Resenhas

Resenha: O Livro das Princesas, por Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza

O_LIVRO_DAS_PRINCESAS_1364933696PNome do Livro: O Livro das Princesas
Autor(as): Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza.
ISBN: 9788501403254
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Avaliação: 3/5
Onde comprar: Compare Preços

“Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis”

É notório o conhecimento do público leitor pelas autoras brasileiras: Paula Pimenta (Fazendo Meu Filme) e Patrícia Barboza (As Mais) e as autoras americanas: Lauren Kate (Fallen) e Meg Cabot (Abandono, Diário da Princesa, A Mediadora) que juntas, reinventaram contos de fadas dos clássicos que conhecemos, como a princesa Mia de Diário da Princesa, lembram? Todo o enredo é muito indicado ao público infantil, apresentando uma leitura para este público leitor.

Cada autora, ficou por conta de apresentar o seu conto, como Meg Cabot, em A Modelo e o Monstro, uma recriação do clássico de A Bela e a Fera. O que mais chamou atenção foi a autora focar o enredo no Brasil. Uma moça chamada Belle que conhece um rapaz misterioso e que se esconde por trás das sombras em cima de um navio em Santos, São Paulo.

Seguindo a linha dos contos, Paula Pimenta ficou por conta da recriação dos contos de Cinderela em Princesa Pop. Cintia, uma personagem que se vê escondida depois da separação dos pais, vai morar com sua tia.Se afastando de sua família e desacreditando no significado do amor.

Lauren Kate entre no enredo, recriando A Bela Adormecida em seu conto O eclipse do unicórnio. Diferente do original, envolvendo três personagens que se entrelaçam durante a trama, um jovem, um unicórnio e uma princesa, vítima de uma maldição. Todos sofreram algo, e agora juntos vão se aventurar no meio deste grande conto.

Por último, Patrícia Barboza recriando o conto de Rapunzel, em Do alto da torre. Foi um dos contos que mais chamou atenção, Camila quando esteve doente prometeu para sua madrinha que deixaria seus cabelos crescer e que só cortaria quando completasse seus tão sonhados 15 anos. No meio de muita aventura, ela precisará descobrir quem realmente é, reencontrando o seu verdadeiro “eu”.

Por serem contos infantis, conhecidos também pela classe adulta, as autoras sempre deixam mensagens positivas aos leitores e fiquei pensando muito na indicação para crianças principalmente aos pais que gostam de ler antes de dormir. Nada assustados, pelo contrário, o conhecimento das autoras com toda certeza é muito educativo e bastante indicado.

Um grande projeto idealizado pela editora Galera Record que tão cedo ganhou muito significância no meio nacional e a chamada internacional foi muito bem apostado pelo grupo. Em pouco tempo, vários fãs destas autoras liam e comentavam nas redes sociais todo o sucesso do livro. Confesso que é muito difícil avaliar um livro infantil como este, mas de grande sucesso.

A diagramação pelo projeto anunciado em 2012 deixou diversos leitores curiosos pelo lançamento, a capa, os desenhos são fortes e ajudam na avaliação final.  Não vou acrescentar quotes para não abrir muito aos contos e correr riscos de revelar spoilers. Minha afilhada adorou o livro e indico muito a sua leitura para todas as idades. Leiam!!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

One thought on “Resenha: O Livro das Princesas, por Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza

  • Fui no lançamento do livro aqui em Brasília esse sábado e amei conhecer a Paula e a Patrícia! duas fofas! Pena que as outras autoras não vieram (Meg, ainda vou te conhecer <3).
    Estou louca para começar a ler! ^^

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.