LivrosResenhas

Livro: Neandertal, Nosso Irmão

neandertal silvana condemiNeandertal, Nosso Irmão: Uma Breve História do Mundo (Néandertal, m on frère)
Autores: Silvana Condemi, François Savatier
Ilustrações:  Benoît Clarys
Tradutor:  Fernando Scheibe
Lançamento: 02/2018 
Páginas: 248
Editora/Selo: Vestígio 
Romeu e Julieta em versão pré-histórica… Foi assim que, em 2013, a imprensa saudou a grande descoberta da pesquisadora Silvana Condemi: a identificação do primeiro osso pertencente a um mestiço de pai sapiens e mãe neandertal. A genética tinha anunciado, e a paleoantropologia confirmou: Homo neanderthalensis e Homo sapiens misturaram suas culturas, mas também seus genes, no mesmo território europeu – e isso por mais de 5.000 anos.
Mas, então, quem é o homem de Neandertal? Um macaco ou um ruivo de pele clara? Um carniceiro ou um caçador genial que dominava a linguagem e reverenciava seus mortos? É possível que ele ainda esteja entre nós?
As tentativas de recriar o passado da humanidade são incansáveis. Por isso há áreas de pesquisa como a paleontologia e suas complementares que investem tempo e pesquisa, muita pesquisa nessa aventura. Silvana Condemi nos presenteia com esse livro sobre um dos elos da “evolução” humana em linguagem acessível à estudantes e à curiosos sobre o assunto. 

O livro

O livro “Neandertal, Nosso Irmão: Uma Breve História do Mundo” explica que diferente do que era pensado Neandertais e Homo Sapiens coexistiram no planeta. Os estudos comprovam que esse fato se deu por longos anos em diferentes regiões da Terra, o que encerra a ideia de que uma linha de homo necessariamente encerra a outra. As afirmações vieram por meio das pesquisas de paleontologia e dos exames genéticos.
Apesar de ser um tema muito interessante o livro pode ser maçante para quem tentar lê-lo de “uma tacada só”.
Há  momentos em que são tantos números e dados que a mente do leitor comum se confunde. Mas há elementos no livro que o deixam didático como as ilustrações, a história “Romeu e Julieta” que abre cada capítulo e algumas notas que vem em meio ao texto, complementando-o. A escrita de Savatier é romanceada, o que nos faz ter prazer e curiosidade por nos colocar em seu lugar.A capa de “Neandertal” reproduz a escultura “O Pensador” de Auguste Rodin: o homem imerso em suas reflexões. Aa Editora Vestígio fez um belo trabalho nela ao destacar o rosto do Homos Neandertalis em umm fundo branco acinzentado, evidenciando características biológicas em sua face, mas ao mesmo tempo o ligando ai Homo Sapiens pelo fato dele estar vestido com uma camisa social (e não com peles de animais). A “humanização” dessa personagem que dá nome ao livro ajuda a entender que somos “aparentados” nos Neandertais.

O Pensador

o pensador auguste rodin

Fonte da imagem: http://www.portaldarte.com.br/23-escultura/imagens/pensador_full.jpg

“O pensador” (Le Penseur), de Rodin, é das mais famosas esculturas do mundo. Auguste Rodin era fascinado com “A divina comédia” de Dante Alighieri, autor do livro, no ano de 1880. O artista sugeriu que se fizesse uma peça de arte, um portal, com o tem do romance de Dante. A ideia original era que a peça tivesse os personagens centrais do livro e o escritor. “A porta do inferno” foi executada entre os anos de 1880-1917 e o pensador estava localizado na parte de cima da criação. Em 1888 a peça “O pensador” foi exibida independente do conjunto em uma versão feita em gesso medindo 1 metro de altura. Rodin fez várias versões do pensador sendo, talvez, uma de 6 metros de altura, em bronze. No ano de 1922, as esculturas de Rodin “cairam” em domínio público e puderam ser reproduzidas sem a prévia autorização do Museu.

Leia mais em www.culturagenial.com

 

“Neandertal, Nosso Irmão: Uma Breve História do Mundo” é um livro de não-ficção sobre um tema restrito e pouco aprendido em escolas – a não ser que sejamos estudiosos da área.  Para quem é apaixonado por biologia, história, antropologia e paleontologia o livro será um local de descobertas sobre a História da Humanidade.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.