Resenhas

Resenha: O Futuro de Nós Dois, por Jay Asher e Carolyn Mackler

O_FUTURO_DE_NOS_DOIS_1361555019PNome do Livro: O Futuro de Nós Dois
Nome Original: The future of us
Autor(a): Jay Asher e Carolyn Mackler
Tradução: Ana Ban
ISBN: 9788501097231
Páginas: 384
Editora: Galera
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir…

Soube do lançamento deste livro quando a editora Galera Record fez a sua divulgação no evento de “Embarque com a Galera” realizado no primeiro semestre aos leitores e parceiros no Rio de Janeiro. O enredo logo me convidou à mergulhar ao passado e reviver aqueles tempos, 1996 (que eu mesmo passei), quando ter um computador e acessar a internet era quesito de luxo. Lembro até hoje do meu primeiro computador acessando a internet dial-up (rs). Para os leitores mais novos, sim! Existiu essa época! E é nela que iremos voltar um pouco ao tempo junto com Emma e Josh.

O ano é 1996, quando Emma ganha de seu pai o seu primeiro computador com o inesquecível windows 95! É quando seu melhor amigo e vizinho – Josh-, empresta um CD da América Online (AOL), com acesso a instalação da internet. Permitindo a garota em criar seu próprio endereço e ter todos os acessos de sua casa. É nesse momento que todas as novidades, ações de Emma no presente (96) irão interferir em seu futuro.

“O monitor congela por uns vinte segundos. Então, a caixa branca se transforma em um pontinho azul e outra página aparece. Tem uma faixa azul na parte de cima que diz “Facebook”. Uma coluna no centro da tela tem o título de “Feed de notícias” e, embaixo disso, um monte de fotinhos de gente que não reconheço.”

A garota não pensa duas vezes, logo faz o seu cadastro e começa a navegar pela rede de computadores. Andando pelos sites, ela acaba esbarrando em uma rede social desconhecida para muitos (de sua época) – o Facebook-, logo visualiza uma foto que a identifica como ela, só que no futuro. O mais estranho, é que o Facebook, para os adeptos em redes sociais, só iria ser criado em 2004. Uma rede que nem se quer foi criada, começa há ver outras  fotos que revelariam o seu futuro de 15 anos depois. Tudo começa a ser revelado para a garota. Sua profissão, família, amigos tudo em 2013. Assustador, não?  Para eles são. Ambos combinam de acessar a rede social, só quando ambos estiverem disponíveis, assim, poupam algo que não queriam ver. Uma grande loucura dentro da cabeça dos dois personagens começa a surgir!

Daí em diante, Emma e Josh começam a perceber e visualizar que todas as suas atitudes (96), como suas rotinas e tudo que acontece no presente, toma um rumo no futuro deles. A garota percebe que ela não será feliz em seu futuro e começa querer alterar seu dia-a-dia no presente. Já pelo outro lado, Josh que logo visualiza um futuro promissor em sua vida, não quer saber em alterar nada. O grande problema é que as atitudes de Emma, altera o futuro daqueles próximos a ela. Ixxiii!!!! Um problemão, não?

O livro é narrado por ambos os personagens, trazendo uma visão legal de cada um. Os autores, como Jay Asher “Os 13 Porquês”, passou sua lealdade com a escrita tão bom quanto seu outro livro que tanto conhecemos. A junção do passado, presente e futuro faz com que recordemos todas as mudanças que aconteceram durante o caminhar dos anos. E bota mudança! O enredo é todo divertido, os personagens são muito companheiros, a mensagem é muito válida para o nosso futuro que vivemos. O pessoal não está sabendo dividir o que pode e deve postar em redes sociais. O excesso de exposição é tão grande que pode aumentar os riscos sérios de roubos, chantagens e outros problemas que vivenciamos. O Facebook virou um diário virtual onde falamos tudo o que acontece em nossa vida, desde o “bom dia” até a “boa noite”, momentos de crises e alegrias também são divididas na rede social.

Não devemos ficar presos nas redes sociais, devemos usá-la da maior forma possível, como uma aproximação de nossas famílias e amigos. Muitos acham que ninguém consegue ver nada que postamos, pelo contrário. Qualquer pessoa tem acesso e uma postagem errada pode destruir uma vida ou revelar muitas verdades escondidas. Tomem cuidado!!!!

A editora Galera Record retoma sua diagramação habitual. A tradução de Ana Ban foi outro fator que ajudou. Não conhecia a tradutora, fiquei muito animado com suas colocações que pretendo pegar o livro americano para comparar. A capa foi outro ponto que convida o leitor para descobrir algo dentro da narração. E lógico, uma grande viagem que pode ser digerida em uma tarde gostosa de final de semana.

O Futuro de Nós Dois é uma das grandes apostas da editora. E está conseguindo trazer resultados positivos para os leitores!!! Corram para uma livraria mais próxima e leiam!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

4 thoughts on “Resenha: O Futuro de Nós Dois, por Jay Asher e Carolyn Mackler

  • barbara

    lindinha a capa desse livro , gostei bastante da narrativa desse livro, intrigante

    Resposta
  • Lucas Goulart Duarte

    Esse livro é muito interessante por envolver algo tão novo na nossa vida e de uma forma tão diferente 🙂 nasci no mesmo ano que acontece o livro e isso me faz ficar ainda mais ansioso por esse leitura, pois não acompanhei a evolução da internet e tals :p

    Curti muito sua resenha. Me deixou com mais vontade ainda de ler ele!

    Resposta
  • Já li algumas resenhas desse livro, e cada vez fico com mais vontade de ler! Nem tinha me interessado pela capa, mas agora mau posso esperar para tê-lo em mãos!
    Gostei bastante da sua resenha -^.^-
    Beijos ;*
    > fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    Resposta
  • Acho o livro interessante e falar de redes sociais hoje em dia ja que isso ja virou rotina ou até mesmo vicio para alguns é interessante, e concordo com você algumas pessoas perdem a noção do bom senso no face..tenho “amigos” que postam TUDO de suas vidas e depois reclamam…acho que tem algumas coisas que vc não precisa divulgar a todo mundo, minha opinião.
    beijos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.