Resenhas

Resenha: Iacobus, por Matilde Asensi

IACOBUS_1374811872PNome do Livro: Iacobus
Tradutor(a): Sandra Martha Dolinsky
Autor(a): Matilde Asensi
ISBN: 9788542201727
Páginas: 296
Editora: Planeta Brasil
Ano: 2013
Avaliação: 1/5
Onde comprar: Compare Preços

A ordem dos Templários, o exército do Papa, acaba de ser violentamente extinta dando início uma série de perseguições, assassinatos e intrigas. Corre o ano de 1319 e os planos de Galcerán mudam radicalmente quando é chamado por João XXII para descobrir os caudalosos tesouros que escondem os templários e entregá-los ao Vaticano. Conhecido em outros tempos como excelente investigador, Galcerán iniciará a sua busca ao tesouro ao lado de Jonas, o jovem que procurava e que agora é seu aprendiz, e Sara, uma feiticeira judia que encontram pelo caminho e que perturbara seus pensamentos.

Sempre fui fã de livros que remetem um passado remoto. Em Iacobus, lançado pela editora Planeta Brasil o passado se resume aos acontecimentos junto aos Cavaleiros Templários e a autora Matilde Asensi remete toda a ânsia e adrenalina durante a leitura.

Para quem acompanha o Entrando Numa Fria desde o início sabe que já postei diversos assuntos referentes ao enredo. E revelei que sou membro de um Capítulo DeMolay que remete parte dessa história. Por outro lado, o amante de história antiga, sabe que os Cavaleiros Templários sempre protegeram a terra Santa e participaram das Cruzadas até que um monarca e um papa acabou com tudo.

O enredo foca muito em Galcerán,  e os caminhos que o personagem tende a seguir, como todo o desenvolvimento e amadurecimento do garoto. Por incrível que pareça acreditei que iria ler uma história envolvente e cheia de adrenalina como o que remete todo o passado. O que era uma sinopse chamativa se tornou um livro maçante e sem proveito.

Os detalhes por outro lado pode salvar toda a trama. O que de certa forma é aconselhado para uma classe de leitores mais adulta ou quem sabe aos estudantes de história e afins. Matilde, pesquisou muito para narrar os acontecimentos, porém o que deveria ter movimento ficou muito apagado e não soube aproveitar e ter a confirmação de tudo que eu já tinha em mente pesquisados em outras obras.

A editora Planeta fez um trabalho incrível, sua capa é bastante chamativa, porém o enredo que não me agradou o surtiu aquele efeito como esperava. A tradução ficou perfeita e sem erros de português.

Um livro que tinha de tudo para dar certo, porém li mais de quatro livros para continuar aos poucos com esse. Se você gosta “muito” de história antiga e não liga para grandes movimentações indico a leitura! Caso contrário, tome suas próprias conclusões.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.