LivrosResenhas

Livro: O Rei Leão – livro oficial com a história do filme – Elizabeth Rudnick

Nome do Livro: O Rei Leão – livro oficial com a história do filme
Nome Original: The Lion King 
Autor(a): Elizabeth Rudnick
Editora: Universo dos Livros
Tradutor:  Raquel Nakasone
Ano: 2019
Páginas: 224
Onde Comprar: Amazon (se você gostou da nossa resenha, comprando nesse link você nos ajuda a manter o site ativo.)

Na savana africana, o nascimento do príncipe leão Simba é celebrado por todo o reino – exceto pelo invejoso tio do filhote, Scar.Ele deseja assumir o trono e não medirá esforços para consegui-lo, mas personagens clássicos, como Timão, Pumba, Nala e o enigmático Rafiki ajudarão Simba na jornada rumo ao seu lugar de direito no ciclo da vida.Nesta adaptação em livro do live-action de O Rei Leão, o leitor encontrará o conteúdo expandido da famosa e amada história da Disney.

A editora Universo dos Livros lançou no último dia 18 de julho o livro oficial do filme “O Rei Leão” pela Elizabeth Rudnick. A mesma que escreveu o livro de “ A Bela e a Fera”, “Malévola” e outras adaptações da Disney. Por aqui, não foi diferente, a autora expandiu um pouco cenas importantes no qual no filme você não vai encontrar. Os diálogos estão reais como vemos nas telonas, eu mesmo marquei muitos “quotes” das falas entre Mufasa e Simba. É uma leitura muito fluída e rápida de se fazer, o livro não é grande. O grande problema é que não tem as músicas, mas como amante de toda a história, sabemos direitinho os momentos que são cantados.

O livro começa no momento do nascer do sol, a luz se rompendo no horizonte e todos os animais estão indo ao encontro do rei Mufasa, algo estava para acontecer e todos foram convocados para o grande momento. Rafiki é saudado por Mufasa e Sarabi no qual pega o filhote de leão, Simba, para ser apresentado à todos em cima da grande Pedra do Rei.

“… foi Rafiki quem apresentara o reino a Mufasa quando ele era apenas um filhote- da mesma maneira como faria agora com Simba. Aproximando-se, os velhos amigos trocaram um abraço, e então Mufasa se distanciou. Era hora de a cerimônia começar.”

Meus olhos aqui no início encheram de lágrimas, quando o futuro rei foi apresentado e toda a savana exceto por um que pertencia ao rebanho do rei não havia se apresentado, Scar, irmão de Mufasa. O irmão era invejoso, não aceitava que Mufasa tinha roubado o seu pleito, sabendo que era o irmão mais novo, agora com o nascimento de Simba, sabia que nunca mais veria o gosto do poder. Ele tinha sido recolhido em uma caverna abaixo a Pedra do Rei, vivendo pelo seu gosto na escuridão. Por aqui conhecemos Zazu, fiel escudeiro de Mufasa e informante de tudo que acontece no reino. Momentos de grandes risadas ver o pássaro ir cumprir as ordens do rei e cuidar de Simba.

Outro momento importante quando o leãozinho faminto em ser rei recebe os ensinamentos do pai.

Olhe, Simba- disse, com ma voz profunda e séria.- Tudo isso que o sol toca é o nosso reino.- Uau- disse baixinho- Você é o rei de tudo isso?- Sim- Mufasa disse, acenando com a cabeça. – Mas o tempo de um reinado nasce e se põe como um sol. Um dia, Simba, o sol vai se pôr com o meu tempo aqui e vai nascer com você sendo o novo rei.“

Para ser um rei, precisa tomar cuidado por quem realmente quer o mau. E seu tio Scar que de todo o jeito matar Mufasa e acabar com Simba. Como já conhecemos depois de um ato errado de Simba que desafia seu pai, ele recebe uma puxada de orelha e um novo ensinamento.

“ – Os grandes reis do passado olham para nós daquelas estrelas- Mufasa disse, percorrendo o céu com seus olhos treinados.- Sim. Então, sempre que se sentir sozinho, é só lembrar que aqueles reis estarão lá para guia-lo. – Mufasa fez uma pausa antes de adicionar:- E eu também. “

A escrita de Rudnick foi muito fiel ao roteiro original do filme. As falas são as mesmas e não tiveram modificações, alguns acréscimos foram visíveis em se tratando de um livro, um aprofundamento necessário de algumas cenas. Como quando Scar e Simba estão no desfiladeiro, momento antes quando Scar mata seu irmão Mufasa e Simba se dirige para o exílio. O momento com as hienas, as falas das vilãs como a de Shenzi aparece também por aqui, fora de outros grandes personagens como a Nala, sua mãe, e os famosos Timão e Pumba.

Poderia ficar horas escrevendo sobre o livro, mas acredito que nessas alturas você que me ler já foi ao cinema e pode comprovar tudo isso. A arte e o cuidado da editora Universo dos Livros foi muito digno, existe desenhos nas folhas. A tradução ficou muito digna de aplausos e a coesão deixou o resultado da obra esperada. Acredito eu, por ser algo oficial, passa por outros olheiros antes de chegar em nossas mãos.

Enfim, vou ficando por aqui, como tinha dito, são detalhes que se escrever tudo, pode privar você de ler. Indico muito a leitura, especialmente se você quer ter algo para guardar de lembrança e recordação de um momento grande na vida dos estúdios Disney e seu como fã de O Rei Leão!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.