Resenhas

Resenha: Plutão, por R.J. Palacio

PLUTAO__1436281606514559SK1436281606B Nome do livro: Plutão
Nome original: Pluto
Nome do autor(a): R.J. Palacio
Tradução: Rachel Agavino
ISBN: 9788580577457
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 90
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Reviver histórias que mexe e transforma-nos, é como retornar ao tempo, consertar o presente e encontrar esperanças para o futuro. Plutão é um conto exclusivo que compõe o livro Extraordinário. Narrado em primeira pessoa, iremos aprofundar na relação entre Christopher Angus Blake (Chris) e August Matthew Pullman (Auggie). Lembram do Chris? Nas menções de Auggie como um de seus melhores amigos no livro principal? Por aqui, iremos descobrir qual/quais os motivos que levaram o afastamento de ambos.

Chris tinha apenas dois dias de vida quando foi realmente apresentado para Auggie. Amigos inseparáveis cresceram juntos, vivenciaram grandes momentos e até viajaram no imaginário para o planeta “Plutão”. O garoto custou muito tempo para entender a deformidade de Auggie. Ao lado de Via, irmã de Auggie, trataram como uma pessoa comum, sem diferenças, até o momento que foi obrigado a mudar. Ele nunca teve nojo da deformidade do amigo, até não compreendia do que as pessoas julgavam e falavam tanto.

Longe, a amizade foi esfriando, à distância deixando saudades, até perderem contato por completo. Até que uma certa manhã, Chris recebe contato de Lisa, mãe de Auggie, contanto que a cachorrinha Daisy havia falecido. Logo, o garoto começa a ficar meio que sem rumos, revivendo grandes memórias. As coisas eram tão fáceis quando os dois viviam juntos. Porém , agora o ex-amigo já não fazia mais parte de seu mundo. A falta de interesse em procurá-lo era tamanha que de certa forma repercute em nós leitores.

R.J. aprofunda na questão da amizade de uma forma que levamos um “soco” em nossas atitudes. Somos capazes de abraçar os novos amigos e esquecer os antigos com uma tamanha facilidade deletando tudo que foi vivenciado no passado. Confesso que me transformou! Ainda eu, que sou apegado demais e dou mais valor aos amigos do que comigo mesmo. Ao finalizar Extraordinário, a autora elaborou tramas paralelas como: O Capítulo de Julian, 365 dias extraordinários e agora Plutão. Somente o segundo lançado impresso e restante só em e-book. É como contasse as perspectivas avulsas de cada personagem da trama principal apresentando seu momento com Auggie.

A editora Intrínseca não poderia ter lançado um livro desses fora de uma das semanas especiais: a da amizade. Faço questão de frisar a data por aqui, para que você leitor possa refletir sempre que ler essa resenha a qualquer época.

Reflita!! Pense em seus conceitos, não desperdice tempo longe de um amigo, perdoe e reviva tempos.Amigos doam, amigos brigam e perdoam, amigos reconstroem, amigos crescem juntos mesmo que a distância leve ao longe. Uma amizade reforça uma vida e ajuda a te guiar para o céu. Leia!

Livro que baseou a história:

Extraordinário – R.J. Palacio

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.