Resenhas

Resenha: Vertigens, por Roderick Gordon & Brian Williams

VERTIGENS_1334596899PNome do Livro: Vertigens
Nome Original: FreeFall
Tradução: Ryta Vinagre
Série: Tunnels #03
Autor(a):Roderick Gordon & Brian Williams
ISBN: 9788579801013
Páginas: 406
Editora: Rocco
Ano: 592
Avaliação: 3,9/5
Onde comprar: Compare Preços

Depois de Profundezas, é possível que a aventura de Túneis seja ainda mais perigosa? E quando vai acabar? Will Burrows e sua turma não estão nem pertos do final, mas estão em queda livre por um buraco subterrâneo e sentindo os efeitos da redução da gravidade. Neste livro, os escuros mistérios das Profundezas são revelados e eles descobrem uma estranha plantação de cogumelos. Isto não só dá a luz de vestígios de uma antiga civilização, mas também fornece pistas sobre um país perdido no fim do mundo, literalmente.

Sempre apostei  na série dos autores Gordan e Williams pela premissa de se aventurar em um mundo subterrâneo. Mesmo que algumas passagens como aconteceram nos livros anteriores foram muito exaustivas, nunca pensei em abandonar a série.  Em Túneis, pudemos conhecer mais os personagens Will, seu pai, amigos e o restante da turma. Em Profundezas, segundo volume da série, fomos um pouco mais ao fundo, o lugar que o Will descobriu  um outro mundo chamado Colônia e sofreu com os Styx. Agora em Vertigens, eles vão mais ao fundo, tentando encontrar o pai de Will, o único problema serão as dúvidas e incertezas junto com os perigos que só vão aumentar . Confiar em alguém será uma tarefa nada fácil!

A premissa no enredo ainda continua a mesma, o diferencial são as novidades e alguns novos personagens. Tudo retoma no exato momento finalizado no livro anterior (Produndezas), e novamente a vida de Will está em perigo.  Após sobreviver por uma queda e sofrer pela perseguição dos Styx, você leitor começará entender a premissa de toda confusão deixada pelos autores. A movimentação se tornará mais intensa e sem tantos detalhes. Uma outra novidade é o nome dado pela tradução brasileira, fazendo jus com ao enredo.

Intrigas também é o que não vão faltar, o que por um outro lado pode ser balanceado pelos momentos de mais descontração, uma vez que os  Styx deixarão eles por enquanto sossegados. A chegada de uma nova personagem, Martha, pirada e engraçada  vai deixar o enredo mais dinâmico. A família de Will terá mais diálogos como a Sra. Burrows que ficou meio apagada no livro anterior e é uma peça importante para tudo o que está acontecendo de certo modo com nossos protagonistas e personagens secundários. Chester está mais vivo, tentando comandar e lidar com toda situação. Elliot, é um dos personagens que cativam o leitor, por ser mais dinâmico e traz momentos necessários para a trama. Will por outro lado, torna mais teimoso e para domar essa qualidade, terá de aprender a ouvir seus amigos antes que se meta em grandes problemas, ou melhor, leve todos para problemas sérios.

Os autores jogaram a tona mais perguntas em cima do leitor, como aconteceu nos livros anteriores. O próximo livro “Armadilhas” com toda certeza deve explicar mais o que aconteceu em Vertigens,até mesmo por conta do final.  Por outro lado, cada vez é mais difícil explicar ao todo o enredo sem soltar spoilers necessários para um entendimento. Outro ponto que posso levar como crítica, é a falta em partes de amarrar a história com alguns fatos. Cada livro, os personagens entram mais no fundo do subterrâneo, encaram os problemas de onde chegaram,correm, fogem e o enredo ainda fica sem um foco definitivo, mesmo sabendo que a missão deles é entender onde se encontra o Sr. Burrows e os segredos envolvidos pela família de Will. Mesmo sendo um livro engraçado e dinâmico como evidenciado acima, não existe necessariamente ainda um motivo do terceiro livro, os personagens ainda continuam andando pelo subterrâneo, passando por problemas decorrentes.

A editora Rocco novamente retornou com seu jogo de capas como a original. A diagramação é a mesma dos outros dois livros antecessores. A tradução ficou muito fiel com o livro original. E a demora reclamada por muitos leitores, pelo que vejo está sendo sanada pela rapidez nos lançamentos. Já se encontra em venda o quarto livro, Armadilhas, que logo trarei a resenha. Quanto ao quinto livro, iremos aguardar se não me engano até o primeiro semestre de 2014.

Mesmo que algumas avaliações ainda se tornam negativas, indico muito a série. O quarto livro vai lhe mostrar uma nova visão e finalmente iremos para os rumos finais desta aventura. Meu conselho é tentar pelo menos lembrar dos detalhes dos livros anteriores que diferente de algumas continuações, este, se faz necessário.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.