Resenhas

Resenha: Profundezas, por Roderick Gordon & Brian Williams

PROFUNDEZAS_1288461307PNome do Livro: Profundezas
Nome Original: Deeper
Série: Tunnels # 02
Autor(a): Roderick Gordon & Brian Williams
Tradução: Ryta Vinagre
ISBN: 9788561384845
Páginas: 689
Editora: Rocco
Ano: 2010
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

Em Profundezas, essa descoberta se torna ainda mais surpreendente e ameaçadora. Na busca por seu pai, Will é levado a lugares cada vez mais profundos nos subterrâneos da Terra e obrigado a enfrentar situações que podem desviá-lo de seu objetivo. Seguindo os rastros do Dr. Burrows, o jovem protagonista, seu amigo Chester e o recém-descoberto irmão Cal deixam a Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea, rumo à Grande Planície, onde a escuridão é cada vez maior e o perigo, também. Em sua busca, o trio acaba descobrindo um plano dos Styx que pode ter consequências terríveis para toda a vida na Crosta. Para sua surpresa, Will é perseguido ainda pela sombra de uma irmã perversa que vai complicar ainda mais as coisas.

Depois de muitos leitores reclamarem da demora dos lançamentos da série pela editora Rocco, muitos desanimaram e logo voltaram a ser fiéis com os anúncios dos próximos livros. Eu mesmo descobri essa série pouco tempo, vasculhando o catálogo da editora e não pude mais largar, depois de ter ficado órfão de Harry Potter. Na segunda aventura, sequência de Túneis, você leitor está convidado a mergulhar mais nas Profundezas de túneis e descobrir mais mistérios escondidos pelos personagens e ainda conhecer alguns novos que se ligam ao enredo. Para aqueles que não leram Túneis, irei tentar retirar ao máximo spoilers.

Diferente de como terminou Túneis, Will, Chester e seu irmão mais novo Cal, estavam indo mais profundamente do trem, rumo às Profundezas. Aqui, o enredo começa um pouco diferente, somos logo apresentados à Sarah Jerome, uma mulher que está na Crosta, Londres. E logo podemos notar que ela é uma fugitiva da Colônia. Nada além é mais detalhado sobre ela, seguindo os rumos, retornamos aos nossos jovens amigos em busca para encontrar o Dr. Burrows, rumo ao Desterro – um local deserto -, onde o grupo se encontra meio que perdidos e sem um rumo. A única coisa que eles conseguiram foram despistar os Styx e conseguiram sair na busca de novas pistas.

Como nada é açúcar com mel, os garotos começam a desentender quando Cal tenta lidera-los, para o descontento de Chester. Não sou contra, já que Cal está colocando eles sempre em perigos pelos erros não pensados. É quando conheceremos a força da amizade de Will e Chester, tentando amenizar a situação quando um está preocupado com seu pai adotivo  nos perigos que ele possa estar passando, se tornando obsessivo em determinados momentos. É na obsessão que os dois amigos começam a discutir. Quando percebemos o abalo na amizade, para quem acompanhou a primeira aventura quando Will estava em “casa”, Chester ficou sofrendo com os Styx. O arrependimento de ter confiado e prometido ajudar o amigo na busca de seu pai, começam a repercutir durante o enredo.

Lugares novos também são apresentados como a Cidade da Greta, primeira construção da Colônia, e ainda temos a oportunidade depois de um livro “quase” sem notícias do Dr. Burrows, apresentando o que ele anda fazendo com suas notações e a sua sede de ser reconhecido no meio científico com suas descobertas. Os autores vão mais fundo em locais que nenhum leitor possa imaginar existir debaixo de si mesmo. Minhas dúvidas só fizeram aumentar ao invés de saná-las ao decorrer da trama. Outra mudança no enredo, fora apresentar como anda o Dr. Burrows e a fugitiva Sarah Jerome, somos ainda apresentados a rotina da Sra. Burrows, onde tentamos descobrir os motivos dela parar em uma espécie de clínica ou asilo para muitos.  E podem apostar, a aparição dela vai contribuir muito pelos segredos que repercutem dentro da trama. Uma grande surpresa que os autores colocaram dentro da trama, pareceu aqueles livros de espião.

O único problema ainda é que o começo da trama é muito descritivo, introduzindo mais dúvidas em nossa mente, ao mesmo tempo, chamando o leitor em aprofundar mais junto aos personagens para descobrir os mistérios e quem sabe, encontrar o pai adotivo de Will. A ação mesmo, na movimentação dos Styx, que mesmo nossos protagonistas conseguindo fugir eles não deixarão em paz e a irmã de Will, Rebecca, que se encontra nas Profundezas em uma missão não esperada, ao lado dos vilões Styx. E para a surpresa dos leitores, chegam mais dois novos personagens que contribuem muito para o crescimento e desenvolvimento do enredo: Drake e Elliot, dois renegados que vivem nas Profundezas. Ufa! Quanta coisa, não? Mesmo com muitos acontecimentos a leitura não se torna cansativa e podemos entender todos os momentos e seus acontecimentos paralelos.

O foco dos autores foram intensos, o enredo é muito mais pesado do que seu antecessor. Se você leu o primeiro e ficou desgastado, confesso que não vai conseguir largar a sequência e ficará doido para o terceiro, em Vertigens. A junção dos autores e as pesquisas foram tão perfeitas que já começamos a sentir órfãos novamente, mesmo sendo o segundo livro, do rumo que a trama vai levando.

A editora Rocco, retoma novamente o mesmo acabamento dos livros originais, mesmo pela demora de seu lançamento, é visível o capricho e cuidado ao traduzir a trama, que novamente foi retomada pela Ryta Vinagre. Se você busca uma aventura, não perca mais o seu tempo, venha viajar pelo subsolo da terra, ao lado de Will e seus amigos na busca para encontrar o Dr. Burrows. Profundezas é um livro recheado de mistérios, perdas, lutas que não deixará você desgrudar os olhos até a última página.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

4 thoughts on “Resenha: Profundezas, por Roderick Gordon & Brian Williams

  • Oi, Philip.
    Tenho muita curiosidade sobre essa série, mas prefiro esperar pelo lançamento de mais livros. Quem sabe depois que sair o terceiro eu não me animo para começar…
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Lucas Goulart Duarte

    Ow, ele é um livro bem grandinho, hein. Pena que é tão caro e.e
    Tô me interessando muito por essa série, mas tbm prefiro esperar mais um lançamento, pois da de comprar td junto haha

    Resposta
  • Priscila

    AMO essa série!!! Como a Rocco sempre demora pra lança-lo,acabei até me esquecendo de acompanhar,fiquei chocada agora quando descobri que já lançaram o quarto. Finalmente! Pro terceiro levaram mais de 1 ano… Correndo pra comprar JÁ. Não vejo a hora de acompanhar as aventuras de Will e Chester. Recomendo comprarem logo,do jeito que a Rocco demora pra traduzir e lançar,vão esperar uns 3 anos se quiserem comprar tudo junto.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.