LivrosResenhas

30 Poemas de um Negro Brasileiro

Ainda estou digerindo os textos de Oswaldo Camargo, em “30 Poemas de um Negro Brasileiro“, pois sua expressão é ao mesmo tempo semelhante ao que li de poesia ao longo de alguns anos, ao mesmo tempo que difere. Talvez por ser tão explicitamente um grito de socorro de um artista soterrado pelo racismo, por muito e muito anos. Tão lúcida quanto sua poesia é o prefácio da publicação original escrito por Florestan Fernandes, sociologo brasileiro falecido em 1995.

O livro é o compilado de 15 poemas lançados em 1961 com mais 15 poemas que haviam sido publicados anteriormente nos livros “O Estranho” e “Luz & Breu“. Todos os textos, sejam os mais antigos ou os mais novos perpassam a questão racial de um homem negro no Brasil. Dessa maneira, em meio às subjetividades da linguagem comum à poesia nos deparamos com a objetividade dos protestos diante do preconceito racial.

Leia também: Encantaria: contos afrolésbicos

Assumo que inicialmente apenas um ou outro poema me afetou profundamente. Caso você leitor não saiba, poesia é meu gênero literário menos (mas bem menos quase nada mesmo) preferido. Entretanto, a curiosidade e o hábito de evitar largar um livro pela metade me levaram a continuar a leitura e fico grata por isso. Em meio às reflexões sobre liberdade e esperança, o “grito de angústia, trovejante” soou mais alto e percebi que ali, em meio a versos rimados ou não, a construção de um ser individual e, ao mesmo tempo, coletivo.

Individual enquanto anseio que parte da experiência própria de Camargo, mas coletiva por falar da violência sistêmica e constante, contra corpos negros, que pouco ou nada mudou de 1961 pra cá. Em suma, Oswaldo Camargo constrói o reino de uma África almejada, o resgate de sua ancestralidade e também funda uma sólida pedra de um presente e de futuros possíveis para negros escritores, em 120 páginas.

Boa leitura!

Oswaldo de Camargo

Oswaldo de Camargo (Bragança Paulista, São Paulo, 1936). Poeta, ficcionista, crítico e jornalista. Com uma vasta produção poética e ensaística, Oswaldo é responsável por obras que tratam da pessoa negra no espaço urbano, além de ser referência nos estudos sobre escritores negros no Brasil.

Itaú Cultural

Ficha Técnica

30 Poemas de um Negro Brasileiro

Autor: Oswaldo Camargo

Capa: Alceu Chiesorin Nunes

Páginas: 120F

ormato: 14.00 X 21.00 cm

Acabamento: Livro brochura

Lançamento: 26/05/2022

ISBN: 9786559212064

Selo: Companhia das Letras

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.