LivrosResenhas

As Lições da Dama Escarlate, de Emma Wildes | Resenha

Romance, pompa e sedução na Inglaterra pré-Vitoriana

O que pensar de mulheres jovens, dispostas a manter seus casamentos mesmo que para isso elas busquem “sujos” segredos íntimos? É assim que se inicia “As Lições da Dama Escarlate” de Emma Wildes

O livro publicado pela Editora Cherish é um romance de época, soft porn, sobre Brianna. A jovem moça se casou com o duque, Colton Rolthven. A família Rolthven é a tradicional família bem sucedida e de posses que tem os melhores “partidos” para as damas em busca de um marido.  

As Lições da Dama Escarlate Cherish

Bri, mesmo casada a pouco tempo, percebe que não quer ser uma esposa troféu. Ela quer ser realmente amada e não viver uma relação contratual. Assim ela chega ao livro da Dama Escarlate, Lady Rothburg, uma concubina que escreveu um relato sobre como as mulheres devem usar sua sabedoria para encantar os homens… na cama e fora dela.

Colton tem dois irmãos. O caçula, Robert Rolthven, e Damien Rolthven são seus irmãos. O primeiro um libertino e o segundo um dedicado funcionário do império, na área de estratégias de guerra. O mais jovem, apesar da tendência a se envolver em romances superficiais, bebedeiras e jogatina se encanta pela amiga de Bri, Rebecca Marston. Essa paixão é correspondida, porém a moça possui um pai que não aceitará essa união. 

As Lições da Dama Escarlate

A narrativa se desenvolverá entre esses dois arcos: a sedução de Bri sobre seu esposo e o romance entre Robert e Rebecca. A linguagem é bem descritiva e se alonga por parágrafos descrevendo os mínimos detalhes dos ambientes. As cenas de amor entre o casal são tórridas e por vezes divertidas de se ler. Me peguei rindo e achando divertida a maneira como excitações e ereções são descritas. 

O personagem que mais me agradou foi Damien. Suas passagens em cena sempre me prendiam devido a sua leveza e ironia para lidar com os assuntos em jogo. Ele pareceu ser alguém deslocado daquela pompa, vivendo uma realidade a parte e lidando com tudo de maneira objetiva e muito, muito irônica. 

As Lições da Dama Escarlate

Senti que foi escolhido pela autora alongar a trama para provocar curiosidade, mas também fiquei entediada com as resoluções que demora demais para acontecerem. Há muita embromação para ser entregue o esperado.

Ainda assim foi uma leitura interessante. Podemos observar nela como as descrições do que é belo nas mulheres não fogem às padronizações tão comuns. Cabelos longos e loiros, seios pequenos e empinados, pele delicada, boca entreaberta e curvada… nada criativo. Tudo o que nos é dado está belo e impecável como a decoração do Palácio de Versailles: grandioso, cheio de firulas, brilhante! Há quem agrade desses aspectos. 

Um aspecto positivo é observar a maneira como a relação de uma mulher com seu corpo, prazer e sexualidade provocava – e ainda provoca – nós nas canecas dos homens. Vocês não fazem ideia do que Colton fará ao pensar demais na causa da  mudança de comportamento de Bri. 

No fim é perceptível que a trama poderia não ser tão alongada e que esse aspecto prejudica a relação do leitor com a obra. O longo tempo interno, da obra, pode dispersar o leitor. 

Adquira aqui seu exemplar. 

As Lições da Dama Escarlate

Autora: Emma Wildes

Tradução de: A. J. Ventura

Data de lançamento: Fevereiro/2020

Editora: Cherish Books Br

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

15 thoughts on “As Lições da Dama Escarlate, de Emma Wildes | Resenha

  • Olá.. não conhecia o romance, acredito que os leitores que apreciam o gênero vão curtir a leitura, a nível de entretenimento mesmo, ainda que haja um ou outro ponto negativo, como destacados em seu texto. Confesso que essas caraterizacoes em alguns personagens me soam incômodos, nada muito diferente do que a maioria dos romances nessa vibe carregam… Mas pra espairecer a mente, não duvido que a leitura nos envolva…
    Küss 😘

    Resposta
  • Olá.
    Não conhecia a obra. Uma pena ter esse lado mais enrolado e demorado da autora em entregar as coisas. Damien também parece o tipo de personagem que eu iria gostar de ler. Apesar disso, não fiquei muito empolgado para ler. 🙁

    Resposta
  • Esse não é um livro que eu leria, por não ser do meu estilo mesmo. Porém, acho que é uma boa trama, especialmente por ter uma mulher que a frente de seu tempo, se formos pensar por esse lado, já que ela não quer ter o que a sociedade a manda ter e fingir que é feliz.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    Resposta
  • Adorei a sua resenha, já tinha ouvido falar desse livro e já está bem curiosa para fazer a leitura já que adoro romances de época, com certeza vou colocar a obra na minha lista de leitura!

    Parabéns pelo seu trabalho
    Bjs Aruom Fênix
    Blog Leituras de Aruom

    Resposta
  • Gosto demais de romance de época, mesmo tendo uma parte que disse ter uma parte mais enrolada, queria ler, pois não conhecia a obra e fiquei curioso para ler, pois parece ter um enredo intenso e surpreendente.

    Resposta
  • Oi, que resenha ótima, tenho lido resenhas desse livro sempre elogiando e não levantando pontos interessantes com teor de criticidade na medida como você fez agora, a exemplo de quando você discorre da padronização das mulheres, essa questão da embromação em livros do estilo e outros também, tão desnecessário me desagrada a ponto de me fazer desistir da leitura por vezes. Eu confesso que achei sua resenha lúcida e direta.

    Resposta
  • Pra mim, histórias de romance de época que se passam na Inglaterra pré-Vitoriana são novidades. Eu ainda pouco pude explorar desse gênero e cenários. Então quando leio algo contando mais sobre histórias assim é sempre curioso e muito bacana conhecer pelo ponto de vista de quem gosta de ler. Particularmente, acho um charme quando as passagens do personagem nos prendem com sua leveza e ironia ao lidar com os assuntos. Eu também me incomodo quando a narrativa se estende demais para causar curiosidade e acaba se tornando cansativa. Ótimo que ainda assim, foi uma boa leitura. Curto bastante quando as personagens fogem da padronização.

    Resposta
  • Ah, eu meio que não tenho quase que nenhum interesse em livros desse gênero. Não por julgar isso, ou aquilo… Mas por a leitura não render, não me prender e eu ir empurrando a leitura, sabe??
    Até tipo as vezes quando tem algo bem marcante que a pessoa ressalte em como o autor trabalhou tal tema, tal assunto, ou inovador, ou surpreendente. Sei lá! Não me pegou essa…
    Abraços e uma ótima semana pra ti.

    Resposta
  • Eu tenho certeza que eu já ouvi falar dessa autora em algum lugar… só não lembro na onde mas sei que esse nome me é familiar. Mesmo não sendo meu estilo favorito de livro, Eu já quero esse!! Parabéns pela resenha <3

    Resposta
  • Confesso que acho super curioso livros de época com um pouco de hot no meio, viu? Mas nesse caso, achei bem interessante porque faz sentido. Gostei muito e já vou procurar pra ler.

    Resposta
  • Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei super interessante sua resenha.
    Acredito que eu também iria gostar do personagem Damien. Se eu tiver a oportunidade irei ler essa obra. ❤️
    É uma pena que a obra foi mais longa do que o necessário, isso acaba fazendo leitores desistirem do livro.. mas enfim, se eu ler espero que esse detalhe não me atrapalhe.
    Beijos

    Resposta
  • Oie, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei interessante o termo soft porn, não tinha ouvido anteriormente. Isso me deixou curiosa para ver outros livros nesse estilo. Nunca li hot e não tenho muito interesse no gênero justamente porque algumas autoras descrevem algumas cenas nos mínimos detalhes. Acho que isso limita a experiência do leitor no quesito “imaginação”. Um abraço, Érika =^.^=

    Resposta
  • Já me chamou bastante atenção por ser da época pré-vitoriana/vitoriana. Com a resenha então me deixou encantada, vou comprar o mais rápido possível

    Resposta
  • Confesso que uma das coisas que me desanimam de obras mais hots é que são sempre um padrão de mulher, relacoes conturbadas. Gostei da sua resenha foi bê detalhista.

    Resposta
  • Oi Yasmine! Parabéns pela resenha, achei impecável sua forma clara de falar sobre o livro, os pontos positivos e negativos. Particularmente não é um gênero que chame muito a minha atenção pq estou em uma vibe mais sangrenta e de pouca enrolação. Mas quem sabe um dia…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.