LivrosNotícias

Bienal nas Escolas: Letícia Braga anima volta às aulas em Guadalupe

A volta às aulas foi especial na Escola Municipal Isaías Alves, em Guadalupe. Cerca de 90 alunos do colégio na zona norte carioca foram pegos de surpresa por uma visita para lá de conhecida na manhã desta segunda, dia 5. Por lá, aconteceu a terceira etapa do projeto Bienal nas Escolas. A convidada da vez foi a atriz e escritora Letícia Braga, conhecida pelos pequenos como a Detetive Sol da série “DPA – Detetives do Prédio Azul”, do canal Gloob.

Letícia iniciou o encontro com um bate-papo rápido sobre sua carreira e contou como surgiu a vontade de ser autora. Depois, quis saber o sonho profissional dos alunos. Ouviu futuros médicos, veterinários, uma vendedora de balão e muitos jogadores de futebol. Entre um papo e outro, o ator Patrick Dadalto fazia intervenções engraçadas sempre com o intuito de animar as crianças. Em seguida, Leticia conquistou a atenção de todos para ler seu novo livro “O que eu vou ser quando crescer” (Harper Collins), que vai ganhar tarde de autógrafos na XIX Bienal do Livro Rio.

Numa atividade proposta pela escola, os alunos mostraram desenhos de seus sonhos profissionais para Leticia. Quem chamou a atenção foi Camila Silva, de 9 anos. “Tenho vontade de ser escritora para contar uma história onde todos são iguais. Sem diferença de rico ou pobre, feliz ou alegre. Todo mundo vai ser igual”, disse a menina, que emocionou quem estava por perto.

O projeto
Pela primeira vez, a Bienal extrapola os pavilhões do Riocentro em uma iniciativa social que vai levar autores brasileiros às escolas municipais, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio. Segundo o gerente de Marketing e Conteúdo da Bienal, Bruno Henrique, o festival tem como propósito incentivar o hábito da leitura para mudar o país e, para isso, a Bienal se apresenta como uma plataforma de conhecimento e conteúdo, para que os estudantes descubram infinitas possibilidades de sonhar, através dos livros e histórias.

“Há uma grande preocupação para que todos os professores e estudantes da rede pública tenham acesso à Bienal como sendo um local de aprendizado. Por isso, também fizemos o caminho inverso e, pela primeira vez, decidimos levar autores para uma troca de experiências nas escolas, provocando o envolvimento dos alunos com a Bienal antes do festival em si. Nosso objetivo é que esse se torne um projeto permanente do evento”, afirma Bruno.

Na próxima terça-feira, dia 13, a influenciadora e escritora Nathalia Arcuri visita a Escola Municipal Epitácio Pessoa, no Andaraí, zona Norte do Rio. Ela vai conversar com os estudantes, com idades entre 13 a 15 anos e propor que a montagem de uma lista com sonhos de curto, médio e longo prazo, conforme as perguntas abaixo. No dia, a autora abre uma roda de conversa para que aconteça um debate em cima das respostas.

– O que você quer até o final do mês?
– O que você sonha ter até o final do ano?
– Qual é seu sonho para os 18 anos?

Quem encerra a primeira edição do Bienal nas Escolas é a consagrada escritora Ana Maria Machado, na sexta-feira, 16 de agosto, em Inhaúma.

Sobre Bienal
Consagrada como o maior evento literário do Brasil, a Bienal Internacional do Livro Rio, parte do calendário oficial da cidade, chega à sua XIX edição repleta de novidades e com a missão de incentivar o hábito da leitura para mudar o país. Mais do que um encontro de histórias, onde o livro é o protagonista, a Bienal é uma plataforma de conhecimento e conteúdo exclusivos que aproxima o público dos seus escritores e personalidades preferidos, além de apresentar novos autores para quem busca embarcar e envolver-se com as narrativas, além de descobrir infinitas possibilidades de sonhar.

Em sua última edição, em 2017, reuniu público de mais de 750 mil pessoas e 300 autores em 10 dias de evento. A XIX Bienal Internacional do Livro Rio acontece entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro, no Riocentro, e os ingressos já estão à venda (R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada) pelo site www.bienaldolivro.com.br e no Centro Cultural Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, em Botafogo): de terça a domingo, das 15h às 19h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.