Resenhas

Resenha: Fale!, por Laurie Halse Anderson

FALE_1374254907Nome do Livro: Fale!
Nome Original: Speak
Tradutor(a): Flávia Carneiro Anderson
Autor(a): Laurie Halse Anderson
ISBN: 9788565859073
Páginas: 247
Editora: Valentina
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra – insultos e deboches, sim – ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Faz bastante tempo que li esse livro e até o momento não encontro palavras para definir tudo o que a autora me transmitiu. Cada leitor vai poder absorver uma profundidade maior e quem sabe mudar o seu coração e suas atitudes para sempre. O enredo de Laurie Halse vai mudar a sua vida!

“Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.”

Melinda é uma garota que vive sozinha. Primeiro, suas únicas amigas Nicole e Rachel a abandonaram por um mal entendido. Segundo, sua família não costuma dar atenção para os seus sonhos, problemas e anseios. Em suma, ela não possui prazer nenhum de viver. Na  festa de final de ano dos veteranos, depois de muito divertimento, bebidas e afins , ela se sente obrigada em ligar para a polícia e acabar com a festa. Quando o ano letivo começa, ela se vê alvo de fofocas, conversas e o centro da atenção dentro de seu colégio com muitas piadas em seu nome. Como os colegas não permitem a sua defesa e o modo dela se explicar, ela se silencia,  tudo desmoronando em sua vida.

Por um projeto do professor de artes, os alunos devem escrever usando uma palavra seus sentimentos, anseios, sonhos na obra de arte. Melinda precisa falar, tentar desenhar e contornar toda a situação. Algo ela precisa explicar! Mais como? Quando o seu coração já não responde e sua boca não sente mais a vontade de falar seus medos começam a explodir de uma forma que nossos olhos começam a encher de água (chorar).

Nunca fui tomado por um leitura como Fale!, não é a toa que é um dos grandes sucessos da autora Laurie. A junção da realidade retratando o tema bulling é muito sério aos olhos da autora, por aqui não existe mais e nem meio mais. Tudo chega na hora certa e vivenciámos à angustia, aflição pela personagem. Tentar explicar o tema é uma tarefa complicada por já  ter uma pequena noção do assunto. Muitas crianças e adolescentes se formam pessoas incapazes quando não é vista logo no início. Por isso todo o pai deve prestar muita atenção em seu filho.

Muitos ainda podem não gostar da forma que Laurie apresenta o dia-a-dia de Melinda, suas dores como mencionado é aparente. Pode até ser meio fraco para o tamanho do tema. Porém, você leitor vai se emocionar de tal forma que no final, os entendimentos e sua conclusão vai ser alterada. O clímax também é muito tenso e em alguns pontos os sentimentos fogem do comum. O livro é narrado em primeira pessoa em forma de um diário pela Melinda, apresentando uma forma direta do que se desenvolve naquele momento.

A editora Valentina desenvolveu um trabalho incrível, a edição brasileira veio com uma capa aveludada e sua tradução foi muito bem feita sem apresentar erros visíveis. A diagramação na capa, mostra suas formas, desenhos no que tange e exemplificam os elementos que iremos encontrar durante a leitura. O livro já possui filme, O silêncio de Melinda, que ainda não tive oportunidade de acompanhar, mas me falaram que é tão fiel como o livro.

Uma grande obra, apresentando um extra que garanto uma leitura muito proveitosa. O livro é muito indicado aos pais, educadores, o que acredito que cada escola devia possuir cópias para os seus alunos e os professores obrigar como forma de trabalhos e projetos. Quem sabe o nosso futuro possa mudar, não é mesmo?

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

2 thoughts on “Resenha: Fale!, por Laurie Halse Anderson

  • Oi, Philip!
    Tem horas que fico com vontade de ler esse livro e outra que não!
    Ainda não sei o que pensar/esperar dele!! rs…
    Mas vou refletir um pouco mais!
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Empresa ALPHA&OMEGA REPRESENTAÇÕES-ME esta importando diretamente da CHINA Testes rapidos do COVID-19 produto com notas fiscais e certificado da ANVISA alta qualidade.

    Produto com quantidade minima de pedido de 10.000 unidades.
    Produto já a pronta entrega
    Solicite já seu orçamento de material (sem compromisso)

    ENTREGA GARANTIDA PARA TODO BRASIL

    Danilo de Souza – Consultor de Vendas
    multnegocios1978@gmail.com
    (11) 96074-9133

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.