprofundamento maior, eis que surgiu uma leitura que proporcionou uma leitura mais fácil. Lembram daqueles filmes e livros de adolescentes? Mais ou menos isso. 

 O enredo é todo voltado para a personagem principal Natalie Sterling, uma garota “certinha“ no começo, com pensamentos para seu futuro. Mas a vida é sempre imprevisivel, e as coisas, as escolhas de uma hora para a outra podem mudar, seus desejos virem a tona, uma só ação pode mudar a vida da personagem. 

E isso acontece, na chegada de Spencer, uma menina que se acha que está no controle. As dúvidas até mesmo para nós leitores começam a surgir: “ Será que uma garota de 14 anos tem mesmo controle dos seus atos?“.Não mesmo. Desse ponto inicia uma reviravolta, quando Natalie, com pensamentos em formar, entrar para uma universidade e se tornar Presidente do Conselho Estudantil, sente obrigada a orientar  Spencer que só quer mostrar seu corpo, para atrair interesse nos olhos dos meninos, tudo isso porque? Porque Natalie, foi babá da garota. Ela não acha correto esse tipo de atitude, começando a refletir, se ajudará e colocará uma mancha negra em seu futuro ou mudará todo seu destino e pensamentos já trilhados, ou continuará com seus sonhos e tornará este tipo de garota?
O livro começa a trabalhar o quão é importante orientar nossos filhos desde cedo. Que algumas decisões que possamos achar certo, podem ser errado. E se entregamos a isso, poderá afetar nossos relacionamentos sociais, afinal, o ser humano não vive só. Natalie não consegue confiar nos garotos, depois de ver a realidade, como tantas garotas são tratadas e depois de serem usadas são jogadas como lixo. Quando a própria personagem cai na mesma armadilha quando começa a se entregar a Connor Hughes, atleta, mais lindo e fofo da escola, adorado por todas as meninas. 
“…confiar em garotos é igual a beber e dirigir. Claro, alguns correm o risco. O fato de tomar uma ou duas cervejas nunca parecem ser perigosos no começo…` (Trecho do livro)
Confesso que demorei um pouco para ler esse livro, pela quantidade de livros para ler. Porém quando vi muitos comentários do mesmo, resolvi apresentar uma chance. A leitura flui com uma rapidez sem fim. É um livro teen, não é a toa que vem com o selo Novo Conceito Jovem. Um ótimo trabalho da editora. Indico para todos, mesmo parecendo um livro para meninas, se engana na leitura. O livro, em suas passagens não mostra ser cansativo, os capítulos são menores, só posso críticar, dessa mudança de capítulo é que um local é encerrado e quando inicia outro nem notamos a mudança de cenário, aquela alternância de tempo, entendem? Podendo deixar o leitor um pouco confuso até se acostumar. Fora isso nada a reclamar. 
Só me deixou pensando no final, como muitos lugares que li, o como a sociedade é taxativa com as garotas e com os garotos o contrário. As meninas que correm atrás de um cara, é chamada de “safada“ e o cara ao contrário é reconhecido como pegador, é uma mensagem interessante que a autora colocou em foco. Vemos de cara como a sociedade é preconceituosa. Os famosos valores sociais distorcidos, tema forte nesse enredo.  
No mais, boa leitura a todos.  

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

33 thoughts on “Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota

  • Olá, adorei a resenha! Estou querendo ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade ;D

    bjãoo;*
    Naty – Just Books !

    Resposta
  • Oiii,

    Eu gostei deste livro é uma leitura que te faz refletir, mas é uma leitura sem compromisso… Eu achei um pouco irritante a Nathalie algumas vezes. Mas eu gostei dela e Connor é realmente muito fofo!

    Bjos, Patty
    Cartas para Ficção

    Resposta
  • Olá.
    Bom, parece ter realmente um tema interessante. Não sei se o leria agora, porque tenho outras prioridades, mas talvez eu o procure.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    Resposta
  • É interessante, mas tem que ser avaliado criticamente tmb… hehehe

    vlww gente…

    Resposta
  • Oi..

    Bom, eu gostei muito do livro, e assim como vc o considerei a nota 4.Entendo quando vc diz alternância de tempo, também percebi isso..

    E realmente a mulher se tenta correr atrás de um cara, logo é taxada no mau sentido, já o homem não..

    Muito boa a resenha!

    Bom Domingo!

    Resposta
  • Nossa! Estou louca para ler este livro, vi o mesmo na livraria e quase morri de tão lindo que é. *-*
    Depois de sua resenha, posso dizer que fiquei mais empolgada ainda.
    Espero logo ter a oportunidade de lê-l0.
    Beijos
    http://jovemleitora.blogspot.com

    Resposta
  • Pam, na promoção Eu Estou Numa Fria por 100 seguidores, tem sorteio dele, quem sabe você ganha. hehehe

    participa mesmo… bjos

    Resposta
  • Concordo com você, a sociedade sempre vê o melhor em tudo o que o homem faz, e já com as mulheres a coisa não é bem assim. O que um homem faz que pra ele é considerado ”legal” pra nós é considerado o oposto :s
    Enfim, tenho esse livro já, só estou sem tempo para lê-lo, espero conseguir logo ahuahua
    Adorei a resenha 🙂
    Beijos,
    Abrigo Literário.

    Resposta
  • Este livro está sendo sucesso em quase todos os blogs literários!

    Obrigada por sua visita!
    Vote em nossa enquete!
    E não esqueça do sorteio dos 16 livros em 10/09 aos seguidores que comentam o blog; quanto mais comentar, mais chances de ganhar!
    Estamos juntos

    Resposta
  • Eu quero muito ler esse livro… me parece tão bom! Sua resenha está otima (:
    BJão e bom domingo =^.^=

    Resposta
  • Philip,

    Tenho amigos e amigas que leram esse livro e gostaram. Mas tenho minhas dúvidas. Pela capa e pela resenha que você fez, parece ser uma obra razoável. Acho não entraria no meu rol de prioridades literárias. xD

    Um abraço.

    Resposta
  • Só leio elogios sobre esse livro pela blogosfera e penso que ele realmente deve passar uma “mensagem” bacana, mas não tenho muita vontade de lê-lo. Não costumo me interessar por livros “teen” (poucas exceções).
    Ótima resenha 🙂
    Beeeijos

    Marina Oliveira http://distribuindosonhos.blogspot.com

    Resposta
  • Pois é, rapaz, é mais ou menos isso aí, mesmo. Eu esperava encontrar o livro mais fútil do mundo, mas “Não sou este tipo de garota” é até uma obra bastante madura, quando comparada com outras publicações do mesmo gênero. Dá pra extrair, do livro, umas valiosas lições sobre a hora de ser sério e a hora de pegar leve, assim como sobre aquela paranoia que muitas vezes temos sobre a opinião alheia. A protagonista é, sem dúvidas, bastante caricatural; entretanto, eu creio que a autora criou uma Natalie ABSURDAMENTE certinha justamente para que nós pudéssemos perceber, com todas as cores, os efeitos desse tipo de comportamento na vida de uma adolescente normal. E foi uma excelente tacada.

    Abraços!
    Livros, letras e metas

    Resposta
  • Pra falar a verdade esse livro não é daqueles que me chamariam muito a atenção, mas parece ser uma leitura divertida e já li tantas resenhas positivas que acabei ficando curiosa!

    Beijos!

    Resposta
  • Vi críticas boas sobre esse livro e fiquei com vontade de ler. Estou mesmo precisando de uma leitura mais leve!! Uma pena que a estante esteja lotada e a verba comprometida até o próximo mês!! hehehe
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Resposta
  • Realmente tenho visto falarem bastante desse livro, e estou ficando cada vez mais curiosa. Parece ser de uma leitura leve e agradável, como você falou, e mexe com os padrões e esteriótipos de nossa sociedade, mesmo que seja aparecentemente só mais uma história adolescente.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    Resposta
  • Tem pipocado comentários e resenhas positivas a respeito desse livro nos blogues que frequento. Confesso que tenho minhas dúvidas para com ele. Fico num leio ou não leio? Se acha-lo numa mega promoção talvez até compre e leia, mas ainda é algo a ser analisado.
    Gostei da resenha querido.

    beijos e boa semana pra ti.

    Resposta
  • Adorei a resenha! Li este livro em dois dias. Realmente a leitura flui rapidamente.
    Gostei do final do post, onde você fala que os garotos acabam sendo os “pegadores” e as garotas “safadas”. É exatamente assim que acontece.
    Gostei muito do livro, super recomendo! rs’

    Beijinhos, :*
    http://www.primeiro-livro.com

    Resposta
  • Oi Philip!
    Ainda não li esse livro, mas gostei da sua resenha e da análise que você fez no final… Infelizmente a sociedade ainda é muito machista =/
    Beijos,
    Sora
    Meu Jardim de Livros

    Resposta
  • Esperando que meu kit chegue logo porque me prometeram ele há um mês e nada até agora =/

    Resposta
  • Você leu!rsrs
    Eu gostei bastante do livro e trás mesmo um pensamento e ensinamentos muito legais para o cotidiano.

    Beijos

    Resposta
  • Eu ainda não li esse livro, mas ele está aqui na fila de espera. Realmente, todo mundo fala super bem dele que até dá vontade de ler logo. Gostei bastante da resenha!
    Beijos!!!

    Resposta
  • Vc viu Nanda, eu li, hehehehe, a estória nao parece ser tão tão assim não e como na resenha flui muito rápido.

    De Lima pode ler, compensa e muito..

    Angela, viu viu, massa demais mesmo.

    Thais, chegará sim, so esse clima de Bienal passar que vc vai ver.

    Sora, faço suas palavras as minhas.

    Amanda, bom mesmo ne… heheh

    Kivia, o livro é bastante questionador, pela capa não apostamos nele, mas quando lemos mudamos o que achamos. Eu rir demais, como vc acompanhou a caixa de correios, mas a Novo Conceito, sempre publica algo para se questionar.

    Resposta
  • Andressa ^^ vc viu ne

    Sasa ler sim vc vai gostar

    Adriana, muito bom mesmo.

    Vicky brigadao mesmo, vc tmb escreve muito bem.

    Andrew, a capa desmurece, como digo na caixa de correios mas compensa muito. Comece a ler. Eu tmb tive dúvidas.

    Bia, vi a sua resenha tmb, ficou ótima. ^^

    Marina, tmb so via a mesma coisa.

    Robledo, assino em baixo… muito bom mesmo… e seus questionamentos são coesos.

    Eduarda, vc não vai perder, vai?

    Ca, demais mesmo ne

    Nanda, pode ler sim, vc vai gostar.

    Nanda e Julia, brigadao mesmo, podem conferir sem medo…^^

    brigadao mesmo galera.

    Resposta
  • barbara

    essa capa esta lindinha , um ar adolescente , fofissimo

    Resposta
  • Layse Hana

    Amei a capa ea historia parece ser bem legal…
    Ouvi comentarios positivos a respeito da autora e acho que o livro deve ser bem legal!

    Resposta
  • Super adorei a resenha e super concordo ! Adoro o Blog

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.