LivrosResenhas

O Chalé No Fim Do Mundo | Resenha

Resolvi ler “O Chalé No Fim do Mundo” porque assisti a adaptação de Shyamalan e gostei bastante da tensão que o filme me provocou (leia aqui minha critica ao filme). Pois bem, me peguei em uma situação engraçada porque peguei o livro obra para ler e, inicialmente, estava sentindo que a leitura não rendia.

Mas, quando fui ver o progresso no aplicativo percebi que já tinha lido mais de 50 páginas. Entretanto, ainda não estava gostando da forma que o autor escreve, não sei porque. Provavelmente senti falta do jeito Stephen King de nos fazer emocionar e preocupar com os personagens que eu não estava vendo aqui.

O motivo talvez fosse por ver o narrador confuso, aparecendo apenas como um espectador. De certa maneira um fofoqueiro que está nos repassando o que ele vê sem o mínimo de preocupação, só pra fofocar mesmo. Acho que essa sensação foi pura falta de atenção, pois ao voltar algumas páginas e reler alguns trechos, percebi que a cada capítulo temos variações dos narradores. Entretanto isso pode, e deve, gerar algumas confusões no leitor como meio de imersão no caos que aquelas pessoas vivem naquela situação.

Leia também: Batem à Porta | Crítica

A partir de 100 páginas, para mim, o livro pegou o ritmo. Já adianto que a descrição do primeiro sacrifício é assustadora e, considerando o que Shyamalan fez no filme, afirmo com tranquilidade que ele nos poupou de um entretenimento gore. Na metade do livro, os rumos escolhidos são completamente diferentes dos que foram apresentados. Inegavelmente vi diante de uma tristeza enorme a medida que a trama foi se desenvolvendo e se adensado. No fim acho que até eu queria me sacrificar, pois não sabia mais em que acreditar.

Resumindo, a conclusão do livro nos traz a sensação de que precisamos fazer algo urgente para aplacar toda aquela dor e limpar aquela sujeira, mesmo que seja o fim dos tempos.

Por Yasmine Evaristo

Ficha Técnica

Um chalé no fim do mundo

ISBN:978-85-286-2417-5

Título Original: The cabin at the end of the world

Tradutor: Ana Carolina Mesquita

Formato: Brochura

Lançamento: 09/09/2019

Páginas:252

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.