LivrosResenhas

Resenha| Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo – Benjamin Alire Sáenz

Como já conhecemos no livro anterior, dois jovens descobrindo o amor em um mundo sem espaço. Temos uma sociedade muito conservadora e influenciada por opiniões religiosas ou de puro preconceito. A epidemia da AIDS, uma doença aqui desconhecida que vai ceifando vidas, como de homens, principalmente de gays. Temas que permeiam essa aclamada continuação de Benjamin Alire Sáenz o que torna esse segundo livro uma enredo mais extenso, de 450 páginas. O lirismo presente em sua escrita acaba deixando por agradar muitos leitores que esperavam algo, principalmente os mais jovens.

O segundo volume parte no mesmo lugar que o primeiro deixou. Os dois se descobrindo o amor, os desejos do corpo e os prazeres que a carne leva para uma conexão forte de um com o outro. Percebendo como que o mundo ao redor se torna bem hostil. Para o mundo, o ser homossexual é pecaminoso, ofensivo e etc. A AIDS se espalhando, matando e assustando é ignorada pelos governantes. O que estamos situados aqui no final dos anos de 1980, uma realidade que muitos leitores jovens podem nem imaginar ao ler. É por aqui que Ari e Dante vão construir suas vidas, os horizontes que despontam caminhos mais difíceis como na faculdade.

A poesia do autor está muito presente na obra. Os diálogos dos protagonistas se tornam poéticas ao excesso. O que pode não agradar muitos leitores que amaram o volume anterior. Que pelo autor dá certo. O que funcionou anteriormente ficou cansativo por aqui. Os adolescentes de dezessete anos não querem tudo isso. Há novas fases de amadurecimento, percebendo que nada tudo será fácil. Eles vão esbarrar em situações de mortes, comentários preconceituosos e violência. O exterior, formado por família e amigos funciona ao meio do medo dos personagens centrais. O que vão mostrar que Ari e Dante estão se tornando homens capazes de se amar e lutar por esse amor na medida do possível.

Por fim, o autor deixa na parte final dos agradecimentos, quando a escrita ficou perturbando seus pensamentos, e que tornou clara a necessidade de reencontrar os personagens nessa continuação. Deu para entender que havia algo em aberto entre Ari e Dante, a medida que o enredo coloca principalmente Ari em contato com o mundo e no que ele ainda precisaria resolver e entender as coisas melhores.

A editora Seguinte trouxe algo necessário nessa edição, uma capa forte e uma tradução fiel que deixará muitos leitores novos pensativos a encarar também as dificuldades de nossos século com cabeça erguida e não levando tudo a ferro e fogo. A descoberta e as aceitações dependem de cada um e para tudo na vida existirá uma segunda opção.

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo
Editora: Seguinte
ISBN: 9788555341816
Ano: 2021
Páginas: 448
Tradutor: Guilherme Miranda
Onde Comprar: Amazon

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.